Se você costuma assistir a vídeos no Youtube, já deve ter ouvido falar da sigla ASMR. Afinal, esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço na plataforma.
Mas, o que é ASMR? Esta é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, que em português significa Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. É o nome dado às sensações físicas e emocionais causadas por meio de estímulos auditivos, visuais e cognitivos, que incluem arrepios, formigamento do couro cabeludo, relaxamento e sono.
Os vídeos elaborados para esse fim podem contar com diferentes gatilhos como o barulho de alguém amassando um pedaço de papel ou plástico, sons repetitivos, sussurros, dentre outros.
Embora nem todas as pessoas considerem o ASMR agradável, aquelas que conseguem usufruir dessas sensações afirmam que elas são capazes de aliviar a ansiedade, relaxar, aumentar o foco e a produtividade no trabalho. Podendo ajudar até mesmo em casos de depressão e distúrbios do sono.
Como funciona um vídeo de ASMR?
O foco desse tipo de conteúdo é provocar o relaxamento no ouvinte. Para isso, o interlocutor fica posicionado próximo à câmera de filmagem e utiliza um microfone de boa qualidade. Então, passa a explorar situações que causem estímulos de prazer e bem-estar, como falar sussurrando e pausadamente.
Dentre os principais gatilhos utilizados para ASMR estão:
- Sussurros;
- Sons repetitivos;
- Sons lentos e vagarosos;
- Risos;
- Sons de unhas batendo em algum objeto;
- Barulho de aviões;
- Barulho de aspiradores de pó;
- Atenção pessoal;
- Sons de livros sendo folheados;
- Gargalhadas;
- Som de chuva caindo.
Em muitas dessas produções, é feito um jogo de interpretação, onde a pessoa que grava o vídeo simula estar conversando com o ouvinte, o que transmite uma sensação de intimidade e de cuidado. Para isso, são utilizados movimentos e tom de voz muito suaves.
Como são as sensações do ASMR?
Cada pessoa pode ser estimulada a relaxar de uma forma diferente, ou seja, nem todas são sensíveis ao mesmo tipo de estímulo. É por isso que existe uma variedade tão grande de gatilhos.
Na maioria dos casos, as sensações podem ser descritas como um leve formigamento na parte de trás da cabeça e pescoço que pode descer para os ombros, coluna, braços, até o fundo das costas. Também podem ocorrer arrepios, sensação de relaxamento e sono.
Ainda não existem estudos que comprovem quanto aos efeitos para o cérebro, mas é possível que nas pessoas com maior sensibilidade, ocorra a liberação de oxitocina, endorfina, serotonina e outros hormônios neurotransmissores que aliviam de forma rápida o estresse e ansiedade.
ASMR pode ajudar na produtividade?
Existem vários estudos que já avaliam a utilização de ASMR para aumentar o foco e a produtividade. Um deles, publicado pelo Journal of Consumer Research em 2012, mostrou que o som ambiente em níveis moderados é capaz de melhorar o desempenho para tarefas criativas na maioria das pessoas.
Como os vídeos para ASMR utilizam sempre tons baixos ou moderados, o cérebro interpreta-os como um som ambiente. Dessa forma, ele pode se tornar estimulante e ajudar na finalização de tarefas, contribuindo para um melhor rendimento.
Outro ponto a ser ressaltado é que, os estímulos provocados aliviam o estresse e reduzem a ansiedade, que são fatores que, dentro do ambiente de trabalho, podem comprometer muito a produtividade.
Um outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Manchester e da Universidade de Sheffield revelaram que o ASMR promove efeitos positivos na saúde física e mental.
As pessoas que experimentaram a técnica durante as pesquisas, apresentaram significativas reduções nos batimentos cardíacos, assim como aumento de sensações positivas, como relaxamento e o sentimento de maior conexão social, afastando o estresse e a ansiedade que são fatores que implicam na execução das tarefas diárias.
Você já experimentou ASMR?
Como você pôde ver, essa pode ser uma técnica efetiva para muitos profissionais, a fim de conseguir atingir o estado de flow ao realizar as suas tarefas, e dessa forma se conectar melhor com seu potencial e recursos internos.
Quem consegue fazer isso, automaticamente se torna alguém muito mais criativo e produtivo.
No Youtube existem milhares de vídeos de ASMR. Se você nunca experimentou, faça essa experiência. Como citamos acima, os estímulos podem ocorrer de forma diferente para cada pessoa. Então, vale a pena testar os diferentes formatos e gatilhos para encontrar algo que funcione para você.
Não esqueça de compartilhar conosco como foi a sua experiência! Estamos curiosos para saber se a técnica funciona para você e quais os efeitos na sua rotina. Ah! E não deixe de visitar o site da Conteúdo Conecta para conhecer a nossa empresa e como ela pode contribuir para a criação de uma comunicação mais efetiva para a sua marca.