Phillip Kotler, considerado o pai do marketing e atualmente um dos maiores expoentes contemporâneos do assunto, pontua:
“Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo”.
Em vez de se perguntar o quanto custa manter uma estratégia de marketing na sua empresa, você já pensou o quanto perde ao não dar atenção ao setor?
Uma boa estratégia de marketing eleva o valor do seu negócio no mercado, desperta o interesse no consumidor e gera vendas.
Não são poucos os ambientes de negócios que contam com um entendimento equivocado sobre marketing. Em especial no varejo, ainda há quem acredite que o marketing serve para ajudar a loja a ficar livre daquelas mercadorias que estão há meses na prateleira sem giro.
Atualmente, com a pulverização do uso das redes sociais, também é comum a crença de que marketing é algo feito somente na internet. Para esses, basta um pouco de domínio técnico sobre tecnologia e funcionamento das redes sociais.
No entanto, o marketing vai muito além da comunicação. Uma estratégia eficaz envolve os seguintes pontos:
Como fica claro, o marketing é muito abrangente, começando antes mesmo do produto. A comunicação é o resultado de diversas decisões anteriormente definidas pela equipe e a venda é a consequência. Conforme pontua Kotler:
“Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes para se desfazer do que você produz. Marketing é a arte de criar um valor legítimo para o cliente.”
Viu só? Marketing não é custo, é investimento! Trata-se do setor que vai gerar valor para o consumidor muito além do produto ou serviço que ele está adquirindo.
Toda a receita usada para remunerar um serviço que traz retorno à empresa deve ser considerada um investimento. O investimento em marketing e comunicação significa impulsionar as vendas.
Imagine uma empresa que não investe em marketing com outra que mantém os trabalhos regularmente. A tendência é que esta última tenha um melhor posicionamento, oferecendo aos seus clientes mais valor.
Compreender quem é o seu cliente e como o seu produto vai ajudá-lo tem o poder de definir
A era da informação torna a tomada de decisão do consumidor cada dia mais complexa. Com o smartphone em mãos e acesso à internet, ele detém o conhecimento sobre quais as melhores opções de produtos e serviços para solucionar o problema apresentado.
Se a sua empresa não investe em marketing, está perdendo uma oportunidade de ser considerada pelo público uma autoridade naquilo que faz e vende. Caso o seu concorrente já faça esse investimento, posicionando-se de forma adequada nos canais de mídia, é ainda mais provável que você perca clientes.
Com a informação na palma da mão, perde quem deixa de lado a oportunidade de ser encontrado com facilidade e de promover um diálogo com o consumidor. Kotler aborda as mudanças de papéis trazidos pelas tecnologias em seu livro “Marketing 4.0 – do tradicional ao digital”.
Se antes da era dos smartphones quem detinha mais informações sobre o produto era o próprio vendedor, hoje os papéis estão invertidos. Quando o cliente não se sente atraído por uma marca, significa que ela não gera valor para ele.
Quando a marca não faz o trabalho de manter um relacionamento com esse cliente, vai perdê-lo para quem faça.
Qualquer nicho de mercado sofre com aquelas épocas do ano em que as vendas baixam. Geralmente, é nesses períodos que o trabalho com marketing é lembrado, como se fosse a salvação da lavoura.
Se você resolver ir à academia apenas nos meses de verão, fica difícil exibir o tão sonhado corpo malhado na praia. E quando não segue os treinos recomendados pelo instrutor também não alcança os resultados desejados.
Com o marketing é a mesma situação. O planejamento de comunicação com o cliente, definido por meio das estratégias, deve ser colocado em prática regularmente independente do momento do ano ou da sua empresa.
O investimento em marketing não tem relação com a sazonalidade. Repare nas marcas consagradas que já são líderes em seus mercados. O fato de ter alcançado o sucesso encerrou os processos de marketing que envolvem propagandas na televisão e nas redes sociais?
Muito pelo contrário. Toda empresa bem estruturada entende que o marketing não é custo, é investimento, e abandoná-lo significa abrir mão da liderança no mercado.
Antigamente, investir em marketing e propaganda ficava restrito a quem contava com orçamento generoso para pagar por espaços em mídias tradicionais. Esses meios não permitem a segmentação da audiência ou mesmo medir o retorno.
A boa notícia é que o custo-benefício do investimento em marketing está mais barato e também mais preciso. As mídias sociais têm custo mais baixo, permitem que você faça comunicação especificamente com quem tem interesse no seu produto ou serviço e permite o cálculo do retorno sobre o investimento – ROI.
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