A vida de empreendedor é cheia de desafios e um deles é se manter sempre aprendendo. Quem está à frente de uma empresa precisa saber que o processo de aprendizagem é contínuo, ele jamais termina.
Com tanta globalização e, principalmente, com a avalanche diária de informações, é necessário estar sempre ligado no que o mercado tem de novo.
Você já deve ter percebido que a linguagem do empreendedorismo também evolui com as transformações da sociedade. Para manter-se atualizado, é fundamental conhecer os termos mais falados entre empreendedores.
Pensando nisso, elaboramos um Dicionário com aquelas palavras que não podem faltar no seu vocabulário e que vão ajudar muito a melhorar a sua comunicação e aprendizado. Confere aí!
Aceleradora
É uma empresa que oferece apoio a startups com alto potencial de crescimento. A aceleração pode ser um suporte para desenvolvimento do negócio, pode incluir apoio financeiro, mentorias e capacitações.
Análise SWOT
Consiste em uma metodologia de planejamento estratégico muito utilizada em empresas e organizações para auxiliar na identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio ou a projetos.
Autogestão
Modelo adotado por empresas onde os colaboradores têm maior autonomia, com liberdade para a tomada de decisão, sendo a gestão pautada na democracia e na coletividade.
Benchmarking
É traduzido como “ponto de referência” e consiste em uma metodologia de comparação de serviços, práticas ou produtos, visando superar a concorrência e aprimorar os processos utilizados pela empresa.
Brainstorm
A tradução do termo é “tempestade mental” e consiste em um método onde se reúnem os colaboradores para trocar e debater ideias a respeito de um projeto, campanha, solução de problemas, etc.
Briefing
É o documento que norteia e dá suporte para a criação de um projeto, documento, produto, etc.
Break Even Point
É traduzido como “Ponto de equilíbrio” e se refere ao momento em que a empresa consegue obter um faturamento suficiente para pagar custos fixos, variáveis e despesas, passando a se tornar lucrativa.
B2B
“Business to Business”, é como são designados os negócios realizados de empresa para empresa.
B2C
“Business to Consumer”, é como são designados os negócios entre empresa e consumidor final.
Business Intelligence
Traduzido como “Inteligência de Negócios”, se refere ao processo de coletar, organizar e analisar dados de diversos sistemas gerando informações qualitativas que fornecem maior segurança para o processo de tomada de decisão.
BSC
É a sigla para Balanced Scorecard ou Indicadores Balanceados de Desempenho. Consiste em um método de gestão pautado na medição de desempenho, que atua de forma complementar ao planejamento estratégico.
Budget
É o orçamento empresarial, documento elaborado anualmente que determina fatores econômicos, capacidade produtiva e outros fatores.
Canvas
Metodologia de planejamento estratégico de projetos, também chamada de Quadro de modelo de negócios.
CEO
Chief Executive Officer, que é traduzido como “Diretor Administrativo” e se refere ao profissional que é responsável por fazer a administração geral de uma empresa.
Core Business
Trata-se da parte central de um negócio ou de uma área da empresa. Geralmente, é uma expressão utilizada para definir o ponto forte de um negócio.
Coworking
Consiste em um espaço de trabalho compartilhado, onde empresas de diferentes portes podem trabalhar de forma simultânea. Além da economia, esses ambientes possibilitam a troca de experiências e conhecimentos.
Crowdfunding
Método de financiamento coletivo para obtenção de capital para realização de alguma iniciativa. Muitas empresas utilizam isso para conseguir recursos para lançar seus projetos.
CRM
É a sigla para Customer Relationship Management e se refere a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Design Thinking
É uma abordagem que estimula o pensamento criativo como uma ferramenta para gerar e organizar idéias e insights, como forma de solucionar problemas enfrentados pela empresa.
Deadline
Prazo máximo estipulado para entrega de um projeto, trabalho ou atividade.
Downsizing
A tradução é “achatamento” e indica o ato de enxugar ao máximo os processos que a empresa executa, de forma a torná-la mais eficiente, produtiva e competitiva.
Dumping
Prática que consiste na venda de produtos a preço inferior ao custo de produção.
Endomarketing
Ações internas de marketing realizadas com o objetivo de reduzir a rotatividade de funcionários e atrair profissionais qualificados para a empresa.
ERP
É a sigla para Enterprise Resource Planning e se refere ao conjunto de softwares que integra todos os setores da empresa.
Feedback
Avaliações recebidas por alguma ação realizada. Pode ser o feedback dado a um funcionário ou recebido de um cliente. É a resposta, o retorno de alguém, após uma ação.
Follow-up
É o acompanhamento de tarefas determinadas a partir de uma conversa ou reunião.
Forecast
Avaliação mensal realizada pela empresa para comparação do que estava previsto no Budget e do que foi executado.
Headhunter
É um profissional ou empresa especialista na contratação de profissionais talentosos.
Horizontalizar
É a prática de comprar de terceiros, o maior número possível de itens que compõem o produto final, ou contratação de serviços necessários para a produção.
Inclusive Business
É como são chamados os negócios que realizam iniciativas ambientais, econômicas ou socialmente responsáveis.
Joint Venture
“União com risco”, refere-se a união entre empresas por um tempo limitado para compartilhamento de ações.
Job rotation
Consiste em um rodízio de funções proposto para capacitar colaboradores em diferentes departamentos.
Know-how
Pessoa que tem Know-how sabe como fazer algo, pois tem conhecimento adquirido por experiência na área.
Market share
Pode ser traduzido como “quota de mercado” ou como “participação de mercado”, se refere ao percentual de participação de um negócio no seu segmento de atuação, em comparação com outras empresas.
Meetup
É como se chama o encontro informal entre empreendedores que querem fazer networking para discussão de assuntos relacionados ao negócio, de uma forma descontraída.
Mentoring
Traduzido como “Mentor”. É um profissional que ajuda pessoas a maximizarem seus conhecimentos para aprimorar sua performance e se tornar um profissional melhor.
Networking
Rede de contatos útil para o desempenho da profissão.
Outsourcing
“Terceirização”, ou seja, contratação de serviços externos para suprir setores da empresa.
Pitch
Consiste em uma apresentação curta de venda, um texto breve e descritivo, a fim de despertar o interesse e o convencer.
ROI
Return On Investment, é o percentual de retorno em relação aos custos de um investimento realizado.
Role model
Pessoa considerada como um modelo de sucesso.
Stakeholder
“Parte interessada”, são todas as pessoas impactadas por uma estratégia desenvolvida pela empresa, sejam colaboradores, sócios, acionistas e demais envolvidos.
Target
Objetivo a ser atingido, meta.
Trend
Tendência de mercado.
Turnrover
Refere-se à rotatividade da mão de obra, vem de “rotatividade de pessoal” e é utilizado para medir a qualidade e o contentamento dos funcionários com a empresa.
E aí, tem mais algum termo que não esteja na lista e você costuma utilizar ou ver com frequência por aí? Compartilhe conosco nos comentários!
Aproveite para navegar pelo nosso Blog e conferir outros conteúdos interessantes sobre empreendedorismo, marketing digital, produtividade, lazer e muito mais.
E se você está em busca de uma Agência especializada em Marketing Digital, acesse o site e conheça agora mesmo o nosso trabalho.