Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

BACKLINK

Saiba tudo sobre backlinks e como eles podem ajudar o seu site a se tornar referência para os motores de busca.

BACKLINK: A força que o seu site precisa para vender mais

Se você quer que o seu site, blog ou loja virtual se torne uma referência na internet e esteja no topo dos motores de busca, vai precisar desenvolver uma boa estratégia de Link Building e conseguir backlinks de qualidade.

Se você não está entendendo direito esse papo, fica tranquilo porque vamos te explicar certinho o que significa e como isso vai te ajudar a impulsionar o seu site!

O que são backlinks?

Backlinks são os links responsáveis por direcionar o usuário de uma página a outra, podendo ser dentro do mesmo site ou para domínios externos.

No caso de backlinks que conduzem o usuário dentro do seu próprio site, eles podem indicar posts relacionados com o assunto abordado e são inseridos nas palavras-chave. A partir desses links, o usuário vai permanecer mais tempo dentro do seu site e tem a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre um tema e sobre seu negócio.

Já os links externos, geralmente conduzem o leitor para um site com conteúdo relacionado e complementar aquele que está sendo abordado. Esses links devem ser criados quando se considera que aquele site tem autoridade no assunto em questão. 

Por fim, há os backlinks que trazem usuários de outros sites para a sua página. Isso acontece quando um outro site adiciona um link externo que leva até o seu conteúdo. Quando fazem isso, eles estão informando aos usuários que você é uma referência no assunto em questão e que pode complementar os conhecimentos ou solucionar dúvidas que eles tenham.

Para que serve um backlink?

Como já citamos acima, os backlinks servem basicamente para medir a relevância e autoridade de um domínio para um determinado assunto ou produto. Quanto mais backlinks um site recebe de outros domínios, maior valor ele terá para os mecanismos de busca.

Explicando melhor, quanto mais referenciado for um site, maior atenção ele terá desses mecanismos, sendo jogado para as primeiras páginas de resultado. Consequentemente, isso vai gerar um maior tráfego orgânico e consolidar a página como referência no assunto com que trabalha ou no seu campo de atuação.

Portanto, se você quer alcançar boas posições nas buscas do google, é imprescindível que tenha uma estratégia para conseguir backlinks de qualidade.

Tipos de backlinks

Além dessa classificação mais ampla que separa os backlinks entre internos ou externos, eles também são classificados de acordo com características mais particulares. Veja:

  1. Link Juice

É o tipo mais básico e comum de backlink. Eles trazem os leitores de outras páginas da Web para um artigo do seu site ou blog ou simplesmente para a página inicial, o que contribui para melhorar o rankeamento da página nos motores de busca. Eles melhoram a autoridade do seu domínio.

  1. NoFollow Links

Quando um site linka outro domínio, mas ela possui uma tag “nofollow” no script, a ligação não acontece em totalidade. Geralmente, é uma forma de sites com métricas altas de relevância e autoridade impedirem que outros sites de confiabilidade questionável, possam melhorar seu posicionamento às suas custas. 

Isso ocorre principalmente na área de comentários dos posts, fóruns e em páginas institucionais, de governo ou educacionais.

  1. DoFollow Links

Os links do tipo DoFollow funcionam de forma contrária aos NoFollow e completam totalmente a ligação para outros domínios. Quando uma página possui a tag “DoFollow” no script, todos os links que nela forem adicionados funcionarão como backlinks válidos.

  1. Root Domains Links

Chamamos de Root Domains Links quando um mesmo site direciona vários links para a sua página. Porém, mesmo que ele dispare dezenas de links, será considerado como se fosse apenas um link. Então, não adianta conseguir muitas referências de apenas um site, pois contará como apenas uma.

  1. Low Quality Links

São links que representam uma baixa qualidade, pois se originam, em sua grande maioria de diretórios de sites, páginas pornográficas, páginas com spam, e ainda, quando se efetua a compra de backlinks.

Por possuírem tão baixa relevância, podem acabar prejudicando o rankeamento de seu site.

Como fazer Link Building e conseguir backlinks de qualidade?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é o Link Building. Esse termo se refere a um conjunto de técnicas que tem a finalidade de conseguir backlinks para um site. 

Um site que não possui links apontando para seu conteúdo, não vai conseguir um bom posicionamento. Com isto, não conseguirá gerar tráfego naturalmente e nem irá se tornar relevante para os motores de busca.

Então, para que você consiga montar uma boa estratégia de linkbuilding e conseguir backlinks de qualidade, algumas tarefas são fundamentais.

  • Escreva conteúdos de valor

Os seus artigos precisam ter conteúdo de qualidade, que seja realmente útil e agregue valor para o leitor. Esta é a forma mais simples que existe para se conseguir backlinks para seu domínio.

Posts com dicas, tutoriais e cursos são alguns tipos de conteúdo que podem aumentar o potencial de seu blog para conseguir backlink de sites com referência.

Não esqueça de fazer linkagem interna e de linkar externamente outros sites com conteúdo relevante no assunto, de forma a obter reconhecimento e quem sabe, uma possível linkagem de volta.

  • Invista nos Guest Posts

Os Guest Posts são conteúdos publicados em parceria com outros blogs. Você pode tanto publicar conteúdo de sua autoria em outros sites como oferecer espaço na sua própria página para que eles possam divulgar conteúdo.

Nessa troca, você ganha autoridade sobre o assunto abordado e ainda tem a chance de conseguir bons backlinks.

  • Faça comentários em outros blogs

Uma forma simples e prática de conseguir backlinks é comentando as postagens de outros sites e blogs. Mesmo que nesses espaços os backlinks sejam nofollow, você pode conseguir esses links pela forma de abordar o tema. Lembre-se que é preciso fazer comentários relevantes.

  • Divulgue seu conteúdo nas redes sociais

É imprescindível que você esteja nas redes sociais, caso queira alcançar autoridade e relevância na internet. Através delas você pode replicar os seus links e mesmo que, em suma maioria, eles sejam recebidos com tag “nofolow”, é uma forma de atrair tráfego para o seu site.

E aí, está pronto para montar a sua estratégia de Link Building?

Com conteúdo de qualidade e estratégias de Marketing Digital bem feitas, você pode chegar onde deseja. 

Aqui na Conteúdo Conecta nós podemos auxiliar você a conseguir autoridade no seu nicho e se tornar uma referência na internet. Se é isso o que você quer, conheça as nossas soluções! Entre em contato conosco.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp