Seguidores, curtidas, palminhas, coraçõezinhos e likes não pagam as contas
Números são essenciais e fundamentais para se tomar decisões, direcionar estratégias, promover mudanças, entre outras tantas ações que norteiam rumos de uma empresa, mas quando se trata de mídias sociais os números podem ser apenas uma ilusão, uma miragem e no decorrer deste artigo você entenderá o porquê.
Em redes sociais os números são importantes sim, afinal algumas campanhas são feitas para aumentá-los, mas você já deve ter ouvido a famosa frase: “curtidas e seguidores não pagam as contas” e há de concordar com essa afirmação, uma vez que uma publicação com muitas curtidas pode não trazer nenhuma venda e uma postagem com menos curtidas, mas direcionada ao público certo, pode trazer vendas para a empresa e aumentar a visibilidade da marca para seus potenciais clientes.
A expectativa de toda postagem em rede social é obter o maior número de curtidas, o que soaria como uma espécie de aplausos pelo conteúdo publicado, mas é com esse tipo de métrica (de vaidade) que você deve tomar cuidado.
Quer entender mais sobre as métricas de vaidade e como elas podem ser prejudiciais para o que pode ser importante, de fato, em uma campanha de marketing digital em redes sociais? Confira abaixo!
O que são métricas de vaidade?
Métricas de vaidade são medições consideradas de pouca relevância, fúteis, que estão muito mais focadas em dados superficiais, como avaliações de curtidas em posts, número de seguidores e número de views. Não que esses dados sejam desprezíveis, mas eles fazem parte de um contexto maior, onde são apenas um dos tópicos analíticos de uma campanha e não o principal fator de medição, como muitos ainda consideram. É preciso saber e entender que esse tipo de resultado (números) pode ser comprado a qualquer momento facilmente, por isso que devemos estar atentos a outro critério de análise.
Analisados isoladamente são dados que servem muito mais para “massagear o ego” de quem gerencia uma campanha em redes sociais, do que sustentar ou trazer resultados relevantes ao perfil. Dados como engajamentos (comentários em postagens) ou conversões reais com interesse no conteúdo publicado por aquela marca (vendas que ocorreram por meio de uma rede social) são considerados muito mais valiosos, mesmo que em menor número.
Porque engajamento real pode ser mais importante que número de likes?
Também é conhecida a comercialização de engajamento. Robôs saem em diversos perfis comentando com um emoji engraçadinho ou com uma mensagem de texto básica, do tipo: “Muito legal seu perfil e suas postagens, parabéns!”, com o objetivo de que tal perfil a siga e assim conquiste mais seguidores, mas de fato, foi um robô que escreveu e isso não tem valor de engajamento que chamamos de real.
Então cuidado, pois esses “fake numbers”, como ficaram conhecidos, podem iludir. Para avaliar sua campanha de marketing procure avaliar métricas que tragam um valor real e palpável e não somente de popularidade.
O engajamento real é aquele que há uma audiência que interage em postagens por meio de perguntas, elogios, críticas ou com outra qualquer mensagem de texto que tenha ligação com o conteúdo publicado. Veja abaixo alguns exemplos:
No caso acima, em que em interessado pergunta o valor do produto, pode ser considerado como um excelente feedback apontando que sua publicação chamou a atenção e está atingindo o público certo para o seu negócio.
Já nesta postagem, o objetivo de apresentar um produto que provoque “appetite appeal” ou vontade, desejo de consumo, na audiência promoveu manifestações positivas a favor do produto, que é uma excelente forma de medir não só o conteúdo criado, mas também a intenção de consumo do público.
A postagem acima, a princípio, teve a intenção de divulgar um artigo publicado no blog da empresa, porém acabou abrindo outra oportunidade: a de educar o mercado e conseguir dialogar com a audiência sobre o produto. É uma oportunidade valiosíssima, pois é a chance que a marca tem de mostrar o quanto é autoridade no segmento que atua, bem como aparecer para mais pessoas, difundindo assim seu nome no mercado.
Quando levar as métricas de vaidade em consideração
Como citamos acima, as métricas de vaidade não devem ser totalmente ignoradas, tudo dependerá do que você está buscando para a sua campanha, já que elas podem ser perfeitas para ações emergenciais de curto prazo.
Por exemplo, vamos dizer que você deseja atrair a atenção para uma ação específica, uma promoção que está publicada no perfil do Instagram da sua empresa ou aumentar o número de visitas para o seu site. Você então contrata um influencer digital com mais de 1 milhão de seguidores para compartilhar suas redes sociais na dele. Essa ação com toda certeza irá atrair um grande tráfego e atenção para o perfil da sua marca.
Porém, essa atenção é momentânea e passageira, já que essa enxurrada de possíveis novos visitantes, nem sempre se identificam com seu conteúdo, produto ou serviço e apenas darão uma “espiadela”, afastando assim a possibilidade de se transformarem em clientes reais.
São nesses casos que as métricas de popularidade podem ajudar.
Quais são as métricas que no marketing digital realmente devem ser consideradas?
Bem, agora que você já entendeu melhor o que são as métricas de vaidade é preciso saber quais as métricas aplicar a fim de colher melhores resultados no marketing digital.
Veja abaixo algumas métricas que você poderá aplicar em uma campanha:
Taxa de Conversão de Campanhas
O objetivo desta métrica é medir a taxa de conversão em porcentagem avaliando os cliques e as visitas no perfil que converteram em vendas.
Estamos usando o objetivo final “venda” apenas como exemplo, já que a finalidade de uma campanha pode ser a mais variada, mas o importante analisar é se os objetivos foram alcançados.
Muitas vezes uma campanha ou postagem patrocinada pode não gerar nenhum negócio, mas a visibilidade que a marca teve pode trazer resultados no futuro.
Conversões do funil de vendas
Para quem trabalha com marketing digital sabe como o funil de venda é importante, já que ele mostra todo o percurso que um lead faz até virar cliente. Esses leads podem chegar na base da empresa por meio de campanhas em redes sociais.
Por isso, cuidar muito bem de um novo lead que chega em sua base é muito importante e pode ser considerada uma boa conversão, pois, dependendo da estratégia, a economia que a empresa tem com um lead educado pela comunicação que a marca fará até ele comprar dela, será muito representativa.
Sabendo disso, é preciso ter bem definidos os estágios do funil e identificar em qual etapa o lead está, para ofertar conteúdo relevante e avançá-lo no funil.
Número de Visitantes
Diferente dos pageviews, o número de visitantes mostra quantas pessoas visitaram o perfil em um determinado período de tempo.
Essa métrica pode alertar que sua página está conseguindo renovar a sua audiência e fazendo a marca ficar mais conhecida, o que aumenta as chances de converter novos negócios.
Ferramentas e formas de mensuração
A maioria das redes sociais oferece formar analíticas de mensuração de dados, sejam orgânicas ou patrocinadas. O Facebook Analytics permite a emissão de relatórios com uma série de informações sobre engajamento, views entre outros que ajudarão muito na avaliação de determinada campanha ou postagem. Outras ferramentas com a Etus, por exemplo, que é completamente focada em gerenciamento e monitoramento de redes sociais também pode ajudar muito o analista a obter dados preciosos.
Gostou de nossas dicas sobre como não se iludir com as métricas de vaidade? Veja então outras publicações para empreender e conhecer melhor as entranhas do marketing digital em nosso blog!
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