O que você precisa saber antes de contratar seus funcionários?

Será que é uma boa hora para contratar? Como saber se devo ou não aumentar a equipe? O que fazer para acertar na escolha do candidato ideal? Nesse post, nós tiramos as suas dúvidas!

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Independentemente do tamanho da empresa, contratações mal feitas podem gerar muita dor de cabeça. E isto faz com que o processo de contratação de novos funcionários acabe gerando muitas dúvidas aos gestores.

Será que é um bom momento para contratar? Qual é a melhor modalidade de contratação para o meu negócio? Como escolher colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa? Se você também já fez essas perguntas, saiba que não está sozinho.

Para que as próximas contratações da sua empresa sejam feitas com a confiança de que trarão bons resultados, esclarecemos as principais dúvidas sobre contratação neste post. Continue a leitura!

Controle Gerencial – o que é e qual a importância?

O controle Gerencial é uma prática de avaliação e correção do desempenho das atividades realizadas pelos funcionários da empresa, de forma a assegurar que as metas e objetivos sejam atingidos.

A partir dele, é possível saber a real necessidade de contratação de novos funcionários, dentre outros detalhes importantes para a gestão eficiente da equipe.

O controle gerencial deve se ater a informações como o tempo gasto para realização de cada tarefa, índice de retrabalhos, lucros obtidos sobre o trabalho desenvolvido, e outras informações. É como um diagnóstico da atuação dos funcionários.

Nem sempre a necessidade de atender uma demanda maior de serviços depende exclusivamente de uma nova contratação, podendo ser suprida com um remanejamento dessas tarefas ou dos próprios colaboradores. Por isso, é fundamental ter um bom controle gerencial como base de dados para a tomada de decisão.

Como saber se é o momento de aumentar ou reduzir a equipe?

Com um bom controle gerencial, você já terá uma visão ampla do negócio e saberá identificar os pontos que indicam a necessidade de ampliação ou de redução da sua equipe de trabalho. 

Uma redução da equipe pode ser consequência da queda do número de clientes e projetos atendidos ou da percepção de que realmente “tem gente sobrando” e é possível manter a produtividade com um time mais reduzido.

Por sua vez, a identificação da necessidade de novas contratações, pode partir pela observância de sinais como:

  1. Excesso de horas extras – por mais que pareça que um excedente das horas extras indique que seus colaboradores estão mais engajados e comprometidos, isso pode, na verdade, indicar uma sobrecarga que vai gerar desgaste da sua equipe.
  2. Queda na qualidade do atendimento – com sobrecarga de tarefas e colaboradores desgastados, a qualidade no atendimento ao cliente tende a cair, indo totalmente contra os objetivos do negócio.
  3. Novos projetos ou clientes recusados – a equipe está trabalhando em sua capacidade máxima e isso leva a necessidade de recusar novos projetos ou clientes.
  4. Dificuldade em entregar o prometido – por mais que exista um esforço contínuo de toda a equipe, a empresa não consegue entregar o que foi prometido aos clientes, ou seja, não consegue cumprir com o que foi contratado.

Identificados estes sinais, então está claro que chegou a hora de aumentar a equipe. Com isso, novas dúvidas podem surgir: Como conduzir a contratação? O que fazer para encontrar o colaborador ideal? Qual a forma correta de proceder na seleção? 

A seguir, continuamos essa conversa.

Como iniciar o processo de contratação?

  • Comece avaliando suas reais necessidades;
  • Converse com o setor financeiro para saber qual a disponibilidade orçamentária para a nova contratação;
  • Converse com o RH para saber qual a melhor forma de contratação para o momento;
  • Defina o perfil do candidato desejado;
  • Divulgue a vaga em diferentes canais;
  • Mapeie possíveis candidatos;
  • Seja criterioso na seleção e mantenha uma boa comunicação com os candidatos durante todo o processo.

Erros comuns que devem ser evitados no processo de contratação

1 – Pressa

Com certeza, é o erro mais comum. Geralmente, porque um cargo fica vago e a empresa precisa de alguém rapidamente para executar aquelas atividades. Nisso, acabam pulando etapas do processo e fazendo uma seleção de qualquer jeito, um tapa buraco.

Isso é algo muito prejudicial porque você pode até conseguir suprir uma demanda imediata, mas quando precisar que aquele colaborador desempenhe outras competências, vai ficar na mão.

Isso não quer dizer que o processo precisa ser demorado, mas deve ser cuidadoso. De repente, você tenha a sorte de encontrar logo de cara a pessoa ideal, mas é necessário se certificar disso.

2 – Não analisar perfil comportamental

É muito comum que na hora de contratar alguém, as empresas avaliem apenas habilidades e competências técnicas, deixando de lado o perfil comportamental, que é o conjunto de características e qualidades de uma pessoa que define como ela é, como se comporta, como lida com as situações do dia a dia.

Esse perfil pode ser avaliado por meio de testes comportamentais, e é importantíssimo para conhecer o candidato, como ele reage a diferentes situações e se ele se adequa a cultura da empresa.

3 – Contratar pessoas que não estão alinhadas com a cultura da empresa

Contratar alguém que esteja totalmente deslocado da cultura organizacional da empresa vai dar um certo trabalho e em alguns casos, pode vir a não dar certo mesmo.

É por isso que é legal ter bem definidos os pontos a serem avaliados para saber se um candidato está ou não alinhado com isso. 

4 – Descrição inadequada da vaga 

Na hora de divulgar uma vaga, é imprescindível descrever especificamente do que se trata e o que se espera do profissional que irá ocupá-la, sem esquecer das hard e soft skills, ou seja, das competências técnicas e habilidades comportamentais.

O anúncio precisa ser bem direcionado, para que já ocorra uma filtragem de pessoas e você não perca muito tempo com entrevistas que não vão levar a nada.

5 – Falta de responsabilidade com o processo seletivo

Colocar uma pessoa competente para exercer a seleção, cumprir os horários agendados para entrevistas, comunicar-se de forma clara com os candidatos, tudo isso reflete como sua empresa é. 

Se você quer encontrar alguém qualificado e que esteja alinhado com a cultura da empresa, precisa saber mostrar isso já na etapa de seleção. Precisa transparecer mesmo responsabilidade, organização e competência.

E aí, conseguiu solucionar as suas dúvidas sobre o assunto? 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, envie nos comentários e vamos conversar sobre o assunto!

Aproveitamos para te convidar para conhecer o trabalho da Conteúdo Conecta. Somos uma Agência especializada em Marketing Digital e podemos ajudar o seu negócio a vender muito mais.

Acesse o nosso site e saiba mais.

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

19nov

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário, simplificando o trabalho de reformular textos e melhorar sua qualidade.…

13set

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital não é exceção. Cada vez mais empresas estão adotando tecnologias…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…