Provavelmente, já sabe que de nada adiantará ter um site lindo e cheio de conteúdo rico se não conseguir boa colocação nos resultados de busca do Google.
O que talvez não saiba é: hoje o Google está dando mais valor a conteúdo relevante do que nunca.
A prova é o tal do Google RankBrain…
Nome estranho, né? Mas é algo fácil de ser explicado: trata-se de um sistema que analisa a interação dos usuários com os resultados das buscas.
E por que ele faz isso?
Para separar conteúdos relevantes dos conteúdos que não atendem às expectativas dos usuários do mecanismo de busca, com o objetivo de deixá-los cada vez mais satisfeitos.
Na prática, funciona assim:
Você pesquisa “Como fazer arroz”, acha o terceiro resultado atraente e clica nele…
Então, depois de devorar cada palavra do artigo e de assistir ao vídeo inserido nele, sente-se feliz por ter encontrado um conteúdo tão acessível e esclarecedor.
Depois cinco minutos na página se considera apto a fazer arroz vendado, inclusive. E a dar workshops sobre o tema.
O que levará o Google RankBrain a valorizar esse conteúdo e, consequentemente, a jogá-lo ao topo das buscas.
O inverso também é verdadeiro: se você clicar no primeiro resultado que aparecer e, em vez de topar com um conteúdo capaz de sanar suas dúvidas de maneira interessante, der de cara com algo chato e que nada tem a ver com o que busca, não vai demorar a sair do site, não é mesmo?
E se comportando assim mandará um alerta vermelho ao RankBrain.
Algo como: “Esse conteúdo não supre as minhas necessidades!”.
O que fará com que o site perca posições no Google, muito provavelmente.
O Google quer dar uma boa experiência ao usuário, lembra?
Então, como você talvez tenha notado, o Google RankBrain dá importância a duas coisas:
O tempo que a pessoa permanece em sua página é a bola da vez, sério.
Algo que precisa considerar se quiser ficar no topo das buscas.
E de acordo com um estudo feito pela SearchMetrics, os sites que estão no topo das buscas do Google têm uma média de 3:10 de Dwell Time.
Ou seja, o conteúdo deles é bom o suficiente para fazer com que os usuários permaneçam no site por mais de 3 minutos!
Então, se quiser também um lugarzinho ao Sol, ou melhor, no topo das buscas… Invista em conteúdo capaz de suprir as necessidades dos que entrarão em seu site.
Forneça o bastante para que eles fiquem no SEU território!
Nada de títulos fakes que só servem para atrair audiência. Isso é um tiro no pé, acredite.
Só prometa respostas que poderá dar em seu conteúdo, OK?
Imagine que você tem um consultório odontológico e que seu site começa a aparecer em buscas relacionadas ao termo “implante”, por exemplo…
Imaginou?
Agora imagine que, mesmo aparecendo nas buscas, os usuários não cliquem em seu site.
O que acha que o Google vai pensar de você? Hein?
Vai pensar que não está sendo útil, oras!
Que não está oferecendo o que os usuários do mecanismo desejam.
E sabe o que fará?
Ele vai rebaixá-lo, vai ficar lá no final, tipo uns timinhos aí…
Se quando aparecer nas buscas seu site receber cliques, porém, o Google vai lhe dar moral e jogá-lo para o topo.
Entendeu?
CTR, que significa click-through rate, é uma métrica que serve para analisar a taxa de cliques que um site está recebendo.
E calculá-la é fácil: basta dividir o número de cliques que seu site recebeu pelas vezes em que ele apareceu e, depois, multiplicar por 100.
Se seu site apareceu 10 vezes e recebeu 4 cliques, por exemplo, então divida 4 por 10 e multiplique por 100. Terá uma CTR de 40%.
E como fazer parar otimizar sua CTR orgânica?
Muitas são as técnicas…
Há um infográfico gringo bem legal e completo sobre o assunto.
Agora que já compreendeu o tipo de conteúdo que o Google considera relevante, que tal fazer o seu?
Aposte nisso, sério, e, com certeza, conseguirá melhorar sua posição nos mecanismos de busca.
Sem contar que vai manter seu público satisfeito com o seu conteúdo, né? O que é fundamental para que ele não recorra à concorrência.
Boa sorte e… Vejo você no topo das buscas!
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