A eficiência em uma gestão financeira é fundamental, primeiro para garantir a própria sobrevivência do negócio, segundo para a sustentação e por fim para o crescimento.
O principal benefício na excelência de uma gestão financeira é analisar a situação atual e conseguir uma visão clara para projeções de novos investimentos, para crescer o negócio obtendo mais receita e consequentemente aumentar o lucro da empresa.
Despertou o interesse pelo assunto? Continue a leitura, para se inteirar e também confirmar se sua gestão está sendo boa. Se tiver uma dica de como você faz a sua gestão, deixe nos comentários para ajudar os demais empresários e gestores financeiros!
O que é Gestão Financeira da Empresa?
Gestão Financeira da Empresa pode ser definida como o conjunto de ações administrativas relacionadas ao dinheiro da empresa.
A gestão financeira é uma das maiores responsabilidades de quem está à frente de um negócio. Todas as ações desta atividade têm impacto sobre o desempenho geral da empresa.
Essa atividade é realizada a fim de proteger e aumentar o patrimônio, afinal, o objetivo de qualquer negócio é a sustentabilidade e o crescimento. Uma boa gestão é aquela que otimiza o uso dos recursos e aprimora as competências da empresa para, a partir disso, gerar rentabilidade e prosperidade.
Qual a importância da Gestão Financeira empresarial?
A gestão financeira é de extrema importância para um negócio, independente do seu porte ou do segmento de atuação. Ela permite uma administração correta dos recursos, viabilizando o fortalecimento e crescimento.
Além disso, é muito importante destacar, que a eficiência na gestão financeira ajuda a reduzir gastos desnecessários, otimizando os resultados e aumentando o lucro.
A saúde financeira também é um diferencial em momentos de crise. Para garantir a consistência diante de possíveis imprevistos, é de fundamental importância que essa já seja uma prática enraizada. Portanto, desde o primeiro dia de funcionamento de um negócio, já é necessário fazer gestão financeira.
Quais os pontos essenciais para uma boa gestão financeira na empresa?
Esse processo envolve todas as ações relacionadas ao planejamento, controle e análise de atividades financeiras.
- Planejamento: é a projeção de entradas e saídas do fluxo de caixa da empresa, juntamente com a definição de diretrizes e metas para curto, médio e longo prazo;
- Controle: é o ato de registrar todas as movimentações, incluindo entrada e saída de caixa, contas a pagar e a receber, custos e despesas, lucros, investimentos, etc; e
- Análise: é o estudo do que foi registrado em busca de melhorar a tomada de decisão, fazendo escolhas mais assertivas para resultados mais satisfatórios.
Vamos a um exemplo de uma situação típica nas empresas:
SITUAÇÃO/OBJETIVO:
Germano tem uma empresa atacadista do setor papeleiro e almeja expandir o espaço de atendimento.
O QUE FAZ PARA ATINGI-LO?
Segue à risca os passos do planejamento financeiro anual;
Avalia o histórico de faturamento e as projeções de receita;
Realiza o controle de tudo o que entra e sai (fluxo de caixa);
Faz um preciso registro de todas essas informações e analisa a situação da planilha com frequência.
Dessa forma, Germano poderá saber exatamente quando é o momento certo para investir na expansão do ambiente, minimizando riscos, tomando uma decisão mais assertiva.
Quais são os pré-requisitos para um bom gestor financeiro?
Ter organização pessoal é requisito indispensável e que deve ser intrínseco para o executor da função. Um gestor que não consegue se organizar para separar o caixa da empresa do particular está fadado ao fracasso.
Ter perfil analítico e ponderado, pois são skills que balizam o equilíbrio das contas, capacitam o gestor a identificar possíveis fiascos de investimento e oportunidades de crescimento.
Manter-se atualizado por meio de notícias do segmento, de conversas com a contabilidade, cursos e benchmarks.
Gestão financeira na prática
É claro que a forma de fazer gestão, bem como as ferramentas e estratégias utilizadas, podem variar de acordo com o perfil da empresa, com o método utilizado, com a sabedoria técnica do gestor e com o ramo de mercado, entre outras características, mas, algumas regras são primordiais e aplicáveis a todos os modelos e portes de negócio.
1. Planejamento financeiro
Toda a gestão é baseada num planejamento. Sim, mesmo porque como é que você vai saber para onde rumar, sem ao menos saber o caminho que irá traçar?
Neste planejamento, deverá conter os objetivos, as metas e os indicadores. Ao elaborar esse documento, é importante criar metas que condizem com a realidade da empresa e do mercado.
Além de pontuar os objetivos, é necessário elencar estratégias e ações para alcançá-los.
Aqui na agência, fazemos todo final de ano, um planejamento para o ano seguinte.
Começamos pontuando os objetivos, esses que sugerimos ser no máximo 3, que se comparados a um destino de viagem, seria o lugar para onde se quer chegar.
Exemplo: a Conteúdo Conecta definiu como objetivo 1 receber leads mais qualificados em suas campanhas de anúncios e como objetivo 2 aumentar o lucro da empresa, esse obviamente que não está atrelado ao aumento do faturamento, mas isso é assunto para um outro artigo.
Após definir os objetivos, defina as metas, essas que diferentemente dos objetivos podem ser várias, que serão guias para atingir cada um deles, essas que na analogia da viagem seria o meio de transporte e a estrada que serão usadas para chegar no lugar objetivado.
Vamos supor que a meta para atingir o objetivo 2 seja reduzir custos operacionais. A estratégia pode ser a realização de um mapeamento detalhado de custos e verificação quanto a real necessidade deles. As ações podem ser, por exemplo, identificar novos fornecedores e novos stakeholders que ofereçam soluções otimizadas.
O planejamento também já deve prever quais métricas – KPI’s (indicadores de performance) – serão utilizadas para acompanhar o desempenho das ações e estratégias realizadas.
É importante que esse documento seja revisto periodicamente.