OKR é uma metodologia de gestão que se popularizou após ser utilizada por empresas do Vale do Silício, incluindo o Google. Ela utiliza um método simples e objetivo para definir metas e direcioná-las utilizando resultados-chave.
O planejamento de metas é sempre um grande desafio para as empresas e a grande maioria das metodologias utilizadas para essa finalidade são complexas e onerosas. Com os OKRs é diferente. Eles são simples, práticos e podem revolucionar o engajamento do time.
A seguir, explicamos o que são os OKRs, como eles funcionam e damos dicas importantes para aplicar o método no seu negócio.
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em português significa “objetivos e resultados-chave”. O termo surgiu no livro High Output Management, de autoria de Andy Grove, ex-CEO da Intel.
Mas, sua popularização teve início por volta dos anos 2000, quando John Soerr, que era investidor de venture capital e integrava o conselho de administração do Google apresentou a metodologia para os funcionários da empresa reunindo todos em torno de uma mesa de ping-pong.
Na época, o Google contava com uma equipe de 40 pessoas e passou a utilizar os OKRs como uma estratégia de inovação para trabalhar com metas. Atualmente, a empresa já possui mais de 140 mil funcionários espalhados pelo mundo.
A proposta do método é estabelecer um sistema de metas coletivas e individuais para atingir metas globais de uma empresa.
De modo simplificado, é estabelecido um objetivo e um conjunto de resultados-chave, que possibilitem que esse objetivo possa ser medido.
Vamos a um exemplo prático. Suponhamos que um dos objetivos da empresa seja tornar-se uma autoridade no segmento de atuação. No OKR, isso poderia ser estruturado da seguinte forma:
Um dos principais diferenciais do OKR para outras metodologias, é a simplicidade. Ele não possui um modelo sistemático, cheio de regras ou inflexibilidade.
Além disso, podemos citar outras peculiaridades interessantes sobre o método:
Como você já pôde perceber, a metodologia é muito prática e objetiva. Mas, para obter uma alta performance por meio dela, é fundamental saber estruturá-la adequadamente. Veja as dicas que sugerimos a seguir:
Ao definir as metas, pense em como deixá-las o mais claro e específico possível. Isso vale tanto para os objetivos quanto para os key results.
Quando mais óbvias forem as metas, mais fácil será a compreensão e o engajamento do time.
Uma dica é que os gestores determinem 40% dos OKRs e o restante seja definido pelos colaboradores. Isso garante que todos possam contribuir e, principalmente, que todos se sintam co-responsáveis por alcançar aquilo que foi estabelecido.
Dessa forma, você também colabora para fortalecer a cultura organizacional.
Os OKRs devem ter um prazo estabelecido para cumprimento. Mas, é muito importante que ele não seja longo demais, pois isso tira o senso de urgência que é importante para manter o envolvimento da equipe. Muitas empresas que trabalham com a metodologia adotam objetivos trimestrais.
Os OKRs devem ser compartilhados com todos os colaboradores, reforçando a sua transparência. A ideia não é pressionar a equipe, mas mantê-la informada de todo o procedimento. Principalmente, quando houver a análise de resultados.
O monitoramento de resultados deve ser constante. Uma boa dica é fazer isso semanalmente, pois permite ajustar rapidamente os erros cometidos e redirecionar as metas.
Sempre que esse monitoramento for realizado, leve a conhecimento de todos quais são os ajustes necessários para garantir que as metas sejam atingidas dentro do prazo.
Este conteúdo foi originalmente desenvolvido pela equipe da Agência Conteúdo Conecta.
As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário,…
A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital…
Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a…
Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital…
Aprenda agora a construir confiança com conteúdo de alta qualidade. Fique por dentro das estratégias…
Saiba o que é considerado um bom conteúdo de acordo com o Google e aprenda…