Como você descreveria a cultura organizacional da sua empresa? Ela está clara para sua equipe e para os seus clientes?
Se você ainda é do grupo de empresários que não liga para o assunto, então é melhor começar a abrir a mente. Uma cultura organizacional consolidada contribui para o alto desempenho e engajamento da equipe de trabalho, impactando na produtividade e no alcance dos objetivos e metas.
A cultura da empresa vai influenciar as contratações, definir a forma de trabalhar, decidir quem fica e quem sai da equipe, dentre várias outras situações. Ela diz respeito à essência de um negócio.
O que é Cultura Organizacional?
Quando falamos em cultura, falamos de algo que é compartilhado por um grupo de pessoas. Esses fatores podem se manifestar de diferentes formas, seja nas ações, no modo de vivenciar a rotina, na linguagem, na forma de se vestir, dentre outras.
A Cultura Organizacional de uma empresa é o conjunto de valores e princípios que rege a sua atuação interna e externa. Ela determina como um negócio se organiza, como ele se posiciona e como lida com colaboradores e clientes.
Fazem parte da cultura organizacional, os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas de funcionamento. Esses valores podem variar de acordo com o ramo de atuação e convicções de fundadores e líderes.
Pesquisadores da área afirmam que a cultura organizacional está pautada em 7 características principais: Inovação, atenção aos detalhes, orientação para resultados, orientação para pessoas, orientação para as equipes, agressividade e estabilidade. Sendo que, a cultura é definida, portanto, pela forma como os colaboradores percebem essas características, ou seja, como eles reconhecem e vivenciam os valores do negócio.
Componentes da cultura organizacional
A cultura organizacional é dividida em três níveis, veja:
- Artefatos – o que vemos: é a camada mais exposta da cultura organizacional, onde se encontram as características mais facilmente percebidas. Nesse nível estão o organograma da empresa, sua hierarquia, grau de formalidade, padrões e símbolos que indicam a sua cultura.
- Valores compartilhados – o que eles dizem: é uma camada mais profunda do que os artefatos, compreende valores que estão imperceptíveis, mas que ditam o funcionamento do negócio. Aqui estão valores fixados pelos fundadores como a filosofia da empresa, suas normas e valores que justificam o trabalho que ela realiza.
- Pressupostos – o que eles acreditam: é uma camada ainda mais profunda e funciona como o coração da organização, ou seja, é tão intrínseca na forma de trabalhar, que não pode ser mudada. Nesse nível estão sentimentos, crenças inconscientes e o propósito.
Tipos de cultura organizacional
Agora que já sabemos o que é a cultura organizacional e quais as suas camadas, é hora de entender os principais tipos existentes.
Essa teoria foi criada pelo filósofo e escritor Charles Handy e é a mais aceita para identificar os tipos de cultura organizacional existentes. Ele as divide em 4 modelos:
- Cultura de poder
São empresas que concentram a liderança em uma única pessoa, que pode ser o gerente, diretor geral ou o próprio dono. É um tipo de cultura organizacional comum em pequenos negócios.
As decisões são tomadas a partir dessa centralização do poder e influenciam a atuação de toda a equipe.
- Cultura de papéis
Nesse modelo, a organização é orientada por regras, com cargos e funções definidas. O poder é determinado pela posição de uma pessoa dentro da estrutura organizacional.
Geralmente, são empresas com hierarquia, mas que funcionam de forma mais burocrática.
- Cultura das tarefas
Nesse modelo, o foco está nos projetos e o poder é de responsabilidade de quem tem capacidade de resolver os problemas. Ou seja, pode ser montada uma equipe especialmente para tratar de um problema.
É um tipo de cultura organizacional bastante flexível, com possibilidades de mudanças e liberdade para trabalhar com criatividade.
- Cultura de pessoas
Coloca o colaborador em primeiro lugar, independentemente do cargo que ele ocupa. Busca sempre ouvir o que as pessoas têm a dizer e cultiva uma política de valorização e incentivo das pessoas.
Além dos tipos, uma cultura organizacional ainda pode ser considerada como forte, fraca, adaptativa ou conservadora.
Por que adotar uma cultura organizacional?
A adoção de um modelo de cultura organizacional pode promover uma série de benefícios à empresa, especialmente a longo prazo. Veja:
- Com consciência da cultura organizacional da empresa, colaboradores devem agir para alcançar resultados gerais e individuais, contribuindo para o alcance de objetivos concretos;
- Atração e retenção de pessoas talentosas. Pessoas são movidas por valores e propósitos e quando a empresa tem isso claro, é mais fácil de gerar identificação e aumentar as chances de construir uma equipe com talento e entusiasmo;
- Muito mais facilidade para recrutar novos colaboradores, afinal, quem não estiver alinhado com a cultura da empresa, pode ser facilmente dispensado;
- Melhora a reputação da marca, isso porque, um lugar onde existe uma cultura organizacional forte e os colaboradores se sentem motivados e engajados, consegue transparecer isso para o mundo;
- Aumento da produtividade e da lucratividade, que é o que todas as empresas buscam.
Como implementar uma cultura organizacional?
Como você deve ter percebido, uma cultura organizacional vai sendo construída desde a ideia inicial do negócio, ela é carregada de valores, propósito, formas de administrar, e muito mais. Mas, é possível consolidar isso por meio de um processo de implementação.
Todas as informações a serem levantadas devem considerar a forma como a empresa já atua e deve passar pelas etapas:
1 – Definição de valores – quais são os princípios e valores que regem o negócio? São eles que direcionam os objetivos da empresa. Caso não os tenha claros, faça uma avaliação geral. Lembre-se de considerar o perfil da equipe e dos fundadores da empresa.
2 – O Departamento de RH deve analisar as informações levantadas e formalizar isso em um documento que fique acessível a todos os colaboradores. Além disso, cabe campanhas para divulgação da cultura organizacional.
3 – Transforme os valores em ações a serem inseridas no dia a dia, de modo que a equipe entenda e vivencie as condutas, posturas e valores dessa cultura. Isso também deve ser inserido na política de contratações, no plano de carreira e na realização de capacitações e treinamentos.
4 – Foque em criar um time coerente. A partir do momento em que a cultura organizacional está estabelecida, quanto mais alinhado o seu time estiver, mais motivado e produtivo ele será.
5 – Monitore os impactos. É legal ter na ponta do lápis todos os impactos gerados pela mudança para acompanhamento e, caso seja necessário, é possível aprimorar e melhorar a cultura. Uma forma legal de avaliar isso é apurando como está o clima organizacional.
Grandes empresas se destacam pela cultura organizacional
Twitter, Google, Netflix, Apple e Facebook são empresas renomadas e que se preocupam muito com a cultura organizacional. Todas elas têm práticas conhecidas mundialmente, que prezam pela colaboração, abertura para a criatividade e valorização de seus colaboradores.
Esperamos que este conteúdo ajude sua empresa a aprimorar a cultura organizacional e conquistar mais espaço no segmento de atuação.Para conferir mais conteúdos como esse, navegue pelo Blog da Conteúdo Conecta. E não esqueça de dar aquela passadinha no nosso site para saber mais sobre nosso trabalho como Agência especialista em Marketing Digital.