Como atrais clientes para o seu negócio - Conteúdo Conecta Empresa de marketing
Daniel Banin

Daniel Banin

CEO da Conteúdo Conecta - Agência de Marketing. Empreendedor, apaixonado por marketing e especialista em estratégias vendedoras para marcas e empresas.

Como obter clientes qualificados para o seu negócio

Atualmente quando falamos em marketing digital temos sempre como objetivo a conquista de novos clientes para buscar ampliar ainda mais nossa rede de contatos e clientes.

Mas, essas estratégias de marketing não devem ser traçadas aleatoriamente, sem um planejamento que busca por uma persona específica.

Campanhas e ações de marketing são importante sim, para que suas novas prospecções possam descobrir a sua marca e avançar em seu funil de vendas, porém o seu foco deve sempre ser a da captação de leads qualificados.

Saber realizar uma captação de leads qualificados para a sua empresa, além de maiores lucros, pois você conversará com a sua persona certa, evitará desperdícios financeiros em campanhas de marketing que não tragam o resultado esperado.

Por este motivo, visando te ajudar na captação de leads qualificados, em um mercado cada vez mais cheio, separamos algumas sugestões para que você invista em suas campanhas corretamente.

O que são leads?

Leads são potenciais consumidores de seu produto ou serviço ou pessoas que se interessaram em algum momento pela sua marca. Um lead pode chegar para seu negócio através de uma indicação, uma campanha de marketing, um networking, uma ligação, um preenchimento em um formulário de seu site, entre outras vias, por exemplo. Um lead pode ser considerado um embrião de um cliente. Para quem já tem um cero conhecimento e maturidade no meio do marketing, termos em inglês como “leads” são usados com naturalidade e frequência, mas interpretando mais simplesmente, entenda que “lead” é um contato.

No marketing digital, leads geralmente chegam até sua empresa, por meio de uma solução que sua campanha criou para resolver algum problema, solucionar alguma dor ou passar um conhecimento. Uma vez que esses leads demonstram interesse na solução e convertem na sua “isca digital”, dependendo da estratégia criada para avançar na negociação com estes, você terá os dados e poderá se comunicar mais vezes com este possível cliente. É uma grande chance que se consegue para avançar na venda que é o objetivo final de toda a empresa.

O que é gerar leads qualificados?

Imagine que você tem uma marca de cosméticos especializados para o universo feminino, mas está enviando e-mail marketing para homens. Claro que existem homens que utilizam ou podem utilizar produtos desenvolvidos para corpos de mulheres, porém, há de concordar que é muito pequena a chance de um homem que recebe uma mensagem com ofertas destes cosméticos se interessar ou repassar para uma mulher que possa consumir e entender como um conteúdo de relevância, não é mesmo? Enfim, perceba que gastará esforços de comunicação e ainda corre o risco de “queimar” sua marca com este público, que nada tem a ver com aquele que poderia comprar seu produto e se conectar com os conteúdos produzidos e ofertados por sua empresa, tornando-a aos olhos da audiência errada, uma comunicação inconveniente e inoportuna.

É por este motivo que a busca por leads qualificados, pessoas que realmente tem interesse e possibilidade de consumir seu produto ou serviço é a parte mais importante de uma estratégia de marketing. Esta tarefa se resume em selecionar quais pessoas são suscetíveis a avançar no seu funil de vendas e se tornar um cliente.

Selecionando os leads e obtendo cada vez mais informações sobre eles, como quem são, o que consomem, onde frequentam, seus medos, anseios, necessidades, já ajudará muito a sua empresa criar uma estratégia de marketing totalmente direcionada para conversar e ofertar conteúdo que seja relevante e realmente consumido por essa persona. Um exemplo simples para você entender e internalizar o que estamos escrevendo é você tentar falar o idioma espanhol para alguém que só entende o idioma inglês. Até pode se chegar a um entendimento, seja por meio de mímica, mas concorda que a dificuldade e esforço será muito maior que quando se fala a língua que o interlocutor entende e está acostumado? E melhor uma linguagem que ele goste e curta ficar conversando, pense nisso.

Quer entender ainda mais sobre a assertividade na criação do seu público ideal e como você pode economizar tempo e dinheiro para se comunicar com ele? Veja nosso vídeo em que falamos muito sobre criação de personas.

Como obter esses clientes qualificados

Quando falamos de marketing digital, a geração de leads qualificados, dependendo o segmento, pode não ser uma tarefa fácil, e na verdade não é mesmo, pois é preciso bastante pesquisa, foco e posicionamento de negócio, além do sempre necessário comprometimento, para encontrar essas pessoas.

Entretanto, de certo modo há alguns passos que você pode seguir e aplicar, para encontrar potenciais clientes e formar uma ou mais personas para melhorar a comunicação com a audiência.

Ofereça sempre informações relevantes

Como você está querendo conversar com o seu cliente em potencial, você deve sempre oferecer informações que sua pesquisa identificou serem úteis e relevantes para ele. É muito bom entender esse ponto, pois você deve ter muita clareza do que irá sanar as dúvidas ou entreter a sua audiência e não se colocar como target (público-alvo) nesta análise, pois geralmente a gente se coloca e isso é um grande erro.

Por este motivo, que para a captação de leads qualificados, o correto é focar na produção de conteúdo que possa sanar as dúvidas, resolver problemas e entreter / informar quem está no seu alvo, pois assim as chances de adquirir esses leads será muito maior, uma vez que possivelmente haverá engajamento com o conteúdo.

O que é um conteúdo relevante?     

Isso é muito relativo.

Um conteúdo interessante a um físico pode ser desprezível para uma adolescente interessada em biologia, e por aí vai.

Um texto genial de 10 mil palavras pode ser ignorado no Instagram e um meme que bombou no Facebook pode pegar mal no LinkedIn.

Por isso, se quer construir um conteúdo relevante para atingir em cheio a sua audiência, antes de qualquer coisa deve responder 2 perguntas:

  • COM QUEM QUERO FALAR?
  • ONDE SERÁ VEICULADO?

Portanto, conhecer os costumes do potencial cliente e também os veículos onde publicará seu conteúdo é uma tarefa que se você ainda não faz deve começar agora. Uma ideia inicial é se você possui um negócio em funcionamento pode fazer uma pesquisa com seus atuais clientes, principalmente ouvindo e entendendo aqueles que realmente são os clientes que você quer ter mais iguais a eles. Faça algumas perguntas, como o motivo de eles sempre comprarem da sua empresa, procure saber se além de seu produto ela também consome de seu concorrente, quais lugares ela gosta de frequentar no momento de laser, quais programas de TV ou filmes na Netflix ela mais gosta, quais canais do Youtube ela é inscrita e por aí vai. Sabendo desses detalhes, você vai entender melhor como criar conteúdo que ela irá gostar, bem como atingirá também outras pessoas como ela que também poderão se tornar clientes. Já se não tem nenhuma base de clientes que possa entrevistar ou pedir para responder a uma pesquisa, você deve fazer a pesquisa indireta, ou seja, traçar uma ideia de como seria um cliente ideal pra sua empresa e pesquisar mais a fundo em perfis de redes sociais os hábitos e costumes, as dores, as necessidades desses e começar a criar e testar o conteúdo.

Uma dica preciosa

Não confunda a criação de conteúdos relevantes com apenas propagandas ou menções sobre o seu produto ou serviço, que é o melhor do mercado ou mensagens deste tipo. O foco neste caso é dar dicas e informações, por meio da publicação de textos.

Caso a pessoa se interesse pelo tema contido no texto, o mesmo pode conter um link que irá levá-la até o seu site ou blog e aí sim você pode falar mais a fundo sobre seu produto ou serviço.

O melhor de tudo é que nesta fase o investimento de recursos não precisará ser alto, o que consideramos que sejam criados conteúdos de “topo de funil” em que ainda o cliente não está no momento de comprar, ainda ele está sondando e em fase de pesquisa do que será melhor pra ele comprar.

A importância das palavras-chave

Sua empresa ao iniciar marketing de conteúdo com a criação de textos relevantes, é importante sempre investir na pesquisa de palavras-chave de cauda longa, as long tail keywords.

Essas palavras são as mais específicas, onde mesmo atingindo um número menor de pessoas, são as que alcançam um público mais direcionado, mais próximos do memento de compra. Fuja das palavras-chave genéricas head tail keywords, uma vez que estas abrangem muitas pessoas, e nem todas são clientes em potencial para você.  

Mas, para saber quais palavras-chave usar, você deve antes pesquisar o que o seu potencial cliente quer saber, ou seja, quais termos ele costuma digitar na caixa de busca, para então usar essas informações s fim de atrair essas pessoas.

Crie campanhas que engajam para gerar leads qualificados

Atualmente, sua empresa precisa estar e usar as redes sociais para ficar mais próxima desses possíveis clientes, afinal a grande maioria das pessoas está conectada

O importante é fazer com que sua marca ou produto, esteja presente em diversos meios e produza diversas pautas para gerar o engajamento e o encantamento da audiência, mas claro, como já descrevemos acima, sempre entendendo bem como funciona o canal para adequar o conteúdo a ele e não passar vergonha. Quando dizemos adequar o conteúdo para o meio estamos falando que um conteúdo dirigido para o Facebook pode não ficar adequado para o público do LinkedIn, entende? Até mesmo do Facebook para o Instagram deve-se ter muita atenção. Um erro muito comum que vemos é, por exemplo, aquelas postagens que aparecem dois produtos – camiseta azul de um lado e camiseta branca do outro – e na legenda do post pede-se para dar like se gostar mais da azul e dar coraçãozinho na branca, caso prefira essa. O problema é que no caso da rede Instagram não existe a opção de dar um like. Portanto, muitas marcas publicam esse mesmo conteúdo em ambas as redes e não presta a atenção em um ponto como esse. Quer saber mais como adequar seu conteúdo ao meio? Veja com mais detalhes nosso vídeo: ADEQUAÇÃO AO MEIO.

É preciso saber com quem conversar

Agora você já entendeu que ao criar suas campanhas e investir em marketing digital, você deve sempre focar na geração de leads, pois a frase “quantidade não é sinônimo de qualidade” nunca fez tanto sentido.

Você não deve buscar atingir um público genérico e muito abrangente, mas sim focar apenas nos seus potenciais clientes, e criar estratégias que conversem com essas pessoas.  Será essa preocupação que trará novos clientes para a sua marca.

Viu como existem estratégias melhores que fazer simpatia para atrair clientes?

Quer ficar à frente em como saber abordar leads qualificados? Quer aprender a como conversar com o seu público? Contrate uma empresa de marketing digital especializada no assunto. Ligue para nós e conheça nossos serviços em marketing de conteúdo!

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