Entenda a importância da estruturação correta do departamento de vendas...

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Quando falamos em organização do departamento de vendas, muitos ficam espantados. Sabe por quê? Essa não é uma tarefa fácil. Torna-se ainda mais difícil quando falamos de empresas de pequeno e médio porte.

Mas calma, não iniciamos este texto com o objetivo de te fazer ficar preocupado, ao contrário, temos o propósito de trazer uma solução eficiente que pode definir o sucesso da sua empresa. Sentiu o tamanho da nossa responsabilidade?

Brincadeiras à parte, a estruturação e organização do departamento de vendas deve ser feito para que o vendedor tenha a possibilidade de exercer sua função com maestria. Se dedicando exclusivamente à prospecção de novos clientes, negociação e fechamento de vendas.

Alerta: Este não é um texto baseado na técnica pré-histórica de vendas, a Cold Call. Vamos falar de vendarketing, inside sales e outros mecanismos atualizados e avançados de vendas.

Vamos entender os atuais conceitos de venda?

Antigamente (e ainda nos dias de hoje), é comum a utilização do Cold Call. Que consiste em ligar para diversas pessoas, que não tiveram contato com o vendedor antes, na tentativa de convencê-los a comprar certo produto ou serviço.

Esse recurso, que já deveria ter caído no esquecimento, pode ser associado ao telemarketing. Sabe quando a empresa de telefonia te liga e tenta convencer a contratar um plano? Essa técnica só causa aborrecimento e gera um número baixíssimo de vendas. Sem contar o custo de RH que esse processo gera para os cofres da empresa.

Hoje em dia, temos apostas mais certeiras para o departamento de vendas. Recursos que são menos invasivos e que trazem resultados ainda mais eficientes para seu negócio. Confira só:

Inside Sales: são vendas que se aproveitam das facilidades tecnológicas, como a internet e o telefone, para contatar os leads e vender. Essa é uma ótima estratégia para PMEs, pois é possível reduzir custos com deslocamento e aumentar a produtividade.

Vendarketing: tem como intuito unir os departamentos de marketing e vendas, agrupar os objetivos para que possam alcançar os resultados positivos que a empresa tanto espera. É basicamente a explicação que repassaremos com mais detalhe nos parágrafos abaixo.

A gestão de vendas

Em empresas de pequeno e médio porte, geralmente nos deparamos com uma realidade diferente da apontada por estudos. Não é possível fazer a separação, por exemplo, entre um time de pré-venda e os vendedores. A estrutura de pessoal é bem compacta e precisa ser adaptada de acordo com o efetivo atual da empresa.

Muitas vezes para desempenhar tal função, são destinados um ou dois funcionários. Por isso, o ponto chave desse processo de gestão de vendas em equipes muito pequenas, é ter esse pessoal bem capacitado e alinhado com os objetivos da empresa.

Também precisam ter um bom relacionamento com o setor de marketing ou com a agência terceirizada, pois são eles que irão indicar e repassar os clientes em potencial a serem prospectados. Essa boa convivência gera bons frutos e que só favorecem a empresa.

Nas PMEs, os vendedores vão desempenhar múltiplas tarefas. No cargo de pré-venda, vão receber os leads (clientes em potencial) do marketing e complementar a segmentação desses clientes por meio de bate-papos. Depois selecionam os grupos de leads que estão prontos para finalizar a compra e aqueles que ainda precisam voltar para a etapa de nutrição.

Assim, quando forem encarar a tarefa de vender, esses contatos que estão prontos não vão querer perder tempo sendo educados sobre as soluções dos seus produtos ou serviços. O que pode levar a uma venda assertiva. Este processo de segmentação se torna mais eficaz e produtivo.

Processo de vendas focado no cliente

Quando nos pautamos nas necessidades dos leads, os resultados são mais eficazes. Uma empresa que quer obter o sucesso precisa levar em consideração que o processo de vendas deve ser centrado no cliente e não no vendedor.

Aqui é preciso elaborar estratégias com o intuito solucionar as necessidades daqueles que compram de você. Este pode ser o ponto que faltava para seu faturamento decolar. Mas para que isso aconteça, é preciso que se inicie uma mudança na cultura da organização, além de essencialmente:

  1. Conhecer o seu cliente. Entenda seus hábitos, costumes, desejos, poder aquisitivo e histórico do funil de vendas.
  2. Saber quais são seus desejos e necessidades. Os clientes sempre tem um problema a resolver, uma demanda de consumo, e você precisa ter uma solução para oferecer, algo que seja útil e agregue valor.
  3. Ter uma equipe capacitada. Os vendedores precisam estar alinhados com as estratégias e precisam estar com uma linguagem afinada sobre os produtos/serviços da empresa. Investir em capacitação, cursos e palestras faz toda a diferença. Afinal, o esforço é permanente e a motivação e envolvimento também devem ser.
  4. Promover conteúdos que geram autoridade. Você sabia que grande parte do seu processo de vendas está alocado na resolução de conflitos/problemas dos clientes? Quando você faz a nutrição com qualidade, dedicação e promove materiais de relevância, esse cliente quando chega à última etapa do funil de vendas está mais maduro e a venda torna-se ainda mais fácil.

Este é um dos motivos pelo que o marketing necessita estar atrelado ao mecanismo de vendas. Pois ele é o gatilho inicial pelo qual o lead começará a buscar uma solução para o seu problema, ao fim, compreenderá que sua empresa é a solução que ele tanto procurava.

Quer convencer seus clientes de que sua empresa é a solução?

Ter um departamento de vendas organizado é um grande passo para o sucesso do seu negócio. Como mostramos a importância dele trabalhar em conjunto com o marketing, também vai ser necessário implementar este departamento ou contratar uma agência qualificada.

A vantagem do marketing, é que ele não precisa necessariamente estar alocado diretamente na sua empresa. Uma agência terceirizada poderá atender às suas necessidades, o que minimiza os custos, já que não é uma contratação de funcionário, e ela estará sempre à disposição e com as soluções mais viáveis para o crescimento da organização.

Agências de marketing digital conhecem na prática os resultados efetivos de se investir em conteúdos relevantes para criar autoridade, trabalhar o funil de vendas, divulgar a sua empresa para a conquista de mais leads e entendem como os resultados podem ser superiores ao serem feitos em conjunto com os vendedores.

Saiba que a Conteúdo Conecta conta com profissionais especialistas e que podem efetivar resultados positivos para sua empresa. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe esse artigo…

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Inscreva-se e receba nossas novidades

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise gratuita de suas Redes Sociais ou Website.
Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Análise Gratuita

LEIA TAMBÉM…

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

03set

Resumidores de texto são a nova tendência na escrita digital. Eles exigem pouco conhecimento técnico e geram resultados concisos para os usuários em questão de…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…

02ago

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital mais eficazes para destacar sua instituição no mercado e aumentar…