Como o Facebook Ads pode melhorar os resultados de sua empresa | Conteúdo Conecta Agência de Marketing
Daniel Banin

Daniel Banin

Daniel Banin é CEO da Conteúdo Conecta - Agência de Marketing. Empreendedor, apaixonado por marketing e especialista em estratégias para negócios.

Seria o Facebook Ads bom para a sua empresa? Essa é uma pergunta tipicamente retórica, isto é, quem pergunta já sabe a resposta. E, nesse caso, a resposta é claramente sim. Prova disso é a importância do Facebook para as estratégias de marketing digital e para as vendas online como um todo.

Estimativas recentes publicadas pela Forbes dão conta de que quase 50 milhões de médias e pequenas empresas em todo o mundo usam o Facebook para se conectar com seu público. Desse grupo, cerca de 4 milhões pagam por publicidade via Facebook Ads.

Outro levantamento que chama ainda mais atenção concluiu que 36% das compras online e offline são influenciados por conteúdos da plataforma (dados de 2016 que apresentam tendência de crescimento).

Visto esse cenário, vamos trazer neste artigo tudo o que você precisa saber sobre Facebook Ads e suas vantagens. Confira!

Limitações do alcance orgânico

Em se tratando, especificamente, do Facebook, o alcance orgânico vem sofrendo sérias limitações. Isso se deve, claro, ao grande crescimento dos impulsionamentos via Facebook Ads. Há quem diga, inclusive, que o alcance orgânico morreu.

Não adianta mais, por exemplo, apostar apenas em algumas estratégias, como publicar em horários específicos, otimizar a frequência de suas postagens, criar conteúdo relevantes etc.. Tudo isso é, sim, importante, mas sem PAGAR, seu alcance continuará extremamente limitado.

Potencial dos anúncios em Facebook Ads

O Facebook Ads tem muitos benefícios para quem sabe aplicar a ferramenta. Resumidamente, podemos destacar dois aspectos:

Baixo custo

Com um orçamento relativamente baixo – e aqui não convém tratar de valores, pois cada campanha guarda suas especificidades – é possível gerar excelente tráfico para a página de seu negócio e consequentemente a conversão.

Para melhor visualizar essa condição, basta pensar que mesmo investindo pouco, é possível concorrer pelo mesmo segmento de mercado de empresas com faturamento significamente superior ao de sua empresa. E é isso que torna especialmente atrativo as estratégias de marketing digital e o Facebook Ads, que se encaixa nesse contexto.

Público ideal

O Facebook Ads permite um tipo de segmentação muito interessante, que é a de permitir que os anúncios sejam visualizados apenas por quem curte o perfil de sua empresa. Para determinadas estratégias esse é um grande recurso, pois direciona a campanha somente para um público já engajado, conhecedor das soluções que você oferece.

Ao mesmo tempo, quem entende como ideal ampliar a campanha, também é possível estender a visualização para quem não curte a página. Isso pode ser interessante para aqueles negócios que mantém o foco em ampliar o próprio público não se restringindo aos leads já conquistados.

Além dessas possibilidades, o Facebook disponibiliza a ferramenta chamada Insights, em que você cria um público baseado em interesses, como consumo, hábitos, costumes, gírias dos usuários. Uma excelente ferramenta que ajuda você a não só direcionar com mais assertividade sua comunicação, mas também a criar um conteúdo que realmente “fale a a língua” desse público.

Outra maneira de formar um público ideal no Facebook é inserir o pixel de rastreamento, que nada mais é que um código que se instala no website da sua empresa. Ele funciona como uma espécie de “grampeador”, ou seja, se um usuário estiver logado no Facebook e visitar seu site, a rede social capta e armazena o contato desse visitante, possibilitando assim você direcionar uma postagem que atinja exatamente esse público captado. É ou não é fantástico?

Captação de mais leads

Com um clique no anúncio veiculado via Facebook Ads o usuário da plataforma, se for de seu interesse, pode ser direcionado para o preenchimento de um formulário. Nesse espaço, é solicitado ao lead preencher algumas informações pessoais, e-mail, telefone e afins, antes que ele acesse a página de compra, site ou qualquer outro destinado vinculado ao link.

Com isso, é possível captar mais e melhores informações sobre o seu público e, assim, direcionar conteúdo de forma segmentada para alcançar melhores taxas de conversão.

Como criar uma campanha assertiva

Conheça alguns critérios importantes pare ter sucesso em suas campanhas via Facebook Ads.

Segmentação

Hoje, o Facebook Ads cria basicamente os seguintes recortes para segmentação de público:

  • idade;
  • gênero;
  • interesses;
  • localização;
  • comportamentos;
  • dados demográficos.

Na hora de fazer suas escolhas, é muito importante ter clareza sobre as opções selecionadas. Algumas respostas são bem óbvias, enquanto outras, nem tanto.

No caso de uma marca de produtos de higiene pessoal masculina, por exemplo, está claro que nos interessa que somente homens visualizem o anúncio. Por outro lado, quando se trata de localização, a escolha pode ser um pouco mais complicada, pois pode haver um mercado em potencial em regiões que você talvez não tenha identificado.

Enfim, é preciso ter em mente que sem a segmentação, você criará uma campanha muito abrangente, com uma taxa muito baixa de cliques por visualização. Ao mesmo tempo, determinadas restrições poderão excluir um bom público em potencial. Cabe, portanto, analisar todas as variáveis e realizar alguns testes para medição de desempenho.

Conexões

Como já destacado anteriormente, o Facebook Ads leva em consideração suas conexões de sua conta para estruturar as campanhas. Partindo desse princípio, você pode criar grupos de perfis que tenham, por exemplo, curtido a sua página, demonstrado interesse em seus eventos ou compartilhado suas publicações.

Nesse sentido, é preciso levar em conta que para cada tipo de conexão há um nível de engajamento. Consequentemente, podemos ter anúncios diferentes para cada grupo.

Enfim, você viu um pouco neste artigo que existem diversas possibilidades para se montar uma boa campanha dentro do Facebook. É necessário alguns estudos e testes para se alcançar os melhores resultados. Uma das possibilidades de conseguir melhor performance é ter formada uma PERSONA. A persona é um personagem semi-fictício de seu cliente ideal. E porque ter uma persona? Para que você saiba determinar o público que vai receber sua comunicação, seu anúncio, assim evitará de gastar mais dinheiro publicando para um pessoas que não fazem sentido para o seu negócio. Quer saber melhor como formar uma persona? Assista ao nosso vídeo.

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Quer ter uma agência de marketing bacana para traçar uma estratégia e fazer sua campanha com o que há de melhor e mais atual no marketing digital? Vamos conversar então, teremos uma solução personalizada para trabalhar por melhores resultados e deixar sua marca mais vendedora.

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