Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

10 filmes que todo empresário precisa ver

Bons filmes vão além do entretenimento e podem ser preciosas fontes de inspiração para nossas vidas. Neste post, iremos falar daqueles que podem motivar, encorajar e inspirar quem está à frente de um negócio.

Sejam reais ou fictícias, algumas histórias trazem exemplos incríveis de motivação, superação, determinação, planejamento, erros e acertos. Se você é empresário ou empresária, pode ser que os filmes a seguir tragam importantes insights para a sua jornada. 

Então, reserve um momento, prepare a pipoca e escolha qual será o próximo título. Com certeza, será um tempo bem aproveitado e cheio de lições.

  1. A procura da felicidade (2006)

Baseado em uma história real, persistência é a palavra-chave desse filme. Ele fala sobre Chris Gardner, que é pai solteiro e passa por grandes problemas na vida financeira. Correndo o risco de ser despejado por dever o aluguel, ele é deixado pela mulher e usa banheiros públicos para dar banho no filho.

Chris usa todas as suas habilidades como vendedor para a comercialização de equipamentos médicos, mas não tem sucesso. Então, ele consegue um estágio não-remunerado em uma corretora e mesmo sem receber pelo trabalho se dedica profundamente para conseguir a contratação.

Além de ser um filme sobre empreendedorismo, mostra a importância de estudar, aprender e buscar a evolução para superar as dificuldades e os seus próprios bloqueios. 

  1. Walt antes do Mickey (2015)

Walt Disney conseguiu ir muito além de um programa infantil, se tornando um verdadeiro império reconhecido a nível mundial. No Filme, é mostrado como ocorreu a criação do Mickey, um dos personagens mais famosos do mundo e como ele se transformou no rosto da Disney.

Walt sempre foi muito criativo, além de sonhador. Porém, era repreendido diversas vezes pelos pais que achavam que desenhos eram uma perda de tempo. 

Nada aconteceu do dia para a noite. O filme traz uma grande inspiração sobre acreditar no próprio talento.

  1. Fome de poder (2017)

Mais um filme baseado em uma história real, Fome de poder mostra a história de Ray Kroc, um vendedor que tomou posse da pequena lanchonete de propriedade dos irmãos McDonald e a transformou em uma das maiores redes de fast food do planeta. 

O filme é bastante polêmico, especialmente por exibir a postura um tanto imoral do protagonista. Mas, a lição a ser extraída da história é quanto a persistência nos objetivos para se alcançar o sucesso. Além disso, é impressionante como Ray Kroc revoluciona a forma de preparo e a venda dos hambúrgueres. 

  1. A Rede Social (2010)

O filme conta a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, rede social que se tornou uma importantíssima ferramenta para as empresas do mundo todo.

Mostra os conflitos e problemas enfrentados pelo jovem empresário como a relação com os sócios, as disputas referentes a propriedade intelectual, buscas por investimentos e, principalmente, a persistência para conseguir levar adiante a sua ideia.

  1. A Teoria de Tudo (2015)

Para quem empreende na área de tecnologia, a trajetória do astrofísico Stephen Hawking, com certeza, já é uma referência. O filme mostra a sua história desde os primeiros anos da faculdade, suas importantes descobertas científicas, a manifestação da doença degenerativa que o acometeu e a sua inteligência e força de superação.

Mesmo doente, Hawking conseguiu criar maneiras para se comunicar e verbalizar seus conhecimentos. O filme é uma verdadeira lição de vida e ressalta a importância de se compartilhar conhecimento e lutar para que sua voz seja ouvida.

  1. O Jogo da imitação (2014)

Mais um longa inspirado em uma história real, O jogo da imitação conta a história do matemático Alan Turing que em meio a Segunda Guerra Mundial, tem a missão de auxiliar o governo britânico para fazer a quebra de um código alemão usado na comunicação de submarinos.

Turing era um gênio, mas teve uma série de problemas para conseguir trabalhar em equipe e realizar a sua tarefa. Além disso, por ser homossexual, o protagonista era visto como anormal.

O filme traz importantes reflexões sobre a liderança, trabalho em equipe e, especialmente, sobre acreditar no próprio potencial acima da negatividade e das barreiras impostas pelas outras pessoas.

  1. Piratas do Vale do Silício (1999) 

O filme mostra a trajetória dos grandes percursores da era digital Steve Jobs e Bill Gates. Apresenta os fatos que levaram ambos a ter uma história de sucesso como empreendedores, incluindo as manobras, golpes e todas as estratégias utilizadas.

É considerado um clássico no mundo das startups e traz insights importantes sobre missão e valores.

  1. De porta em porta (2002)

Mais um filme que fala sobre deficiências e as dificuldades que elas podem gerar para o trabalho. Conta a história de Bill Porter, que é diagnosticado com paralisia cerebral e mostra os cenários diversos onde a sua condição acaba influenciando nos relacionamentos pessoais e na busca por emprego.

Mas, o ponto alto, com certeza é a sua perseverança e o desejo de superar a si mesmo, o que o leva a conseguir uma vaga de vendedor e alcançar importantes resultados. É claro que isso não aconteceu do dia para a noite e exigiu muita competência e personalidade.

  1. Coco antes de Channel (2009)

O filme conta a história de Coco Chanel, a estilista responsável por uma grande revolução no mundo da moda. Ela quebrou padrões ao se vestir com roupas masculinas em uma época onde as mulheres usavam roupas desconfortáveis que incluíam espartilhos e adereços exagerados.

É claro que a sua carreira não foi nada fácil e foram muitos os osbstáculos a serem superados. Coco passou pela extrema pobreza e teve que superar os costumes da época para mostrar suas ideias. 

É um filme para inspirar a coragem e a perseverança.

  1. O homem que mudou o jogo (2011)

Mostra a história de um gerente de uma equipe de baseball que precisa montar um time competitivo diante de uma situação financeira bastante desfavorável. Para alcançar um melhor rendimento, o protagonista cria uma estratégia baseada em uma análise estatística dos jogadores, o que oportunizou fazer mais com menos. 

É um filme que inspira a inovar nas alternativas para alcançar o sucesso, mesmo em tempos onde a economia é extremamente necessária.

O que te inspira?

Na trajetória de um empresário/empresária, filmes, séries, livros e histórias de vida em geral, podem ser grandes fontes de inspiração, promovendo o entusiasmo e a motivação que muitas vezes podem ser bloqueados pelos problemas.

Conta pra gente se você já viu algum desses filmes ou então, quais tem sido as suas fontes de inspiração nos negócios! 

E não deixe de conferir o site da Conteúdo Conecta e as soluções inovadoras em Marketing Digital que nós propomos para o seu negócio.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp