Aprenda a usar o Diagrama de Ishikawa para identificar problemas e criar soluções

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta capaz de tornar mais prática e eficiente a identificação das causas dos problemas que ocorrem numa empresa.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Você costuma utilizar metodologias que facilitam o dia a dia da empresa? O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta simples e capaz de facilitar muito o processo de identificação das causas de um problema para a criação de soluções efetivas.

Além de organizar visualmente as informações, promove o envolvimento da equipe e ajuda na otimização de processos. 

O que é o Diagrama de Ishikawa?

Também chamado de Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama dos 6 M, o Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e consiste em uma ferramenta visual, em formato de gráfico, criada para identificar as causas raízes de um problema.

A ferramenta teve origem em 1943 e foi criada no Japão por Kaoru Ishikawa, químico e professor da Universidade de Tóquio. Ele desenhou um gráfico com o objetivo de verificar a dispersão de qualidade de produtos e processos.

O método foi aperfeiçoado ao longo das décadas seguintes e passou a auxiliar em análises das empresas e organizações que buscavam encontrar as causas de um determinado problema, partindo da premissa de que ao identificar e eliminar a raiz, o problema é corrigido.

O Diagrama de Ishikawa é usado para identificar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas, que podem ser classificadas em primárias, secundárias, e assim por diante.

A partir disso, serve como base para a criação de soluções e melhorias.

As 6 dimensões do Diagrama de Ishikawa 

O método elaborado por Ishikawa parte da ideia de que um problema tem um número limitado de causas. Para destrinchar quais são essas causas, ele utilizou 6 dimensões ou categorias.

Essas categorias foram determinadas para o ambiente industrial e por isso quando a metodologia for aplicada a outros setores, pode ser que nem todas sejam compatíveis com a realidade do negócio, então basta adaptar o diagrama.

As 6 dimensões de análise do Diagrama de Ishikawa são:

  • Máquina: refere-se a tudo que estiver relacionado a máquinas e equipamentos;
  • Materiais: refere-se a tudo que estiver relacionado a matéria-prima e insumos;
  • Mão de obra: Tudo o que diz respeito a execução, seja de um produto ou processo;
  • Meio ambiente: Refere-se ao ambiente onde o problema está ocorrendo;
  • Método: Tudo o que abrange o “como” a ação acontece;
  • Medida: Valores, pesos, custos, tudo que possa ser medido.

Principais aplicações

O método pode ser utilizado sempre que ocorrer alguma situação indesejada na empresa. Sua principal utilização é para a identificação de causas dessas dispersões.

Vamos supor que você se deparou com um problema na execução de um processo que sempre deu certo. Como saber o que veio a provocar esse erro? O diagrama é uma solução.

Além disso, ele também pode ser aplicado para conseguir visualizar a causa principal e as secundárias de um problema; enxergar uma situação de forma sistêmica, ou seja, com mais abrangência; encontrar soluções para os problemas; e promover melhorias contínuas para otimização dos processos da empresa.

Benefícios proporcionados pelo método

  1. Pode ser aplicado em problemas de diversas naturezas;
  2. Pode ser usado por empresas de todos os ramos e tamanhos;
  3. Permite análises com riqueza de detalhes;
  4. Melhora o entendimento sobre os processos da empresa;
  5. Permite hierarquizar as causas encontradas;
  6. Identificação dos problemas passa a ser mais ágil;
  7. Promove o envolvimento de toda a equipe na gestão de qualidade;
  8. Maior organização de ideias;
  9. É de fácil utilização e compreensão.

Como aplicar o Diagrama de Ishikawa

Identifique o problema

Comece definindo qual é o problema (efeito) a ser analisado. É muito importante ser objetivo e específico ao fazer isso. 

Comece a desenhar o Diagrama

O Diagrama realmente se parece com uma espinha de peixe. As causas primárias são os ossos principais e as secundárias vão sendo inseridas como ossos menores.

O ideal é fazer um Brainstorming com a equipe e iniciar a conversa partindo da pergunta “Por que este problema aconteceu?”, relacionando as causas com as categorias (dimensões) do diagrama.

A partir de cada causa levantada, vão sendo criadas as ramificações delas, gerando um diagrama completo que vai aos níveis mais profundos das causas do problema. Isso levará a causa raiz.

Crie um Plano de ação

Encontrada a raiz do problema, é hora de planejar as ações. Convide o time a pensar em possibilidades de soluções possíveis e crie um plano de ação a partir das melhores propostas.

Utilizar metodologias como o Diagrama de Ishikawa é uma forma de facilitar a gestão de problemas e criar soluções rápidas, inteligentes e adequadas para cada situação.

Sua empresa costuma utilizar algum método como este? Compartilhe sua experiência nos comentários!

E não deixe de conferir o nosso site para conhecer o trabalho da Conteúdo Conecta. Somos uma Agência de Marketing Digital com conhecimento de negócios e um time altamente qualificado, capaz de propor soluções personalizadas e inteligentes para que a sua empresa venda muito mais.Acesse o site.

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

19nov

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário, simplificando o trabalho de reformular textos e melhorar sua qualidade.…

13set

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital não é exceção. Cada vez mais empresas estão adotando tecnologias…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…