De muitas formas, o conteúdo é uma ferramenta versátil do marketing que pode ajudar qualquer negócio em qualquer indústria. É também acessível, fácil de criar, e confiável para resultados direcionados a longo prazo. Estes são todos benefícios interessantes, mas o valor real do marketing de conteúdo é sua importância para o marketing digital como um todo.
Na realidade, o marketing de conteúdo é tão importante que é essencial para o marketing online atualmente. Tentar lançar uma estratégia digital sem conteúdo é como tentar dirigir um carro sem um motor, simplesmente não vai chegar a lugar algum. Mas o que é conteúdo exatamente?
Conteúdo é um termo geral usado para descrever qualquer tipo de texto, gráfico, vídeo ou elemento interativo em um site. O conteúdo confere valor para um site por oferecer aos usuários uma razão para chegar ali em primeiro lugar. Se um site é apenas uma página estagnada, ninguém vai visitá-lo e isso não fará nenhum bem ao próprio negócio.
Mas, quando se alimenta o site com informação sobre o próprio negócio, indústria, e mais, se tem a chance de ganhar novos clientes. Ao trabalhar no varejo, pode ganhar os clientes por fazer vendas adicionais no site. Ao trabalhar em indústria com base em liderança, ganha os clientes por ter visitantes no site para contatar o negócio.
Ambos estes métodos funcionam bem para o crescimento do negócio, especialmente quando os adapta para a audiência alvo. Assim, o conteúdo de qualidade é a parte mais importante do site quando deseja começar em marketing digital.
O marketing com conteúdo de qualidade tem uma missão e vai de encontro com os objetivos da empresa. Oferece valor para a audiência desta empresa. É uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo de valor, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência claramente definida, e por fim, impulsionar a ação de lucro do cliente.
O conteúdo cobre variedade de materiais, pode ser um email de uma marca, um episódio de podcast, um vídeo, meme nas redes sociais, um infográfico, um texto.
Poderia ser um blog em site da empresa ou um artigo sobre linha de produto novo escrito para site de terceiros, talvez compartilhado via canais de rede social ou sites de agregação de conteúdo, como Pinterest. A chave é encontrar o melhor conteúdo e canais de marketing de conteúdo para a própria audiência.
A receita para conteúdo de grandes resultados não existe, porque é sobre cozinhar e como combinar os ingredientes e de onde os obtém, e quando apresenta para as pessoas e a necessidade delas. Não há receita exata para tal, apesar dos muitos tipos de conteúdo presentes, o melhor tem algumas coisas em comum:
Quando o site oferece conteúdo, as pessoas têm razões para visitá-lo, aprender a partir dele, e se tornar um novo cliente. Sem o conteúdo, pode também não ter um site, porque não vai ter função alguma. Há 7 razões principais explicando a importância do conteúdo de qualidade. Por analisar estas razões individualmente se pode compreender melhor estes aspectos no geral e o motivo de ajudar os negócios a crescerem.
São as 7 razões principais para esta importância, portanto, o conteúdo:
Primeiro, o conteúdo informa a audiência sobre o negócio e indústria em pauta. E responde com soluções às principais dúvidas e dores que muitos dos potenciais clientes têm. Quando se cria conteúdo que informa a audiência, não está apenas informando os pontos importantes, está os ajudando a tomar a decisão correta de compra e poupando tempo e dinheiro no final.
Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo. Como resultado, recebe mais de 1 trilhão de consultas a cada ano dos usuários do mundo inteiro. Com este número, se pode apostar que alguém na área de interesse está usando o Google para pesquisar esta indústria. Criar conteúdo e postar no site é a melhor forma de alcançar estes clientes em potencial.
Para começar, primeiro deve pesquisar as palavras-chave que vão ajudar a alcançar a audiência desejada. Uma vez que tiver uma lista de palavras-chave que possibilitarão tráfego qualificado ao site, pode criar conteúdo em torno destas palavras-chave e otimizar o site para mecanismos de busca. Então, incluir CTA, call to action, no final de cada página para encorajar os leitores a converter em novos leads (contatos de possíveis consumidores) ou clientes.
Conteúdo traz pessoas para o site e é também a parte do site que ganha links de outros sites. Links são um fator de ranqueamento chave de SEO. Cada um recebido age como um voto de confiança aos olhos do Google, e quanto mais tiver, o site vai ranquear mais alto como um todo.
Isto quer dizer que se adquirir links suficientes de outros sites, pode criar páginas de conteúdo, adicioná-las ao Google, e tê-las ranqueando na primeira página no dia que publicá-las.
Não importa qual tipo de negócio que lidera, deve sempre ter contas em redes sociais. Facebook e Twitter são destaques na rede social, mas pode também usar LinkedIn, Pinterest, Tumblr, Instagram, etc. Todas estas redes sociais podem ajudar a promover o conteúdo do próprio site. É necessário antes fazer um estudo em qual rede social seu negócio funcionaria melhor e assim concentrar as energias nessa.
Todas estas redes sociais ajudam a crescer a marca por expor o nome e ganhar tráfego. Para encontrar a que melhor funciona para si, deve-se criar então uma conta em cada uma e testar. Conforme faz isso e ganha tráfego, encontrará a próxima grande vantagem do conteúdo.
Conteúdo está em última análise no site para obter novos clientes, e a cada vez que um visitante toma ação para se tornar um cliente, isso é considerado uma conversão. Estas conversões são o que ajuda o negócio a crescer. Expor o próprio conteúdo é o primeiro passo para ganhar conversões.
Quando cria conteúdo de qualidade para o site, está dizendo ao mundo que domina certo assunto, serviço. Este assunto é a própria indústria. Se for um eletricista, poderia oferecer orientação sobre como melhorar um serviço de 100 amp para 200 amp, por exemplo. Se for um varejista de roupas, poderia escrever sobre moda em tendência e novidades no mundo do design. Todas estas são opções viáveis, porque demonstram especialidade em uma indústria.
Se desejar lançar uma campanha de marketing digital, precisa de conteúdo de qualidade. Este é a base para SEO porque inclui as páginas que ranqueiam em resultados de pesquisa. Conteúdo é a base de PPC (pay per click) porque compõe as páginas de destino que atraem tráfego dos anúncios.
O conteúdo inclui as postagens de blog que discute em mídia social, páginas otimizadas com CRO (Conversion Rate Optimization), e palavras que melhoram a reputação online. Não importa o que deseja fazer, o conteúdo permite que o faça.
Isso faz do conteúdo o coração vivo de qualquer estratégia de marketing digital. É essencial para ter sucesso, e tem o potencial de entregar este sucesso a cada dia. Se nunca tentou criar conteúdo online, agora é o momento ideal para começar. O negócio a prosperar certamente vai agradecer mais tarde!
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