O que avaliar antes de contratar uma empresa de marketing?

A imagem que uma marca ou empresa transmite pode ser positiva, negativa ou ser neutra, não causar nenhuma sensação na audiência.

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Vivemos uma era em que temos inúmeros especialistas que podem atender as empresas, no entanto, muitas continuam errando ao contratar profissionais desqualificados para fazer o seu serviço de marketing. Muitas das vezes a culpa é da ilusão de quem contrata e não de quem engana, pois sabemos o quanto a maioria busca por coisas fáceis, rápidas e muito baratas e nisso acabam se estrepando.

Tal atitude pode trazer consequências sérias a longo prazo, como perder clientes, projetar uma imagem negativa e isso, acarretar uma queda no faturamento ou, no pior cenário, levar sua empresa à falência.

Por isso, contratar uma empresa de marketing séria e com boas referências ajudará muito a melhorar a imagem do seu negócio. Na maioria das vezes, contar com a ajuda de profissionais especializados para construir essa presença no mercado, é a melhor solução para ver seu negócio evoluir.

Agências de marketing, como a Conteúdo Conecta, por exemplo, focam em resultados e trabalham de acordo com as necessidades e objetivos de cada um de seus clientes de maneira personalizada. Se você já está decidido a contratar esses serviços, mas tem alguma dúvida, esse texto é para você!

REFERÊNCIAS DA AGÊNCIA NO MERCADO

O primeiro e um dos mais importantes pontos, é pesquisar sobre o histórico e a reputação da agência. Faça um levantamento do seu tempo de mercado, conheça os profissionais que compõem o time e averigue seus clientes.

Após ter esse breve conhecimento, saiba quais são os cases de sucesso, ou seja, as campanhas de marketing que trouxeram resultados que os clientes desta agência obtiveram. Um exemplo é averiguar se a empresa ganhou alguma autoridade dentro do segmento em que atua.

Outro fator que muitos esquecem de avaliar são as certificações. As agências de marketing digital ao longo do tempo são reconhecidas por seu trabalho e credibilidade. Então, recebem certificados da RD Station e Google, que atestam a confiança nos serviços prestados por tal agência.

AVALIAR O TEMPO DE RESPOSTA

Pediu um contato de um especialista ou solicitou um orçamento para uma agência há 1 semana e ainda não foi respondido? É preciso reavaliar os quesitos que são importantes antes de estabelecer essa parceria, pois isso já é um indício de como será a comunicação e a atenção que essa empresa prestará para a sua.

Não se esqueça de avaliar o tempo de resposta da empresa, mesmo se for para tirar uma dúvida, além de sentir como será tratado por um consultor. Podemos afirmar, com experiência, que esse é um termômetro preciso de como será o tratamento de quando você for cliente da empresa.

No mais, atente-se se todas as suas dúvidas foram respondidas e se a agência demonstrou que seu negócio é importante para eles, ou seja, te ofereceu um atendimento profissional e personalizado e não está apenas atrás de mais uma conta para bater a meta. Lembre-se que uma boa agência, tem uma excelente gestão e lida bem com seus leads e clientes.

CUSTO-BENEFÍCIO

Pode ser que você já tenha pensado que o serviço de marketing não é tão barato e talvez não devesse ser prioridade. O que precisa ser considerado, porém, é o custo-benefício desse investimento. Avalie o que será entregue.

Veja só, ao contratar uma agência, ela será a responsável por fazer sua empresa alcançar seus objetivos, sejam eles: aumentar o faturamento, se tornar uma autoridade no segmento atuante, fidelizar clientes e educar o mercado, por exemplo. Agências boas não prometem resultados, elas prometem que trabalharão duro e usarão a experiência da equipe para atingi-los! Preste bem a atenção neste ponto e entenda bem como será o escopo de trabalho, evitando se iludir com falsas promessas. Lembre-se que no marketing, principalmente no digital, o sucesso não vem antes do trabalho e não existem mágicas.

Toda empresa já avaliou a ideia de montar uma equipe interna de marketing. Em alguns casos pode funcionar, dependendo do tipo de segmento que a empresa atua. Antes de iniciar esse planejamento, é necessário avaliar o investimento e comparar com a terceirização do serviço com uma agência. Lembre-se que será necessário investir na estrutura de um departamento, contratar profissionais especializados, treinar, alinhar a equipe e aguardar os resultados. Já, no caso de terceirizar o serviço, você contará com um suporte completo – redator, designer e analista – sem precisar se preocupar com a contratação individual desses profissionais, entre outros custos como rescisões contratuais, processos trabalhistas, e claro, o mais importante, o seu tempo dedicado para contratar e gerenciar todo esse pessoal.

Dessa forma, torna-se mais interessante contratar uma agência de marketing comprometida com seus resultados e sucesso. A dedicação para eleger uma é feita uma vez. Além disso, empresas especializadas, como as agências, estão sempre atualizadas de acordo com as novidades do mercado, o que pode trazer uma grande vantagem competitiva para seu negócio em relação aos seus concorrentes.

OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO

Já imaginou ter uma equipe completa mantendo contato com seus clientes, dando a atenção necessária e assessorando-os em todas as dúvidas?

Além, é claro, de interagir e comunicar melhor com seus leads e trazer ainda mais resultados para o seu negócio. Já parou para pensar no tempo que se leva para criar e manter essa comunicação assertiva e constante?

Atualmente, poupar tempo tem se tornado necessário para o sucesso das empresas. Portanto, ter uma empresa que tome conta de toda sua comunicação, a fim de gerar resultados satisfatórios, faz toda diferença no final do mês. Afinal, você empresário se dedica em fazer a administração macro do negócio, enquanto a agência cuida da imagem e comunicação dela, ou seja, uma fração do todo que uma empresa precisa fazer.

As agências são especialistas em tornar a comunicação com seus potenciais clientes muito mais certeira e contínua. Além disso, atualizam constantemente seus canais de venda com ofertas e outras estratégias de conteúdo. Ou seja, estão empenhadas em criar a autoridade da sua marca no mercado.

Vale ressaltar que contratar uma agência significa que ela e sua empresa precisam andar juntos para alcançar suas metas. Por isso, certifique-se de que seus objetivos com essa contratação estejam de acordo com que a contratada possa entregar.

HORA DE CONTRATAR

Agora que você conheceu as vantagens de se contratar uma agência de marketing, pode surgir aquela dúvida: como escolher a melhor agência de marketing para o meu negócio?

Para ajudar você, frisamos 4 passos essenciais. Preste atenção nos seguintes itens que precisam ser pesquisados e avaliados:

  • Método de trabalho da agência

Hoje em dia existem diversas formas de se trabalhar com marketing. Busque referências de comunicação, ideias e apresente-as à empresa de marketing cogitada, a agência ficará encarregada de fazer das suas ideias um sucesso.

Em um primeiro momento, a agência analisará seu negócio e objetivo, para a partir disso instruí-lo a respeito da melhor forma de trabalhar com o que você propôs. Lembre-se, para que haja um consenso entre as ideias e estratégias que você imaginou e as que foram propostas, o diálogo é fundamental.

  • Profissionais capacitados

Especialização é essencial e precisamos destacar essa parte. Por isso, procure saber mais sobre os colaboradores da empresa que você está considerando contratar. Uma agência não é nada sem profissionais capacitados e com uma boa bagagem estratégica e criativa.

Converse com eles, questione sua forma de trabalhar e pensar o marketing ou outras questões que sejam importantes para você. Não hesite em questionar os responsáveis pela empresa, uma vez que os profissionais devem estar cientes do que você precisa.

  • Reputação da agência e suas mídias digitais

Quem nunca procurou as avaliações de um produto ou serviço em sites de busca, não é mesmo?

Aqui vale a mesma proposta. Pesquise a agência em redes sociais, sites, blogs, buscadores e etc. Verifique se ela consegue manter positiva a própria imagem, por meio de comentários e avaliações. Veja se a empresa tem a tal prova social, ou seja, depoimentos dos clientes dela falando e indicando o serviço, assim como fizemos no fim deste artigo. Esse é um bom indicador para saber se a agência conseguiria manter a imagem da sua empresa. Não pule esta etapa, ela fará toda a diferença em sua decisão final.

  • Depoimentos de clientes

Nesta etapa, você precisará de paciência e tempo para pesquisar depoimentos de clientes reais. Se possível, converse com eles. Ao falar com essas pessoas, busque saber como é a interação da agência com seus clientes, se ela é aberta a ideias, discussões e qual a eficácia de retorno da empresa quando necessário.

Não tenha vergonha, nem deixe esta etapa de lado. Conhecer a experiência de outros clientes pode fazer toda a diferença ao colocar na balança a imagem que ela transmite e a experiência que proporciona.

ESCOLHA O MELHOR PARA SUA EMPRESA!

Aqui neste texto, ficaram várias sugestões para que você possa ter consciência da empresa que estará contratando. Foram passadas dicas e quase um passo a passo para você se guiar durante a fase de análise.

Se precisar de ajuda nessa nova fase, conte com a Conteúdo Conecta! Estamos à disposição para sanar suas dúvidas e conhecer seus projetos. Entre em contato conosco para nos conhecermos melhor!

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