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Comportamento Digital da Geração Z

Conheça mais sobre a geração Z, sua forma de consumir conteúdo e entenda como você deve se posicionar para se comunicar com os nativos digitais.

A geração Z e o seu modo de consumir conteúdo

A Geração Z é uma geração com características bem peculiares, especialmente porque é constituída por jovens super conectados, que cresceram em meio a uma avalanche de informações. Eles querem instantaneidade na hora de consumir conteúdo, mas não deixam de ser seletivos, nem abandonam a sua autenticidade.

Para quem trabalha com marketing, entender as mudanças comportamentais de cada geração na hora de consumir, é essencial para se manter relevante no mercado. Afinal, conforme ocorrem as transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, novas exigências de consumo surgem e com elas a necessidade de inovação.

Com os nativos digitais da Geração Z não é diferente. Na hora de criar conteúdo para esse público, é preciso levar em consideração o seu modo de ver o mundo e de se relacionar com a tecnologia.

Mas, quem é a geração Z?

São considerados da Geração Z ou GenZ, os jovens e adolescentes que nasceram entre 1995 e 2010, tendo atualmente entre 10 e 25 anos de idade. Eles já nasceram em mundo super conectado e desconhecem a divisão entre online e offline.

De acordo com dados da ONU, os nativos digitais, como também são conhecidos, representavam no final de 2019 cerca de 32% da população mundial. Eles cresceram em meio a uma avalanche de informações e trabalham com o conceito de all-line, ou seja, tudo para agora. 

Características dos Jovens da Geração Z

  1. São super conectados

Os jovens da GenZ simplesmente não conseguem conceber o mundo sem internet. Eles são super conectados, ativos na internet, e costumam ter interesse por redes sociais diversas, acompanham canais de vídeos, podcasts, blogs, além de compartilhar várias telas ao mesmo tempo, incluindo computador, Celular, TV e acessórios como os smartwatches. 

  1. Preferem acesso mobile

O smartphone é, com toda certeza, um dos maiores símbolos dessa geração. Eles gostam de instantaneidade, são ansiosos por informação e preferem o acesso mobile ao invés de Desktops e notebooks. Apenas com o celular, eles conseguem fazer tudo o que desejam e podem usar o dispositivo móvel até mesmo para realizar tarefas complexas.

  1. São consumistas, mas preferem experiências

As preferências de compras dos GenZ têm uma tendência maior para experiências. Eles evitam o que é supérfluo e preferem investir dinheiro no que pode promover algo a mais. Até mesmo quando vão comprar algo físico, sempre levam em consideração qual é a experiência que aquilo vai proporcionar a eles.

  1. Valorizam o Marketing de Influência

Eles costumam ser muito influenciados pelo que chamamos de marketing de influência. Se identificam com pessoas que produzem conteúdo através do youtube e instagram, por exemplo, os famosos influenciadores digitais.

  1. Buscam por autenticidade e pensam no futuro

É importante destacar que essa é uma geração bastante engajada, que se preocupa com um mundo melhor, com a sustentabilidade, e valoriza a procedência do que consome. Com a quantidade massiva de informações, eles costumam selecionar o que vão consumir, geralmente abraçam causas sociais, culturais e ambientais, acreditam na autenticidade e valorizam o seu posicionamento.

Neste sentido, buscam por empresas que tenham um diálogo transparente e responsabilidade quanto a essas questões.

Como se comunicar com a geração Z?

Agora que já sabemos um pouco sobre as preferências dos jovens da GenZ na hora de consumir conteúdo, vamos levantar algumas estratégias que devem ser consideradas na hora de se comunicar com eles.

Bem, já destacamos que esses jovens tem uma preocupação especial com o futuro e valorizam a autenticidade, portanto, é essencial que as conexões estabelecidas sejam reais e significativas. Abordar assuntos de responsabilidade social e transmitir valores é uma forma de se conectar com essa geração.

Outra estratégia muito persuasiva, é buscar a interação com esses jovens. Eles adoram produzir conteúdo e estão fazendo isso a todo momento.  Criar experiências participativas e fazer com que eles se sintam parte de um movimento é algo cativante para eles.

Estar presente em diferentes canais com ações de marketing é fundamental. Eles estão muito presentes no instagram e Snapchat, mas não com tanta relevância no facebook. Uma dica legal para estar sempre se atualizando do comportamento dessa geração é acompanhando esses canais e o que eles estão publicando.

A adaptação do conteúdo para visualização no mobile é imprescindível. Se o seu site não comporta isso, simplesmente não será visto. Além disso, o uso de linguagem contemporânea com discursos objetivos, engajados e conteúdo colaborativo, são meios de se comunicar de forma efetiva com eles.

Aplicando essas estratégias e mantendo sempre um conteúdo atualizado e relevante, é possível se comunicar com a geração Z e conquistar as suas preferências de consumo.

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