Você costuma utilizar metodologias que facilitam o dia a dia da empresa? O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta simples e capaz de facilitar muito o processo de identificação das causas de um problema para a criação de soluções efetivas.
Além de organizar visualmente as informações, promove o envolvimento da equipe e ajuda na otimização de processos.
O que é o Diagrama de Ishikawa?
Também chamado de Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama dos 6 M, o Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e consiste em uma ferramenta visual, em formato de gráfico, criada para identificar as causas raízes de um problema.
A ferramenta teve origem em 1943 e foi criada no Japão por Kaoru Ishikawa, químico e professor da Universidade de Tóquio. Ele desenhou um gráfico com o objetivo de verificar a dispersão de qualidade de produtos e processos.
O método foi aperfeiçoado ao longo das décadas seguintes e passou a auxiliar em análises das empresas e organizações que buscavam encontrar as causas de um determinado problema, partindo da premissa de que ao identificar e eliminar a raiz, o problema é corrigido.
O Diagrama de Ishikawa é usado para identificar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas, que podem ser classificadas em primárias, secundárias, e assim por diante.
A partir disso, serve como base para a criação de soluções e melhorias.
As 6 dimensões do Diagrama de Ishikawa
O método elaborado por Ishikawa parte da ideia de que um problema tem um número limitado de causas. Para destrinchar quais são essas causas, ele utilizou 6 dimensões ou categorias.
Essas categorias foram determinadas para o ambiente industrial e por isso quando a metodologia for aplicada a outros setores, pode ser que nem todas sejam compatíveis com a realidade do negócio, então basta adaptar o diagrama.
As 6 dimensões de análise do Diagrama de Ishikawa são:
- Máquina: refere-se a tudo que estiver relacionado a máquinas e equipamentos;
- Materiais: refere-se a tudo que estiver relacionado a matéria-prima e insumos;
- Mão de obra: Tudo o que diz respeito a execução, seja de um produto ou processo;
- Meio ambiente: Refere-se ao ambiente onde o problema está ocorrendo;
- Método: Tudo o que abrange o “como” a ação acontece;
- Medida: Valores, pesos, custos, tudo que possa ser medido.
Principais aplicações
O método pode ser utilizado sempre que ocorrer alguma situação indesejada na empresa. Sua principal utilização é para a identificação de causas dessas dispersões.
Vamos supor que você se deparou com um problema na execução de um processo que sempre deu certo. Como saber o que veio a provocar esse erro? O diagrama é uma solução.
Além disso, ele também pode ser aplicado para conseguir visualizar a causa principal e as secundárias de um problema; enxergar uma situação de forma sistêmica, ou seja, com mais abrangência; encontrar soluções para os problemas; e promover melhorias contínuas para otimização dos processos da empresa.
Benefícios proporcionados pelo método
- Pode ser aplicado em problemas de diversas naturezas;
- Pode ser usado por empresas de todos os ramos e tamanhos;
- Permite análises com riqueza de detalhes;
- Melhora o entendimento sobre os processos da empresa;
- Permite hierarquizar as causas encontradas;
- Identificação dos problemas passa a ser mais ágil;
- Promove o envolvimento de toda a equipe na gestão de qualidade;
- Maior organização de ideias;
- É de fácil utilização e compreensão.
Como aplicar o Diagrama de Ishikawa
Identifique o problema
Comece definindo qual é o problema (efeito) a ser analisado. É muito importante ser objetivo e específico ao fazer isso.
Comece a desenhar o Diagrama
O Diagrama realmente se parece com uma espinha de peixe. As causas primárias são os ossos principais e as secundárias vão sendo inseridas como ossos menores.
O ideal é fazer um Brainstorming com a equipe e iniciar a conversa partindo da pergunta “Por que este problema aconteceu?”, relacionando as causas com as categorias (dimensões) do diagrama.
A partir de cada causa levantada, vão sendo criadas as ramificações delas, gerando um diagrama completo que vai aos níveis mais profundos das causas do problema. Isso levará a causa raiz.
Crie um Plano de ação
Encontrada a raiz do problema, é hora de planejar as ações. Convide o time a pensar em possibilidades de soluções possíveis e crie um plano de ação a partir das melhores propostas.
Utilizar metodologias como o Diagrama de Ishikawa é uma forma de facilitar a gestão de problemas e criar soluções rápidas, inteligentes e adequadas para cada situação.
Sua empresa costuma utilizar algum método como este? Compartilhe sua experiência nos comentários!
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