Atrás do investimento ideal em publicidade para suas empresas, muitos empresários cometem equívocos e acabam jogando dinheiro fora. Isso porque fecham anúncios que são irrelevantes para seu público ou que tem um péssimo custo benefício.
Para começar a acertar, é preciso antes de tudo, que se alcance maturidade em seu negócio, mas isso requer tempo, dedicação e conhecimento na área. Fazer publicidade é muito mais do que simplesmente anunciar numa revista ou televisão.
Assim, é necessário ter um bom entendimento sobre o mercado, as opções de publicidade e aliar isso a um estudo a respeito do seu público alvo. Desta forma, aperfeiçoar seus canais de comunicação para conversões mais efetivas, que vão trazer bons resultados e lucro.
A estratégia de comunicação
Embora vivamos em uma sociedade tecnológica, muitas empresas ainda estão aprisionadas aos antigos e clássicos anúncios de revista, jornal, televisão e rádio. É neste ponto que muitos pecam.
Embora exista público também para esses meios tradicionais, hoje a grande maioria dos compradores está conectada a internet. Desta forma, eliminar totalmente essa tática do seu plano estratégico de comunicação pode ser um erro fatal.
Isso significa que meu negócio vai fracassar?
Não, porém pode ruir se não houver um resultado bem-sucedido, principalmente se seu público não estiver concentrado nestes canais tradicionais. Por isso, antes de planejar tudo é preciso conhecer quem compra de você.
Não importa se sua empresa é pequena ou grande, se é entrante ou já está consolidada no mercado. O que importa é pensar e analisar os comportamentos do seu público. Para isso, tenha em mente alguns questionamentos:
- Qual a idade?
- Onde moram?
- O que gostam de fazer?
- Onde trabalham?
- Quanto ganham?
- Quais os hábitos de consumo: internet, televisão, rádio, livros, sites, blogs, Youtube?
Faça algumas perguntas básicas e vai delineando um personagem que corresponda ao público de sua empresa. Desta maneira, vai pensando nos mínimos detalhes, quanto mais real e mais rico de dados, melhor é feito o investimento.
Como saber onde investir?
Primeiramente, não descartamos nenhum meio de comunicação. Colocamos todas as opções em uma peneira e selecionamos os melhores canais para se atingir o público, através da melhor opção e com economia de verba.
Assim, não se pode cometer o erro de anunciar a sua empresa em uma mídia qualquer. É preciso ter um direcionamento da verba e saber como falar de modo a atingir e conquistar seu público-alvo.
Muitos empresários, por desconhecimento ou economia, não procuram uma agência especializada em para ajudá-los a direcionar e gastar de forma útil e satisfatória a verba destinada para a comunicação.
Esse é um erro muito comum cometido por pequenas e médias empresas, e que felizmente pode ser corrigido e alavancar de verdade as suas vendas. Assim, como dito acima não é um equívoco investir em meios tradicionais, desde que isso esteja aliado a uma sistemática estratégia de publicidade.
Escolhendo os canais de comunicação
Neste contexto, para peneirar os melhores canais de comunicação para o seu empreendimento, é preciso analisar o melhor custo x benefício. Logo assim, vamos analisar os canais pensando em alguns pontos:
- Público que consome essa mídia;
- Custo de investimento x quantas pessoas se atingir com essa quantia de verba;
- Mensuração dos resultados gerados pela comunicação.
Colocando no papel, ao menos esses três parâmetros, fica muito mais fácil de escolher e traçar uma boa estratégia. É válido destacar, que a maioria dos planejamentos não focaliza em apenas um canal, mas sim, abrange algumas ferramentas para melhor propagação da publicidade.
Deste modo, a principal tática e que terá a maior porcentagem da verba investida é aquela que alcança um maior destaque nesses três critérios citados acima. Assim, pensando em: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, panfletagem, Globo, Record, SBT, etc.
Neste momento não é para se pensar o meio de transmissão, mas sim, por qual canal a comunicação será divulgada. Entendeu?
Geralmente, para pequenas e médias empresas, que possuem uma verba pequena. O resultado da peneira vai mostrar que o melhor investimento é a internet. Principalmente, pelas inúmeras possibilidades que ela oferece.
Além disso, através do digital é possível mensurar os resultados, lendo os gráficos pode-se ter ideia da quantidade de conversões feitas por meio dessa ação. E também, o digital proporciona um resultado praticamente instantâneo, demonstrando logo no início da veiculação se sua campanha está indo bem ou mal.
Esse fator é fundamental para economizar verba. Pois quando há o indício de que aquele material não está conquistando seu público, é possível ajustá-lo e retomar o investimento. Assim, conquista-se um resultado ainda mais eficaz para os seus negócios, gerando ROI e aumento de faturamento.
Como colocar em prática meus anúncios?
Se você não tem experiência em marketing, nossa sugestão é encontrar uma empresa especializada no assunto. Não pense que isso é um gasto, ao contrário, é um investimento. Saber por quê?
Agências de marketing digital conhecem na prática os resultados efetivos de se investir em anúncios, divulgação no Google, a diferença entre mídias on e offline e como os resultados podem ser superiores ao anúncio em revista de bairro.
Esteja disposto a solicitar ajuda, para que de fato sua empresa comece a dar os primeiros e significativos passos no ambiente digital. Somente através do direcionamento correto e a melhor destinação da verba para divulgar sua empresa no Google, para divulgar sua empresa em redes sociais e em outros canais proveitos, será possível alcançar resultados efetivos.
Assumindo este fato, de que a melhor opção é ter um especialista ao seu lado e que cuide de todos os detalhes para que seu dinheiro seja bem investido, objetivando um retorno notável. Saiba que a Conteúdo Conecta conta com profissionais especialistas e que podem efetivar os resultados positivos para sua empresa. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.