Com fácil acesso e comodidade para os ouvintes, o Podcast tem se tornado uma grande tendência quando o assunto é conteúdo digital.
Se você ainda não está por dentro dessa nova estratégia de marketing, entenda agora como ela pode te ajudar a agregar valor para a sua marca.
A palavra “Podcast” resulta da mistura de duas palavras “iPod” e “broadcast” e quer dizer “transmissão de rádio”. Ela define um tipo de conteúdo em áudio que pode abordar temas variados e ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar.
Esse conteúdo pode ser disponibilizado por meio de arquivo ou streaming, ou seja, o ouvinte pode tanto fazer o download quanto ouvir diretamente numa plataforma. Funciona mais ou menos como um programa de rádio, porém abordando um tema específico e com conteúdo sob demanda, dividido em episódios.
O podcast se tornou parte da estratégia de marketing de muitas empresas devido ao seu alto potencial de comunicar. É um formato capaz de levar informação, entretenimento, educação, e muito mais. Além disso, pode proporcionar uma maior aproximação da empresa com o seu público.
As empresas que trabalham com estratégias de marketing digital precisam acompanhar quais são as necessidades das suas personas. O Podcast é mais um tipo de conteúdo que pode auxiliar no estabelecimento de um relacionamento mais próximo com o cliente.
De acordo com o Ibope, 40% dos internautas brasileiros já ouviram podcasts, o que representa quase 50 milhões de pessoas, já que se considera que 120 milhões possuem acesso à internet em nosso país.
O consumo desse formato de conteúdo está associado principalmente a sua versatilidade, já que pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer momento, mesmo que o ouvinte esteja realizando outras tarefas.
Num mundo onde a rotina está cada vez mais acelerada, conteúdos que consigam se sobressair tem grande tendência de crescimento. É o caso do podcast, já que o ouvinte pode escolher em que momento ele vai ouvir, mesmo estando no horário de almoço, na academia, no transporte, etc.
Os tipos de Podcast são definidos de acordo com os objetivos a serem atingidos com a sua produção. Alguns desses tipo são:
É um formato onde cada episódio tem um convidado diferente, podendo abordar temas variados. Um dos pontos positivos desse tipo de Podcast é que o episódio pode alcançar não apenas a sua rede, mas também a rede da pessoa entrevistada.
Além disso, vale destacar que nesse tipo de formato existe um foco especial na troca de experiências.
É preciso ter atenção na escolha dos convidados e na elaboração do roteiro, para que o conteúdo seja passado com a maior credibilidade e qualidade possível.
É um formato que objetiva a transmissão de informações ao ouvinte. É o formato que mais se parece com os programas de rádio, já que pode tratar de assuntos da atualidade e informar os ouvintes com a mesma postura. Porém, com o diferencial de que pode ser ouvido a qualquer momento.
É um dos tipos mais simples porque consiste em uma produção individual, ou seja, uma pessoa e um microfone, apenas. O ideal para esse tipo de formato é sempre fazer um roteiro e ser extrovertido.
É um formato onde se entrevista mais de um convidado ou se propõe um debate sobre um assunto determinado. É um tipo de podcast que exige um pouco mais de trabalho, começando pelos equipamentos, já que cada convidado precisa ter um microfone. Além disso, os processos de gravação e edição são mais demorados.
Primeiramente, é preciso esclarecer que esse é um formato que permite a abordagem dos mais variados temas e assuntos. Portanto, o que deve ser avaliado no momento da escolha de um tema para a criação de um Podcast é o seu nicho de trabalho e a sua persona.
O seu público sempre será o centro de toda a produção de conteúdo da sua empresa, é por isso que você precisa conhecê-lo e entender quais são as suas necessidades.
Além disso, o conteúdo precisa, de alguma forma, estar atrelado ao seu nicho, isso te ajuda a criar um relacionamento mais próximo com seus clientes e construir uma audiência fiel. É claro que, dentro do seu nicho é possível fazer diferentes abordagens, criar pautas mais amplas, definir subtemas, quadros e episódios especiais. Soltar a criatividade é fundamental.
Abordar conteúdos de interesse do seu público vai agregar valor a sua marca. Então, seja dinâmico e criativo. Com o tempo, o levantamento de temas para os seus roteiros poderá contar com os feedbacks dos ouvintes te ajudando a enriquecer o conteúdo.
Após o estudo da sua persona e a definição do tema, algumas etapas são muito importantes para a criação do seu programa.
É a fase onde você define todas as etapas do seu programa de podcast, como por exemplo: a linguagem a ser utilizada de acordo com o público, análise de conteúdos concorrentes, definição de convidados, elaboração de roteiros, qual será a frequência de publicação, CTA’s (Call to action) que são formas de conduzir o ouvinte para realizar uma ação e definição do local de hospedagem, a página onde o ouvinte irá acessar conteúdo.
A gravação precisa de uma estrutura mínima para acontecer, local adequado com boa acústica, software para gravação de áudio e microfones.
Os podcasts geralmente tem uma edição simples. Você só precisará de um software que te permita realizar esse trabalho.
Quanto a publicação, existem várias plataformas que possibilitam colocar o seu programa no ar. Essa hospedagem pode ser feita tanto em agregadores como em plataformas de streaming.
Para publicação em um agregador, você precisa escolher um aplicativo de hospedagem e ter um feed RSS para que possa ser lido por esses aplicativos. Já nas plataformas de streaming, como o Spotify, você precisa ter o seu arquivo já hospedado em um aplicativo e sobe esse arquivo na plataforma.
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