OKR é uma metodologia de gestão que se popularizou após ser utilizada por empresas do Vale do Silício, incluindo o Google. Ela utiliza um método simples e objetivo para definir metas e direcioná-las utilizando resultados-chave.

O planejamento de metas é sempre um grande desafio para as empresas e a grande maioria das metodologias utilizadas para essa finalidade são complexas e onerosas. Com os OKRs é diferente. Eles são simples, práticos e podem revolucionar o engajamento do time.

A seguir, explicamos o que são os OKRs, como eles funcionam e damos dicas importantes para aplicar o método no seu negócio.

O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em português significa “objetivos e resultados-chave”. O termo surgiu no livro High Output Management, de autoria de Andy Grove, ex-CEO da Intel. 

Mas, sua popularização teve início por volta dos anos 2000, quando John Soerr, que era investidor de venture capital e integrava o conselho de administração do Google apresentou a metodologia para os funcionários da empresa reunindo todos em torno de uma mesa de ping-pong. 

Na época, o Google contava com uma equipe de 40 pessoas e passou a utilizar os OKRs como uma estratégia de inovação para trabalhar com metas. Atualmente, a empresa já possui mais de 140 mil funcionários espalhados pelo mundo.

A proposta do método é estabelecer um sistema de metas coletivas e individuais para atingir metas globais de uma empresa.

Como funciona o método OKR?

De modo simplificado, é estabelecido um objetivo e um conjunto de resultados-chave, que possibilitem que esse objetivo possa ser medido.

  • Objectives: Os objetivos devem determinar de maneira clara o que a empresa pretende conquistar. A ideia é que eles não deixem nenhuma dúvida sobre qual deve ser o foco do trabalho. Além disso, servirão para manter toda a equipe engajada;
  • Key Results: É uma parte essencial do planejamento, visto que determina os parâmetros que serão utilizados para alcançar o objetivo. São os Key Results que possibilitam mensurar de forma objetiva o desempenho de todos.

Vamos a um exemplo prático. Suponhamos que um dos objetivos da empresa seja tornar-se uma autoridade no segmento de atuação. No OKR, isso poderia ser estruturado da seguinte forma:

  • Objetivo: Tornar-se autoridade no segmento de atuação.
  • KR1 – Ranquear em 1º lugar no Google para uma determinada palavra-chave;
  • KR2 – Atingir 200 mil visitas no Blog da marca;
  • KR3 – Alcançar 15 mil inscritos nas newsletter.

Quais os diferenciais da metodologia OKR?

Um dos principais diferenciais do OKR para outras metodologias, é a simplicidade. Ele não possui um modelo sistemático, cheio de regras ou inflexibilidade. 

Além disso, podemos citar outras peculiaridades interessantes sobre o método:

  • De modo geral, as metas são definidas para curto ou médio prazo, o que as tornam mais tangíveis;
  • A clareza e a objetividade são fundamentais para conseguir o engajamento da equipe;
  • Os OKRs ajudam a empresa a tomar decisões baseadas em dados;
  • Com a utilização dos OKRs se mede os resultados e não o esforço empreendido nas tarefas. Para alcançar grandes resultados, é necessário um grande esforço. Porém, nem sempre esforço e dedicação significam resultados. Essa mudança de mentalidade faz muita diferença no dia a dia;
  • Todos os colaboradores devem conhecer os OKRs e isso contribui para fortalecer a transparência na gestão.

Como aplicar OKRs na minha empresa?

Como você já pôde perceber, a metodologia é muito prática e objetiva. Mas, para obter uma alta performance por meio dela, é fundamental saber estruturá-la adequadamente. Veja as dicas que sugerimos a seguir:

Priorize metas específicas

Ao definir as metas, pense em como deixá-las o mais claro e específico possível. Isso vale tanto para os objetivos quanto para os key results.

Quando mais óbvias forem as metas, mais fácil será a compreensão e o engajamento do time.

Defina as metas junto com a equipe

Uma dica é que os gestores determinem 40% dos OKRs e o restante seja definido pelos colaboradores. Isso garante que todos possam contribuir e, principalmente, que todos se sintam co-responsáveis por alcançar aquilo que foi estabelecido. 

Dessa forma, você também colabora para fortalecer a cultura organizacional.

Cuidado com os prazos

Os OKRs devem ter um prazo estabelecido para cumprimento. Mas, é muito importante que ele não seja longo demais, pois isso tira o senso de urgência que é importante para manter o envolvimento da equipe. Muitas empresas que trabalham com a metodologia adotam objetivos trimestrais.

Deixe os OKRs expostos para que todos possam ver

Os OKRs devem ser compartilhados com todos os colaboradores, reforçando a sua transparência. A ideia não é pressionar a equipe, mas mantê-la informada de todo o procedimento. Principalmente, quando houver a análise de resultados.

Monitore os resultados

O monitoramento de resultados deve ser constante. Uma boa dica é fazer isso semanalmente, pois permite ajustar rapidamente os erros cometidos e redirecionar as metas. 

Sempre que esse monitoramento for realizado, leve a conhecimento de todos quais são os ajustes necessários para garantir que as metas sejam atingidas dentro do prazo.

Este conteúdo foi originalmente desenvolvido pela equipe da Agência Conteúdo Conecta.

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