Os clientes são obviamente o que movimentam a reputação de uma marca, e o advento das redes sociais amplificou a voz de todos os consumidores, tornando isso crucial para assegurar que cada interação do cliente exceda as expectativas.
Com mais e mais experiências e interações dos clientes ocorrendo nas redes sociais para o mundo ver, e milhões de conversas sobre marcas e produtos sendo postadas nos canais sociais em base diária, o marketing de redes sociais está sendo componente essencial de cada estratégia de marketing da marca.
O mapeamento de persona sempre foi uma função de marketing importante já que é essencial para otimizar e melhorar as experiências dos clientes. Com os consumidores modernos gerando tanta informação em canais sociais a cada dia, o marketing de redes sociais e mapeamento de persona agora seguem lado a lado. Assim, é fundamental entender mais sobre mapeamento de persona e sobre as dicas práticas sobre como isso pode apoiar os esforços de marketing da marca.
O mapeamento de persona é basicamente o desenvolvimento de perfis distintos para diferentes segmentos da audiência alvo. Estes perfis vão refletir as características da audiência como atributos pessoais, valores, motivações, afinidades, e comportamento.
Os perfis são geralmente criados usando resultados de pesquisa qualitativa, por exemplo, pode entrevistar pessoas reais sobre seus objetivos, motivações, e necessidades. Com análise de redes sociais, é possível tomar uma abordagem mais quantitativa e conduzida por informações para mapeamento de persona, já que estas ferramentas podem automaticamente segmentar as próprias audiências em personas usando Inteligência Artificial e informações disponíveis em canais sociais.
O mapeamento de persona é muito importante para estratégia de mídia social. São as 5 razões explicando o mapeamento de persona ser necessário como parte do plano de marketing geral, portanto, o mapeamento de persona:
Mapear a persona é ferramenta para se conectar com os próprios clientes, sendo necessária a estratégia e a internet para começar, e estes 4 passos seguintes.
Para ter o retrato do cliente ideal, será necessário coletar informações quantitativas e qualitativas. A depender de que base de cliente seja, isso pode vir na forma de pesquisas, grupos de comunidade, as enquetes, as entrevistas com clientes, e-mails, e postagens sociais.
Obter dados demográficos básicos como idade, gênero, ocupação e localização. Para mapear o cliente, não haverá suposições sobre personalidades dos clientes a partir destes dados apenas, são destinados a oferecer informação inicial. Pode guiar a empresa em perguntar o tipo de questões que precisa para conhecer melhor a experiência do cliente.
O próximo passo é o segmento social. Descobrir a persona de rede social do cliente, o que eles leem, e onde compartilham. Visitar canais sociais diferentes que eles frequentam para melhor entender como espalhar as campanhas da empresa por estas plataformas. Esta é uma maneira fantástica para saber o que postar!
Uma vez que coletou as informações de cliente, é momento de se organizar. Com base nos próprios objetivos, pode categorizá-los em segmentos.
Alguns exemplos de segmento de persona de alto nível são:
Para um mapeamento de persona afinado, a recomendação é agrupar traços de personalidade juntos. Com toda a informação, criar uma coleção de personas específicas por interesses, estilos de vida, e funções no trabalho.
Simplesmente manter um registro de informações atualizadas vai permitir agrupar traços para criar um mapa de persona mais personalizado. Mesmo embora estas sejam representações ficcionais de clientes reais, segmentá-los vai permitir começar a planejar a campanha de marketing do negócio.
Uma vez que começou alguns segmentos de alto nível, pode continuar a mapear persona ao aprofundar em detalhes. Aqui é onde vai usar a parte qualitativa da pesquisa para responder as questões sobre cada cliente. Aqui estão algumas para começar:
Pode encontrar estes detalhes da pesquisa em cada segmento, aquelas enquetes e pesquisa de mídia social ou entrevistas com clientes que foram conduzidas. Quanto mais detalhes, melhor vai mapear persona de cliente. O objetivo é enviar a mensagem correta ou criar o conteúdo adequado, para a pessoa correta, no momento certo.
Se for parte de um time, é momento de alinhar as pessoas. Colocar uma estratégia juntos com base nos segmentos de persona de cliente é o próximo passo para criar uma campanha de marketing de sucesso. Criar um modelo de persona de consumidor onde pode facilmente organizar e apresentar os próprios resultados para a equipe.
A indicação é incluir informações de diferentes departamentos sobre como interagiriam com as personas consumidoras em diferentes pontos do ciclo de vendas e como estas características podem ser tratadas.
Aqui está um checklist para aperfeiçoar o mapeamento da maneira desejada, em qualquer momento:
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