Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

BENEFÍCIOS E LIÇÕES DOS ESPORTES PARA VIDA PROFISSIONAL

Conheça 5 esportes que podem trazer lições importantes para a vida de empresário, além de maior disposição e entusiasmo.

O BENEFÍCIO DO ESPORTE NA VIDA PROFISSIONAL

A prática de esportes pode auxiliar no aumento do raciocínio, capacidade de concentração, sensação de prazer, diminuição do estresse, etc., além da parte física que impulsiona a produtividade.

FOCO É O SEGREDO DE MELHOR PERFORMANCE

Quem já pratica esporte, sabe que isso tem um impacto muito positivo na rotina profissional.

Líderes de equipes, gestores de departamentos e empresas, percebem que os ensinamentos e as experiências adquiridas na prática de algum esporte são aplicadas inconscientemente no dia a dia de trabalho.

Ter 100% de foco em tudo naquilo que você está fazendo, é o grande segredo para aproveitar melhor os momentos e potencializar a sua produtividade e foco é o que mais se aprende ao praticar esporte.

APRENDA A CRIAR SOLUÇÕES

Separar razão e emoção é fundamental para conseguir administrar os problemas ocorridos no seu negócio. 

Caso você não crie estratégias para trabalhar a sua mente e extravasar o estresse, será muito difícil não ser alguém impulsivo diante de situações complicadas.

Existem muitos aprendizados importantes no esporte, por exemplo, que ajudarão a sua mente a ser mais estratégica diante dos problemas, principalmente naqueles em que exige-se uma tomada de decisão rápida. 

Saber conciliar isso pode trazer resultados excelentes e melhorar muito o seu desempenho.

5 Esportes indicados para empresários e gestores que inspiram superação, liderança e trabalho em equipe

Empresários, ao contrário do que muitos pensam, não escolhem o dia que vão trabalhar, pois sabem que gerir um negócio, por si só, já traz grandes responsabilidades. Os problemas do dia a dia, o desafio de liderar uma equipe, a competitividade do mercado, tudo isso, sem uma boa saúde mental, simplesmente torna-se impossível de conduzir.

É por isso que é tão importante pensar em alternativas que ajudem a aliviar o estresse do dia a dia e tornar o cotidiano mais saudável e dinâmico. É aí que os esportes podem ajudar, e muito!

Qualquer tipo de atividade física praticada diariamente traz enormes ganhos para a saúde física e mental. Aumenta a energia, a motivação e inspira a encarar a vida de forma mais leve.

Quando falamos de esportes, esses benefícios podem ser ainda maiores, afinal, existem características muito interessantes na prática esportiva que podem colaborar para aprender e evoluir nos negócios. 

Benefícios da atividade física para empreendedores

  • Aumenta a confiança e a autoestima;
  • Aprimora o pensamento estratégico;
  • Aumenta a capacidade de identificar e solucionar problemas;
  • Trabalha a capacidade de superação;
  • Melhora o desempenho no trabalho em equipe e na liderança de equipes;
  • Alivia o estresse e a ansiedade do dia a dia;
  • Promove o bem-estar físico e mental;
  • Aumenta a motivação e o entusiasmo.

A seguir, mostraremos 5 modalidades esportivas que empresários e gestores que buscam inspiração, superação e alta performance na liderança de equipes, podem praticar.

5 esportes para empresários e gestores

  1. Futebol

Além de ser o esporte mais popular do planeta, a prática do futebol pode contribuir com inúmeros benefícios tanto para a saúde física, promovendo a perda de peso, o fortalecimento corporal, combatendo doenças respiratórias e problemas de nível emocional como depressão e ansiedade, quanto a saúde mental em que é excelente para a coordenação motora, para aumentar o foco e a concentração, melhorar a sociabilidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

  1. Tênis

Além de melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora, o Tênis pode ser um esporte excelente para quem atua no mundo dos negócios, já que pode proporcionar benefícios como a redução do estresse, a ampliação do círculo social, aumento do foco e da concentração, melhora da autoestima e, especialmente, a prática da competitividade saudável.

  1. Artes Marciais

As artes marciais são outra opção capaz de trabalhar aspectos físicos e mentais que contribuem significativamente para a vida profissional. 

Além de trabalhar o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura, a respiração e a coordenação motora, são muito relevantes os ganhos em disciplina, engajamento, respeito a hierarquias e o desenvolvimento da persistência.

Um exemplo que podemos dar é na prática de Jiu-Jitsu, em que costuma-se usar a força do oponente a seu favor, isso é muito comum em outras artes marciais. Mas, será que também pode ser uma estratégia para o mundo dos negócios?

A resposta é sim e isso pode ser observado com bastante evidência nas vendas, por exemplo, onde você pode usar as dores e os desejos do cliente a seu favor, aumentando as chaves de conversão.

  1. Corrida

Atenção e disposição, superação de desafios, capacidade de lidar com problemas, redução do estresse, socialização, autoconfiança, competição positiva e muita motivação, esses são alguns dos efeitos da corrida para quem a pratica, que podem refletir de maneira muito significativa nos negócios.

  1. Ciclismo

Andar de bicicleta promove a saúde integral do organismo e também tem benefícios que podem ajudar a ter um melhor desempenho na vida profissional, dentre eles está a redução dos níveis de estresse, da ansiedade e depressão, que podem ser comuns no dia a dia. 

Praticar o ciclismo após um dia cansativo de trabalho, estimula a mente positiva para lidar com mais facilidade com os problemas. Ainda, funciona como uma verdadeira injeção de ânimo.

Todos os esportes praticados ao ar livre tendem a deixar a mente mais relaxada, uma vez que o visual, clima e atmosfera mudam o tempo todo, o que pode fazer com que o empresário não pense em trabalho  naquele instante.

Aprendizados do esporte na carreira

O interessante é escolher uma modalidade que seja estimulante para você. Dessa forma, existirá um maior envolvimento com a prática e, consequentemente, melhor aproveitamento dos aprendizados que ela irá proporcionar.

É legal manter anotados os insights que se obtêm durante a prática esportiva e estudar como eles podem ser utilizados no dia a dia dos negócios.

Se você é empresário e quer usufruir desses ganhos, escolha uma das modalidades sugeridas e comece agora mesmo!

Não deixe de visitar o nosso site para saber como a Conteúdo Conecta pode te ajudar a otimizar o seu tempo e melhorar os seus resultados, sobrando mais tempo para se dedicar a quem faz a diferença na sua empresa: você mesmo!

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp