Você sabe que tipo de emoção as cores das marcas despertam?

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Assim como o nome, as cores do logotipo e a forma como elas são trabalhadas são desenvolvidas para gerar emoções.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Você tem dúvida na hora de escolher as cores certas para a criação da sua marca? Já se perguntou que tipo de sentimento gostaria de despertar? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas ou é apenas um curioso sobre o assunto, continue lendo este artigo para descobrir que tipo de emoção as marcas despertam por meio das suas cores.

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Assim como o nome, as cores do logotipo e a forma como elas são trabalhadas são desenvolvidas para gerar emoções – que podem causar um efeito neutro, negativo ou positivo. Se o efeito for positivo, você pode atrair seu potencial cliente logo no primeiro contato com a marca.

Estudos de neuromarketing sobre a psicologia das cores apontam que a cor é responsável por 85% da razão pela qual decidimos consumir o produto, serviço ou conteúdo de determinada marca.

Por isso, antes de você definir a paleta de cores do seu logotipo e tornar sua marca reconhecida e memorável no mercado, confira as nossas dicas e entenda como funciona a psicologia das cores!

Para entender o tipo de sensação que uma marca é capaz de provocar, é necessário estudar e analisar o significado das cores. É a partir disso que os designers, por exemplo, conectam as cores da marca ao produto ou serviço oferecido.

COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DAS CORES

As cores têm grande influência nas nossas vidas e nas escolhas que fazemos todos os dias, seja para comer, vestir ou comprar um produto. O estudo da psicologia das cores mostra que empresas que têm mais conhecimento sobre o significado das cores vendem mais. Antes de saber o significado de cada uma, conheça os principais efeitos das cores nas nossas decisões.

OS 4 PRINCIPAIS EFEITOS DAS CORES

Efeito biológico

Você sabia que as cores afetam até mesmo o nosso organismo? Pesquisas apontam que as cores verde e azul suaves fazem com que nosso corpo produza mais substâncias químicas que relaxam e tranquilizam. O vermelho, por outro lado, aumenta nossa frequência cardíaca e estimula a fome.

Efeito emocional

As cores influenciam também o nosso humor. O amarelo, por exemplo, desperta alegria, otimismo. Já a cor cinza, quando em excesso, pode causar um efeito contrário, gerando um estado deprimido.

Efeito psicológico

A cor também produz efeitos como a memorização e o reconhecimento. As abas e as chamadas do site Globo.com, por exemplo, são separadas por cores e cada uma representa uma editoria. Quem já é familiarizado com o site, quando quer ler uma notícia de esportes, automaticamente procura a sessão verde.

Efeito cultural

As cores estão muito ligadas às tradições culturais, que também geram uma influência bastante grande no nosso cotidiano, desde a infância. Um exemplo claro, mas que gera controvérsias, é a tradicional associação da cor azul para menino e rosa para menina. Já a cor preta é muito associada ao luto e a composição de verde, azul e amarelo remete, aos brasileiros, à bandeira do Brasil.

Após a leitura deste artigo, leia também:

Depois de conhecer os 4 principais efeitos das cores, está na hora de descobrir o significado de cada uma e o tipo de emoção que é possível despertar por meio das cores. Vamos lá?

Qual o significado das cores?

Azul: gera confiança, tranquilidade e calma, traz sensação de ordem, paz e lealdade. É uma cor muito utilizada no marketing.

Grandes empresas de redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, utilizam a cor azul em suas marcas. Além dessas instituições, empresas financeiras usam a cor azul para inspirar estabilidade e credibilidade.

Azul-claro: traz sensação de frescor e higiene, além de produtividade e sucesso. Por isso, é muito utilizada para representar marcas de empresas ligadas a saneamento, meio ambiente e limpeza.

Azul-escuro: sugere confiança e segurança. É utilizada em negócios corporativos por para transmitir mais credibilidade para a marca. Além disso, representa ordem, contentamento e lealdade.

Vermelho: é a cor que representa o fogo, o sangue, o amor. Traz sensação de energia, vitalidade, força, poder, aventura e excitação. O vermelho se relaciona diretamente ao prazer e à fome, pois desperta o apetite.

Geralmente é a cor utilizada por empresas alimentícias, como McDonald’s e Bob’s, e por marcas que sugerem energia e aventura, como a Coca-Cola. Além disso, o vermelho é utilizado em campanhas de liquidação, a fim de chamar mais atenção.

Amarelo: quando é utilizado sozinho, desperta a ideia de otimismo, esperança, entusiasmo e acolhimento. Também é usado quando se quer chamar a atenção. Normalmente é usado nas vitrines das lojas para despertar interesse dos clientes. Além disso, a cor amarela representa cuidado, cautela e parada.

Verde: está relacionado à natureza e ao meio ambiente. Suscita saúde, harmonia e equilíbrio. O verde é bastante utilizado por empresas que desejam levantar a bandeira da sustentabilidade.

Laranja: uma cor mais vibrante, amigável, evoca energia, alegria e desperta criatividade, além de ajudar a atrair mais clientes. Excelente opção para criar Call to Actions (chamadas para a ação) como: Vagas Limitadas! Compre Agora!

Cinza: cor neutra, calma, o cinza sugere equilíbrio, profissionalismo e responsabilidade. Costuma ser usada como coadjuvante, para fazer combinações com cores mais brilhantes, a fim de realçar as cores quentes e frias.

Marrom: expressa seriedade, elegância e sofisticação. A cor da terra e da madeira, por ser ligada à natureza, é bastante utilizada em decoração de ambientes interiores. Além disso, representa conforto físico e simplicidade.

Pink: expressa modernidade e extravagância. Muito usada para chamar a atenção dos expectadores. Desperta o desejo de compra dos clientes por representar inovação e originalidade.

Rosa-claro: remete à inocência, delicadeza, proteção e ao romantismo. Representa a beleza e pureza do universo feminino. Também é muito comum ser avistada em esmalterias e estéticas.

Branco: o branco evoca neutralidade, pureza, limpeza e tranquilidade. É uma cor utilizada também na composição das demais cores das marcas. Cor muito usada no ambiente de lojas para aparentar amplitude.

Preto: expressa poder, força e luxo. Também remete a mistério e à memória emocional. Usada em empresas de moda e joalherias, por ser uma cor que desperta sofisticação, superioridade e confiança.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a sensação que as marcas são capazes de despertar por meio de suas cores e os significados de cada uma delas, fica mais fácil aplicá-las de acordo com a personalidade da sua marca e o que tipo de mensagem que você deseja transmitir para seu público-alvo.

Sabendo disso, você estará muito mais preparado para impactar e encantar seus clientes, tornando sua marca memorável e reconhecida no mercado.

Deseja desenvolver uma marca de sucesso, embasada nas necessidades do seu público-alvo e que tenha total relação com a cara da sua empresa? Converse conosco!

Para elaborar um logo, nós estudamos seu negócio e o mercado de competidores, a fim de entregar à sua marca o sentimento que você deseja despertar em seus clientes. Somos especialistas em desenvolvimento de marcas e podemos trazer o melhor resultado para o seu negócio. Entre em contato!

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

03set

Resumidores de texto são a nova tendência na escrita digital. Eles exigem pouco conhecimento técnico e geram resultados concisos para os usuários em questão de…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…

02ago

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital mais eficazes para destacar sua instituição no mercado e aumentar…