As emoções não são uma peculiaridade das relações afetivas. Elas estão muito presentes na nossa vida cotidiana, até mesmo quando compramos algo.
Nós compramos movidos por necessidades, mas também por desejos, pela expectativa de conquistar a sensação de bem-estar (mesmo que momentânea), de surpreender ou agradar alguém, dentre várias outras.
O Marketing Emocional busca trabalhar com as emoções para aumentar as chances de vender um produto ou serviço, fidelizar os clientes, engajar o público, dentre outros objetivos.
Se você nunca pensou nisso ou não sabe como utilizar as emoções para promover conteúdos e campanhas de impacto, a seguir você descobre tudo o que precisa saber sobre o assunto.
O que é Marketing Emocional?
O Marketing Emocional é uma estratégia que trabalha com as emoções do cliente para influenciar a realização a decisão de compra.
A grande maioria das estratégias de marketing tem o propósito de despertar algum sentimento. Afinal, é isso que cria o desejo de compra no potencial cliente. Porém, o diferencial do marketing emocional é que ele realmente busca estabelecer uma conexão com o público.
O objetivo é conseguir aproveitar essa conexão para concluir alguma ação, que pode ser a compra de um produto ou serviço, o preenchimento de um formulário ou o engajamento com um conteúdo.
De modo geral, esse tipo de marketing busca explorar alguma emoção específica, que pode ser alegria, esperança, interesse, inspiração, etc. Há também quem trabalhe com emoções negativas como o medo ou a raiva.
Muitas marcas de sucesso apostam no marketing emocional. Uma delas é a Coca-Cola, que como você já deve ter observado, está sempre contando alguma história com apelo emocional em suas campanhas e comerciais.
Por que o Marketing Emocional é eficaz?
Uma pesquisa realizada em 2015 pela Nielsen, mostrou que estratégias de marketing emocional podem elevar as vendas em até 23%, em comparação a outros tipos de anúncios. Além disso, para os latino-americanos, as campanhas que contam histórias reais, têm a capacidade de impactar 50% a mais na decisão de compra.
O mesmo estudo mostrou ainda, que quando os clientes têm uma experiência emocional positiva com a marca, as chances de eles confiarem na empresa são 8,4 vezes maiores. Além de terem 7,1 vezes mais propensão a comprar novamente e 6,6 vezes mais chances de perdoar um erro da empresa.
Para a psicologia, a eficácia do marketing emocional se deve ao fato de que os seres humanos precisam sustentar suas necessidades emocionais ao mesmo tempo em que supre as necessidades básicas do organismo.
Ou seja, as pessoas precisam sentir acolhimento, segurança, empatia, pertencimento, da mesma forma que precisam se exercitar, se alimentar ou dormir uma boa noite de sono.
Além disso, quando as emoções são despertadas, o organismo libera dopamina, que é um hormônio que promove a sensação de prazer e bem-estar. Isso explica porque nossa memória consegue reviver momentos ao ouvir determinadas músicas, sentir o aroma de um perfume ou ler algo.
Utilizar o marketing emocional como estratégia pode proporcionar vantagens como:
- Fazer com que as pessoas lembrem da sua marca;
- Impulsionar as vendas;
- Estimular o público a compartilhar os seus conteúdos;
- Aumentar a conexão com o público e, consequentemente, a taxa de fidelização.
Pilares do Marketing Emocional
Não existe uma fórmula para utilizar o marketing emocional. Principalmente, porque cada marca precisa pensar suas campanhas e conteúdo de acordo com a sua persona.
Mas, existem três pilares que são considerados fundamentais para alcançar resultados utilizando a estratégia. São eles:
Autenticidade
Nada pode ser pior do que transmitir uma ideia de falsidade. A autenticidade é a qualidade de transmitir verdade para as pessoas. É muito importante se firmar na missão e nos valores da empresa para entregar mensagens que passem credibilidade às pessoas.
Relevância
Se você não quer ser visto pelo público, faça o mesmo que todos fazem. Agora, se você deseja ser visto e lembrado, fuja da mesmice. A relevância é um dos pilares mais importantes de qualquer tipo de marketing.
Para que a sua mensagem seja eficiente, ela precisa falar a linguagem da persona e estar alinhada com suas dores e expectativas, sendo útil e relevante para ela.
Humanização
Os consumidores só se conectam emocionalmente com um conteúdo se ele possuir elementos humanos. As marcas que querem causar impacto precisam trabalhar essa questão.
Uma boa estratégia é começar identificando quais emoções você deseja causar antes de iniciar o planejamento de conteúdo. E ainda, apostar na utilização de storytelling.
Como utilizar as emoções para melhorar meu conteúdo?
É muito comum que os profissionais de marketing trabalhem focados nas técnicas. Porém, é preciso lembrar que despertar atração e engajamento é um processo 85% emocional e 15% lógico.
O lado técnico é fundamental para alcançar bons resultados. Se for bem conciliado com o marketing emocional, consegue ampliar seu alcance orgânico.
As dicas a seguir, podem ajudar a adotar uma estratégia mais focada nas emoções dos clientes:
- Conheça bem o seu público e desenvolva conteúdos direcionados para ele;
- Adote narrativas significativas;
- Seja sempre autêntico;
- Tente trabalhar com elementos criativos;
- Trabalhe sempre com emoções positivas;
- Use o humor.
As empresas que conseguem criar conexões com seus clientes por meio do conteúdo conseguem estabelecer relacionamentos duradouros, aumentar sua autoridade e claro, a lucratividade.
A Conteúdo Conecta é uma Agência especialista em Marketing de Conteúdo que pode te ajudar a melhorar o engajamento do seu público utilizando as estratégias de marketing certas para ele.
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