Como você já deve saber, o nicho se refere a uma fatia do mercado onde a empresa define a sua atuação, como por exemplo, a fatia da beleza, dos games, da decoração, da gestão de empresas, do marketing, e assim por diante.
Mas, o que é o subnicho? O subnicho é uma segmentação mais refinada do nicho, uma parte menor dessa sessão de mercado. Seriam como fatias menores que atendem necessidades e preferências particulares que complementam o mercado maior.
Se você nunca parou para analisar e detalhar os subnichos do seu negócio, saiba que eles são importantíssimos na atuação da empresa e contribuem significativamente para melhorar os resultados. A seguir, nós explicaremos o porquê.
Qual a importância do subnicho para um negócio?
O subnicho é uma área que está dentro do nicho e a sua criação serve basicamente para atender aos desejos e necessidades que exigem soluções diferenciadas.
Pode ser, por exemplo, uma área que possui um percentual mais baixo de público, mas que não pode ter o poder de compra subestimado.
Quanto mais segmentado for o nicho do seu negócio, maior facilidade você terá para entender o seu público e criar conteúdos específicos para ele, que sejam mais assertivos ao anunciar o seu produto ou serviço.
Isso acontece porque ao identificar essas áreas e defini-las como subnichos, torna-se mais fácil de se comunicar com esses públicos específicos, afinal você os conhece e pode atender as suas dores, alcançando um nível mais alto de satisfação.
Ao invés de bater na mesma tecla, investindo apenas no nicho, sem a devida segmentação, você passará a ter a oportunidade de ganhar mais dinheiro e com mais rapidez.
Exemplos de nichos e subnichos
Para que tudo isso se torne mais claro para você, vamos exemplificar. Uma empresa pode atuar no nicho de negócios, mas dentro desse ramo, podemos ter várias segmentações como recursos humanos, finanças, administração, dentre outros.
Outro exemplo é que aqui na Conteúdo Conecta nós trabalhamos com Marketing Digital e dentro desse nicho atuamos em diferentes subnichos como marketing de conteúdo, marketing de produtos, inbound marketing, SEO, etc.
Ficou claro para você agora?
Grandes empresas do cenário atual, começaram atuando por meio de pequenos nichos que visavam atender as necessidades do seu público e com isso puderam se tornar o que são hoje. Um exemplo muito conhecido é a Amazon que iniciou o seu trabalho como um site para vendas de livros.
O diferencial dos serviços especializados
Compreender a importância da segmentação de negócio e colocá-la em prática, ajuda a atingir os diferentes públicos potenciais da empresa, e a partir disso, encontrar pontos onde se possa inovar na oferta de serviços especializados.
Sugerimos que faça a leitura do nosso post sobre o que é inovação, pois isso pode ajudar a entender como ela pode ser trabalhada na sua empresa. (linkar o post).
Uma especialidade é uma área onde o seu negócio tem grandes habilidades e conhecimento especial para atender uma finalidade. É um diferencial que você consegue apresentar em relação a outras empresas que atuam no mesmo nicho de mercado.
Quanto maior for o seu conhecimento e experiência em cada subnicho, maior facilidade terá em criar soluções especializadas para eles.
Exemplos de serviços especializados
Você já ouviu falar no serviço de rodízio de pizza a domicílio? Nele, a empresa contratada leva todos os equipamentos necessários até a casa do cliente e lá prepara o rodízio para seus convidados, com cardápio personalizado de acordo com os gostos do cliente.
Isso proporciona uma experiência única com um conceito diferenciado.
Quem contrata esse tipo de serviço são pessoas que preferem eventos no conforto de casa, sem problemas com locais lotados e sem a necessidade de reservas de mesa ou de estacionamentos.
O que a empresa fez foi identificar um subnicho onde os clientes tinham necessidades específicas e criou uma solução para suprir isso, estabelecendo uma conexão direta com eles.
As vantagens de atuar com esses nichos específicos é que você pode focar em soluções que empresas de nichos maiores não conseguem atender.
Aqui na Conteúdo Conecta, nós focamos na criação de serviços especializados em Marketing Digital para atender as necessidades específicas de cada negócio, considerando seus nichos e subnichos. Cada estratégia é pensada de acordo com o público em potencial para assim gerarmos resultados efetivos.
Você conhece algum outro exemplo bacana de empresas que souberam inovar para atender um subnicho, criando serviços especializados?
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