Conheça o potencial do site institucional que vem sendo esquecido por muitas empresas.
É comum vermos hoje as empresas apostando todas as fichas em redes ao investir em marketing digital. Para diferentes modelos de negócio, esses canais são mesmo indispensáveis para ser competitivo em relação a concorrência e impulsionar as vendas da empresa.
Feita essa concessão, devemos tratar da importância de criar um site de vendas institucional. Ainda que esse não seja o meio preferencial pelo qual as pessoas visualizam sua marca, é muito importante não desconsiderar sua relevância.
Não basta apenas saber o que vender. O site é o espaço mais seguro para dizer a que sua empresa veio, explicar quais as soluções vocês oferecem e partir de uma boa apresentação impactar positivamente quem tem acesso a essas informações.
Não existe crescimento sem presença digital
Presença digital nada mais é que a interface de sua empresa na internet. Contas em redes sociais, como Facebook e Instagram, e-commerce’s e o famigerado site, tão esquecido por alguns, são exemplos de como levar seu negócio para a rede.
E, frente a tantas “opções de presença digital”, alguém pode se perguntar: por que o site ainda seria relevante na era do Facebook, do Instagram, do Youtube e do Twitter? Por vários motivos.
O principal deles tem a ver com fato de que o site confere maior autoridade e profissionalismo a sua empresa. Não se esqueça que uma das principais formas de busca para quem conhece seu negócio apenas de forma “off-line” é por meio do site. Ninguém vai em busca da lista telefônica para tentar encontrar seu contato.
Nesse sentido, não seria nenhum exagero dizer que alguém, ao não encontrar sua empresa em um mecanismo de busca como o Google, considere que seu negócio fechou. As pessoas já naturalizaram a ideia que até a papelaria do bairro mantém um site. Logo, se uma empresa de maior porte não “está na internet”, é porque ela não existe.
Site como vitrine para suas soluções
Como citado no tópico anterior, sem um site no ar você corre o risco de “deixar de existir” para uma parte considerável de clientes e potenciais clientes, mesmo mantendo seu negócio aberto das 8 às 17h todos os dias.
Além disso, temos o apelo da “autoridade”, do “profissionalismo”. É como se uma empresa sem site ainda esteja engatinhando ou não aposte no próprio crescimento. Por exemplo, como se apresentar institucionalmente para o mercado sem um site?
Você pode dizer, mais uma vez, que bastaria manter uma conta nas redes sociais, mas convenhamos: para uma série de nichos de mercado as redes sociais não constituem o principal canal de comunicação.
O site seria, portanto, o espaço mais seguro para dizer a que sua empresa veio, explicar quais as soluções vocês oferecem e partir de uma boa apresentação impactar positivamente quem tem acesso a essas informações.
Site como espaço dinâmico para conversão de vendas
O site também constitui um espaço dinâmico e atrativo para quem quer conhecer de perto seus produtos como vínhamos falando. De forma muito mais assertiva em relação às redes sociais, você poderá detalhar quais as vantagens e principais atrativos de suas soluções, indicando de forma direta o caminho para um módulo de vendas.
Pensando em taxas de conversão e experiência de navegação do usuário, não há nada mais interessante. Afinal, o que se quer em uma compra pela internet é ter acesso a todas as informações necessárias sobre a empresa e suas soluções, além de um caminho fácil e intuitivo para a efetivação da compra.
Necessidade de ranqueamento em mecanismos de busca
Você talvez tenha ouvido falar ou lido algo sobre a mais recente atualização no algoritmo do Facebook, responsável por fazer com que milhares de páginas e anúncios perdessem alcance. Empresas que projetavam suas vendas quase que exclusivamente por meio desse canal, simplesmente entraram em parafuso, sem saber o que fazer depois de amargar um prejuízo daqueles.
Disso vem a pergunta: é sustentável basear a presença digital de sua empresa apenas em uma plataforma/meio? Quais os riscos envolvem esse “modus operandi”? A realidade nos mostra que são muitos.
E em contraponto a essa estratégia, temos o posicionamento de seu site em mecanismos de busca a partir da aplicação de técnicas de SEO, que segue critérios muito mais estáveis em termos de atualizações. Isto é, existe uma diretriz clara do “tio Google” para posicionar os sites e punir quem tenta burlar as regras.
Ao mesmo tempo, devemos destacar que essa estratégia não pode ser executada sem um site, pois páginas de redes sociais não podem ser indexadas. Ademais, essa é uma solução muito mais em conta que os tradicionais anúncios e links patrocinados, desde que implementada de forma assertiva.
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