Independentemente do tamanho da empresa, contratações mal feitas podem gerar muita dor de cabeça. E isto faz com que o processo de contratação de novos funcionários acabe gerando muitas dúvidas aos gestores.
Será que é um bom momento para contratar? Qual é a melhor modalidade de contratação para o meu negócio? Como escolher colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa? Se você também já fez essas perguntas, saiba que não está sozinho.
Para que as próximas contratações da sua empresa sejam feitas com a confiança de que trarão bons resultados, esclarecemos as principais dúvidas sobre contratação neste post. Continue a leitura!
Controle Gerencial – o que é e qual a importância?
O controle Gerencial é uma prática de avaliação e correção do desempenho das atividades realizadas pelos funcionários da empresa, de forma a assegurar que as metas e objetivos sejam atingidos.
A partir dele, é possível saber a real necessidade de contratação de novos funcionários, dentre outros detalhes importantes para a gestão eficiente da equipe.
O controle gerencial deve se ater a informações como o tempo gasto para realização de cada tarefa, índice de retrabalhos, lucros obtidos sobre o trabalho desenvolvido, e outras informações. É como um diagnóstico da atuação dos funcionários.
Nem sempre a necessidade de atender uma demanda maior de serviços depende exclusivamente de uma nova contratação, podendo ser suprida com um remanejamento dessas tarefas ou dos próprios colaboradores. Por isso, é fundamental ter um bom controle gerencial como base de dados para a tomada de decisão.
Como saber se é o momento de aumentar ou reduzir a equipe?
Com um bom controle gerencial, você já terá uma visão ampla do negócio e saberá identificar os pontos que indicam a necessidade de ampliação ou de redução da sua equipe de trabalho.
Uma redução da equipe pode ser consequência da queda do número de clientes e projetos atendidos ou da percepção de que realmente “tem gente sobrando” e é possível manter a produtividade com um time mais reduzido.
Por sua vez, a identificação da necessidade de novas contratações, pode partir pela observância de sinais como:
- Excesso de horas extras – por mais que pareça que um excedente das horas extras indique que seus colaboradores estão mais engajados e comprometidos, isso pode, na verdade, indicar uma sobrecarga que vai gerar desgaste da sua equipe.
- Queda na qualidade do atendimento – com sobrecarga de tarefas e colaboradores desgastados, a qualidade no atendimento ao cliente tende a cair, indo totalmente contra os objetivos do negócio.
- Novos projetos ou clientes recusados – a equipe está trabalhando em sua capacidade máxima e isso leva a necessidade de recusar novos projetos ou clientes.
- Dificuldade em entregar o prometido – por mais que exista um esforço contínuo de toda a equipe, a empresa não consegue entregar o que foi prometido aos clientes, ou seja, não consegue cumprir com o que foi contratado.
Identificados estes sinais, então está claro que chegou a hora de aumentar a equipe. Com isso, novas dúvidas podem surgir: Como conduzir a contratação? O que fazer para encontrar o colaborador ideal? Qual a forma correta de proceder na seleção?
A seguir, continuamos essa conversa.
Como iniciar o processo de contratação?
- Comece avaliando suas reais necessidades;
- Converse com o setor financeiro para saber qual a disponibilidade orçamentária para a nova contratação;
- Converse com o RH para saber qual a melhor forma de contratação para o momento;
- Defina o perfil do candidato desejado;
- Divulgue a vaga em diferentes canais;
- Mapeie possíveis candidatos;
- Seja criterioso na seleção e mantenha uma boa comunicação com os candidatos durante todo o processo.
Erros comuns que devem ser evitados no processo de contratação
1 – Pressa
Com certeza, é o erro mais comum. Geralmente, porque um cargo fica vago e a empresa precisa de alguém rapidamente para executar aquelas atividades. Nisso, acabam pulando etapas do processo e fazendo uma seleção de qualquer jeito, um tapa buraco.
Isso é algo muito prejudicial porque você pode até conseguir suprir uma demanda imediata, mas quando precisar que aquele colaborador desempenhe outras competências, vai ficar na mão.
Isso não quer dizer que o processo precisa ser demorado, mas deve ser cuidadoso. De repente, você tenha a sorte de encontrar logo de cara a pessoa ideal, mas é necessário se certificar disso.
2 – Não analisar perfil comportamental
É muito comum que na hora de contratar alguém, as empresas avaliem apenas habilidades e competências técnicas, deixando de lado o perfil comportamental, que é o conjunto de características e qualidades de uma pessoa que define como ela é, como se comporta, como lida com as situações do dia a dia.
Esse perfil pode ser avaliado por meio de testes comportamentais, e é importantíssimo para conhecer o candidato, como ele reage a diferentes situações e se ele se adequa a cultura da empresa.
3 – Contratar pessoas que não estão alinhadas com a cultura da empresa
Contratar alguém que esteja totalmente deslocado da cultura organizacional da empresa vai dar um certo trabalho e em alguns casos, pode vir a não dar certo mesmo.
É por isso que é legal ter bem definidos os pontos a serem avaliados para saber se um candidato está ou não alinhado com isso.
4 – Descrição inadequada da vaga
Na hora de divulgar uma vaga, é imprescindível descrever especificamente do que se trata e o que se espera do profissional que irá ocupá-la, sem esquecer das hard e soft skills, ou seja, das competências técnicas e habilidades comportamentais.
O anúncio precisa ser bem direcionado, para que já ocorra uma filtragem de pessoas e você não perca muito tempo com entrevistas que não vão levar a nada.
5 – Falta de responsabilidade com o processo seletivo
Colocar uma pessoa competente para exercer a seleção, cumprir os horários agendados para entrevistas, comunicar-se de forma clara com os candidatos, tudo isso reflete como sua empresa é.
Se você quer encontrar alguém qualificado e que esteja alinhado com a cultura da empresa, precisa saber mostrar isso já na etapa de seleção. Precisa transparecer mesmo responsabilidade, organização e competência.
E aí, conseguiu solucionar as suas dúvidas sobre o assunto?
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, envie nos comentários e vamos conversar sobre o assunto!
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