Marketing

Outbound Marketing: um guia prático para você entender a estratégia

O processo de aquisição de clientes é de grande importância para as empresas. Para ter bons resultados nessas ações, apostar no poder do outbound marketing é fundamental. 

A prospecção é algo que gera mais receita para a marca, por isso os gestores estão sempre discutindo ideias sobre este procedimento.

É na prospecção que se inicia a conquista dos novos clientes e as estratégias que ditam a trajetória dos leads (potenciais clientes) são definidas. Para prospectar clientes, o inbound marketing e outbound marketing são ótimas opções.

O crescimento do inbound nos últimos anos fez com que as marcas utilizassem uma estratégia moderna para prospectar clientes. No entanto, os processos de outbound ainda geram ótimos resultados.

O outbound marketing é um método de prospecção ativa para abordar clientes que atendem aos requisitos de cliente ideal para a empresa. 

O processo é estabelecido por um conjunto de fatores ligados às principais características do cliente que se adequa às soluções ofertadas.

Enquanto no inbound é necessário criar maneiras de atrair os leads, no outbound é possível identificar os perfis dos leads que se adequam às ações e assim começar o processo de abordagem.

No inbound marketing o foco é atrair o público com um ímã, já que se trata de uma estratégia de prospecção passiva.

Já o outbound funciona como se fosse um alto-falante para captar novos clientes e chamar atenção.

Enquanto no inbound é necessário criar estratégias para atrair, no outbound você identifica quem tem o potencial para se tornar cliente e já inicia uma abordagem, seja enviando publicidades ou realmente iniciando uma conversa.

Quando o assunto é prospecção ativa, muitas pessoas viram a cara porque já imaginam as famosas ligações de telemarketing. Esse é apenas um dos exemplos de prospecção ativa que as empresas utilizam. Os outros são:

  • Propagandas em rádio e TV;
  • Anúncios no Youtube;
  • Banners em sites;
  • Outdoors;
  • Ferramentas Ads como Google e Facebook.

Isto posto, o outbound está muito presente no seu dia a dia, ocupando uma posição importante nos investimentos de diversas empresas, ajudando a ter excelentes cases de sucesso.

Para se ter uma ideia, incorporar as estratégias de outbound marketing nos negócios pode gerar muitos benefícios, como:

  • Assertividade de contato;
  • Facilidade para encontrar profissionais da área para formar equipes;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento) mais rápido;
  • Traz velocidade ao validar premissas;
  • Praticidade para mensurar.

Alguns empreendedores podem se perguntar qual a melhor estratégia para o seu negócio. A analogia dos oceanos azul e vermelho pode ajudar a compreender melhor esse assunto.

Empreendedores que estão em um mercado altamente competitivo, com uma grande disputa na internet para um bom posicionamento no Google, estão em um oceano vermelho.

Já se esse é um mercado relativamente novo e há a facilidade de ranqueamento, este é considerado um oceano azul.

As empresas no oceano vermelho podem não ter resultados promissores com inbound marketing, porque, para ganhos promissores, os investimentos levam tempo. 

No outro sentido, as empresas de oceano azul conseguem sucesso com inbound porque tem o caminho livre para construir sua autoridade.

Além desse aspecto, é fundamental considerar o perfil dos consumidores e ticket médio disponível para as campanhas, de modo que elas sejam mais efetivas e agreguem real valor à prospecção de clientes.

Conhecer algumas estratégias que podem ser implementadas na sua empresa é o caminho para conquistar mais clientes e realizar boas vendas.

Banners, panfletos e outdoors quando são bem confeccionados podem ser bastante atrativos e efetivos. Para ter um melhor desempenho, é necessário que sejam posicionados em locais estratégicos. 

Dependendo do local em que a estratégia é aplicada, aumenta-se as chances de chamar atenção do público-alvo corretamente.

Essa é uma estratégia que muitos torcem o nariz, mas quando usada com inteligência pode render ótimos ganhos. Considerando o fato de ser um contato direto, permite uma interação com os leads em tempo real.

Deste modo, investir em treinamentos para a sua equipe é o jeito de melhorar a abordagem, melhorar as vendas e assim a empresa pode obter informações importantes para as métricas no setor de marketing.

A TV e o rádio podem ser canais considerados ultrapassados para as novas gerações, mas ainda têm um grande potencial, com um alcance e audiência muito interessantes.

Uma dica que pode ajudar é relacionar o perfil dos seus clientes com os perfis dos ouvintes e telespectadores dos canais em que você irá anunciar.

No Youtube, os anúncios podem ser de diversas modalidades, graças aos conteúdos e canais existentes que aparecem com mais uma opção de estratégia em outbound.

Além destas, outras estratégias como links patrocinados e e-mail marketing podem ser utilizadas para potencializar os resultados com outbound. 

No caso das ações online, o principal benefício diz respeito ao maior potencial de mensuração dos resultados, o que permite adequar as estratégias até atingir um bom retorno.

Portanto, entender as diferenças entre inbound e outbound é o caminho para fazer um bom uso das estratégias e ter mais sucesso nos negócios, direcionando cada tipo de campanha corretamente para atingir os resultados.

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