Quer gerar mais tráfego, mais compartilhamento, backlinks de qualidade, engajamento, autoridade, e claro, conquistar mais clientes? Então, essa é a estratégia que você precisa!
E já vamos começar falando da importância da qualidade do seu conteúdo. É imprescindível que você tenha claro que a quantidade de postagens não vai fazer diferença se o seu conteúdo não tiver qualidade.
Vale muito mais a pena investir em conteúdos longos e relevantes, com menor frequência de postagem, do que manter o seu site sempre atualizado com posts curtos e que não agreguem para o leitor.
Para construir esse tipo de conteúdo e obter bons resultados, você precisa levar em consideração algumas etapas primordiais que nós abordaremos a seguir.
São 8 passos que vão te levar a criar conteúdos fantásticos para atrair e surpreender os seus usuários. Pegue papel e caneta para anotar os pontos importantes e prepare-se para conhecer a estratégia que vai mudar a sua forma de produzir conteúdo.
8 PASSOS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM 2020
PASSO 1# ENCONTRE UM TÓPICO COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA
Iniciando a nossa jornada, vamos falar sobre tópicos com experiência comprovada.
Para sua estratégia de marketing de conteúdo realmente funcionar, comece fazendo um levantamento de conteúdos que tenham experiência comprovada, ou seja, que receberam uma resposta realmente positiva do público. Como saber isso? Veja alguns passos.
Caso queira fazer um teste, a ferramenta Answer the Public é gratuita e fornece as perguntas mais populares de acordo com cada tópico.
Depois disso, é hora de partir para o segundo passo.
PASSO 2# ENCONTRE UMA PALAVRA-CHAVE PARA SEO
Feito o levantamento inicial, consideramos que você já descobriu quais são os assuntos nos quais a sua persona tem maior interesse, então agora é o momento de encontrar qual é a palavra-chave que ela vai usar para pesquisar isso no Google.
Para fazer isso use o YouTube e o Google Suggest. Pode ser que essa estratégia pareça bem old school, mas ela é extremamente eficaz.
Você pode repetir esse processo em outras plataformas como YouTube, Bing, Amazon, etc. Isso vai te ajudar a perceber também quais são os formatos de conteúdo que a sua persona está buscando.
Essas palavras-chave não são vindas de alguma ferramenta de terceiros, elas são fruto de buscas diretas do público.
PASSO 3# ESCOLHA UM FORMATO DE CONTEÚDO
No nosso terceiro passo, te convidamos a mergulhar nas possibilidades de produção de conteúdo.
É comum que, quando pensamos nisso, logo associemos conteúdo com blog posts, porém existem muitos outros formatos existentes, como por exemplo:
Então, qual é o melhor formato de conteúdo para se trabalhar? Aí é você quem precisa testar e descobrir!
Todos esses formatos funcionam e existem públicos para consumir cada tipo de conteúdo, o que você precisa descobrir é qual deles vai funcionar melhor dentro da sua proposta, por qual deles a sua persona tem preferência.
Além disso, é muito importante levar em consideração as suas habilidades. Se você escreve muito bem, então o melhor é focar em criar artigos. Se for bom com as câmeras, pode gravar vídeos. Caso tenha habilidades com design, pode optar por conteúdo visual e assim por diante.
É claro que, você não precisa se prender a um único formato, o ideal é experimentar novos modelos. Tente pensar como você pode destrinchar um mesmo tópico em formatos diferentes.
Um conteúdo já existente e que tem boa repercussão e engajamento pode render outros formatos, como um podcast sobre o assunto, respondendo perguntas que não estão na matéria. Ele também pode ser usado nos canais que mais convém ter um tipo de conteúdo menor, como posts no stories ou feed do Instagram, por exemplo.
Faça testes e assim você descobrirá quais são os formatos que funcionarão bem para você.
PASSO 4# PUBLIQUE ALGO REALMENTE FANTÁSTICO
Aqui, vamos pensar em formas de tornar o seu conteúdo realmente impactante, de forma que ele possa se destacar entre tudo o que já está disponível na internet.
De acordo com o WordPress são publicados diariamente mais de 5 milhões de blog posts. Diante dessa avalanche de conteúdo, fazer algo que realmente se destaque não é tarefa fácil.
Você pode conferir as atividades do WordPress em tempo real nesse link aqui.
Uma notícia não tão boa é que eles também informam que as visualizações de página caíram pela primeira vez em 12 anos.
Mas, ainda assim, é totalmente possível criar conteúdos incríveis e que podem se destacar dentre esses milhões de posts que são publicados todos os dias. Quer saber como? Então vamos lá:
Analise com cuidado o conteúdo dos seus concorrentes, tente buscar quais foram as respostas que eles não conseguiram dar a persona. Isso vai te possibilitar criar um conteúdo mais completo.
O que todas as pessoas querem é conteúdos que elas possam usar de forma imediata.
Títulos com gatilhos mentais podem segurar mais a audiência, pois elas vão criar um interesse em saber o que virá. Esse post que você está lendo agora é um bom exemplo, pois apresenta passos que devem ser seguidos para obter o resultado desejado, então a pessoa vai querer saber o que vem depois do PASSO 1# e por aí vai.
Exemplos e analogias fazem com que o leitor consiga se enxergar naquela situação, e isso gera maior interesse no que está sendo dito. Além disso, é interessante para explicar partes mais técnicas do conteúdo e para confirmar as convicções de quem está lendo, o que permite que aprendizagem ocorra de forma muito mais prática.
Há pesquisas que apontam que, para iniciantes, o estudo de exemplos é muitas vezes uma maneira mais eficaz e eficiente de aprender do que resolvendo problemas convencionais. Este artigo teórico argumenta que a adição desse tipo de informação pode melhorar ainda mais o desempenho da transferência de conhecimento, especialmente para habilidades cognitivas complexas que contam com vários caminhos possíveis de solução.
Postar exemplos pode levar um pouco mais de tempo, mas é algo que realmente vale a pena e enriquece o seu conteúdo.
Todos os passos vistos até aqui são extremamente importantes, mas é preciso ter uma atenção especial a forma de apresentação do seu conteúdo, pois isso vai refletir na forma como o seu público irá recebê-lo, ou seja, na experiência do usuário.
Veja esse exemplo de postagem, nela o texto está muito colado, o que o torna difícil a leitura do conteúdo. Esse é considerado um conteúdo ruim para UX, pois compromete a experiência do leitor.
Vejamos agora um outro exemplo.
Nessa versão, a fonte é grande e existe um bom espaçamento, isso facilita muito a leitura e a publicação, fazendo com que seja um conteúdo bom para a experiência do seu leitor.
É importante lembrar que, o UX não é aplicado apenas nos artigos do seu blog. Se você produzir um podcast, por exemplo, ele se refere a qualidade do seu áudio, a dicção e clareza das mensagens publicadas.
Resumindo, utilizando UX você facilita o consumo do conteúdo para o seu público, e isso aumenta as suas chances de gerar tráfego para seu site.
PASSO 5# OTIMIZE SEU CONTEÚDO PARA SEO
Se você buscar por estratégias para melhorar o desempenho do seu blog vai sempre topar com a otimização para SEO. Existem muitas maneiras de otimizar o seu conteúdo, mas vamos destacar aqui três estratégias mais relevantes que vão te ajudar nesse processo.
Como você já deve saber, o Google usa a taxa de cliques do seu site para qualificar a relevância e autoridade do seu conteúdo. Dessa forma, quanto mais pessoas clicarem no seu site nos resultados de pesquisa, melhor será seu posicionamento nas buscas.
O que levará o usuário a clicar no seu link? Um título bem feito e que desperte a sua curiosidade. Aí está a importância de uma tag de título realmente atrativa.
Vamos a um exemplo. Originalmente esse título não têm colchetes, parêntesis e nem nada do gênero.
Como podemos então, torná-lo mais atrativo? Uma ideia é adicionar um “estudo de caso passo a passo” dentro de parênteses. Isso dá a ideia de que o post vai responder tudo o que o leitor está querendo saber sobre o assunto.
Vamos começar com um exemplo simples, nesse conteúdo https://backlinko.com/seo-site-audit, o uso da palavra-chave “SEO Audit” é feito várias vezes, inclusive nas primeiras 150 palavras.
Você precisa pensar que a palavra-chave deve ser utilizada onde ela faça sentido. Isso fará com que o Google entenda que a página é sobre esse determinado assunto, nesse caso, é sobre como fazer uma auditoria de SEO.
Os backlinks são links que vinculam o seu conteúdo a recursos que podem ajudar o seu leitor a aprender ainda mais sobre os tópicos abordados. São referências que complementam o assunto.
Esse estudo aqui encontrou uma relação clara entre links externos e a classificação do Google.
No exemplo a seguir, existe uma série de sites de autoridade linkados, caso o leitor deseje se aprofundar sobre o respectivo tema.
A criação dos backlinks nos leva agora a entender a importância do sexto passo dessa trajetória para criação de conteúdos realmente fantásticos.
PASSO 6# PROMOÇÃO DE CONTEÚDO
Nesse passo, queremos que você reflita sobre as possibilidades de promoção do seu conteúdo. Se você leva a sério o marketing de conteúdo, então deve aprender muito sobre isso.
Promover um conteúdo não é simplesmente compartilhá-lo em outras mídias, redes sociais, etc. É claro que isso ajuda, mas aqui estamos falando de estratégias para promoção do conteúdo que vão te levar a obter tráfego, links e muitos compartilhamentos.
Existem técnicas para te ajudar a fazer isso e nós iremos comentar sobre 3 que estão em alta neste momento.
Roundups são postagens do blog que selecionam o melhor conteúdo a partir “dessa semana” / da semana atual. Se você conseguir colocar seu link na frente de alguém que faz esse processo, então você tem uma boa chance de obter um link.
A melhor parte é que existem esses roundups em praticamente todos os nichos do mercado. Por exemplo, aqui está um roundup do nicho de vinho.
Como o seu conteúdo na verdade melhora o roundup, não precisa implorar por um link.
O e-mail ainda é considerado como o principal meio para propagação de conteúdo. Veja o exemplo a seguir.
Esse post foi publicado no final do ano passado e, para promovê-lo, foi enviado um e-mail aos assinantes da newsletter, além de ter sido compartilhado no twitter.
O tweet recebeu um total de 1.710 cliques, enquanto o boletim informativo por e-mail recebeu 14.113 cliques.
Isso nos leva a perceber que para promover um conteúdo é essencial contar com uma ferramenta de newsletter, informando a sua lista de subscribers sobre o lançamento de novas postagens.
Impulsionar os seus posts no facebook amplia consideravelmente suas chances de atingir público realmente interessado no seu conteúdo.
Uma Lição a ser lembrada: “Retargeting is legit” ou O redirecionamento é legítimo.
No exemplo a seguir, veja que recentemente esse post impulsionado no Facebook utilizou o redirecionamento para alcançar pessoas que já visitaram o site anteriormente. Para isso, foi gasto apenas $ 67 cents por clique. O que, nesse nicho de marketing digital, é três a cinco vezes menor do que você normalmente pagaria.
PASSO 7# ACOMPANHE SEU DESEMPENHO
Agora que você já consegue produzir conteúdos incríveis, baseados em um tópico de experiência comprovada, que oferta ao usuário uma ótima experiência e já sabe como promovê-lo utilizando estratégias especiais, então é momento de entender como você vai saber se tudo isso realmente está funcionando pra você!
Para acompanhar o seu desempenho, você pode utilizar métricas. Destacamos aqui duas onde você deve manter sempre o seu foco.
No final das contas, o único objetivo de todas as estratégias utilizadas em marketing de conteúdo é a obtenção de tráfego. Então, se seu conteúdo não estiver gerando mais tráfego, provavelmente é a hora de mudar de estratégia.
É importante destacar que em SEO, os resultados podem demorar um pouco para aparecer, em alguns casos, até meses.
No exemplo abaixo, observe que os números de tráfego desde os primeiros dias do conteúdo no Backlinko.
Como você pode observar, levou cerca de seis meses para as coisas realmente decolarem. Se houvesse uma desistência logo no início porque o conteúdo não estava funcionando, então não se teria visto esse enorme pico de tráfego.
Por isso é importante ser consciente das suas estratégias e persistente nos resultados.
RDI, objetivos de negócio, KPIs, como você quiser chamar. Essa métrica responde uma pergunta simples: “O conteúdo está realmente nos ajudando a vender mais?”.
Como você já deve sabe, é possível avaliar as conversões no Google Analytics e, se você enxergar que as conversões estão subindo junto com o tráfego, então isso é um sinal de que seu marketing de conteúdo realmente está funcionando.
Às vezes é difícil medir as vendas indiretas provenientes do marketing de conteúdo. Por exemplo, esse número de conversões recebidas diretamente do YouTube é muito baixo:
E, se apenas analisasse o Google Analytics, provavelmente o que seria dito? Que o YouTube é uma perda de tempo.
Mas, ao dar uma aprofundada nessa análise, foi possível entender que o canal é uma fonte enorme de assinantes e na geração de vendas. De fato, muitos novos clientes, dizem especificamente que o canal do YouTube foi o principal motivo para decidirem se inscrever em um dos cursos vendidos.
Isso significa que, para essa empresa vale a pena continuar investindo em produzir conteúdos relevantes para o YouTube. E a nós cabe buscar formas mais aprofundadas de entender o comportamento de nossos usuários.
PASSO 8# DIMENSIONE SEU MARKETING DE CONTEÚDO
Chegamos na oitava fase! Aqui, vamos considerar que o seu marketing de conteúdo já está funcionando plenamente, gerando mais tráfico, novos leads e muitas conversões. Isso é realmente ótimo, não é mesmo?
Nesse momento uma pergunta importante precisa ser feita: Como eu dimensiono tudo isso?
Muitas pessoas costumam buscar o dimensionamento lançando um monte de posts, mas isto não é o mais recomendado, principalmente porque a quantidade pode estar deixando de lado a qualidade do conteúdo, que é o que realmente chama atenção do leitor. Já falamos sobre isso lá em cima!
Blogs que usam dessa estratégia podem acabar caindo em sua própria armadilha. Veja o exemplo do Backlinko, onde foram publicadas apenas 63 postagens no total e elas rendem em torno de 392.441 visitas por mês.
Assim, reafirmamos que, o segredo é concentrar-se na qualidade da escala, e não na quantidade.
Um outro exemplo legal é esse post que foi publicado há alguns anos atrás e trata de um estudo sobre os fatores de classificação do Google.
Esse foi um post totalmente diferente do tipo de conteúdo que estava sendo lançado pelo site. Sem contar que, ao contrário de postagens de lista ou estudo de caso, este não foi possível de ser feito sozinho, o que fez ser necessário a montagem de uma equipe para sua elaboração.
No final, esse estudo foi realmente muito bom e gerou um enorme pico de tráfego logo na primeira semana.
E mais, esse único conteúdo foi vinculado a mais de 2.000 domínios diferentes.
AGORA É COM VOCÊ!
Com esses oito tópicos fechamos a nossa estratégia final de conteúdo para 2020.
Percorrendo cada um desses passos, podemos afirmar, com certeza, que você vai conseguir produzir um conteúdo fantástico, que atenda as dores da sua persona e te ajude a aumentar o tráfego e converter vendas, obtendo resultados efetivos através da sua produção de conteúdo.
Não esqueça que a qualidade do que você está produzindo é o que realmente vai atrair os usuários para o seu site. Aprofunde-se nos seus conteúdos, inove nas abordagens, teste novos formatos. Oferte uma experiência incrível ao seu usuário e a resposta será a mais positiva possível.
Então, vamos lá! Agora que você já tem a estratégia completa é hora de colocar a mão na massa.
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