CRIAÇÃO DE PERSONA

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Criação de Persona

Em uma realidade em que cada consumidor deseja ser tratado como único, é preciso conhecer detalhes sobre seu atual cliente e potencial consumidor que estará comprando da sua marca.

O que é persona?

Persona é um personagem semi-fictício que traz características detalhadas de um cliente ideal.

Diferença entre público-alvo e persona

Definir um público-alvo já não é suficiente, pois trata-se de uma definição social, econômica e demográfica, dados esses bem abrangentes, generalistas, que contém, em sua maioria, somente informações sobre: gênero, formação, estado civil, idade, região, muito pouco para criar conteúdo e ser assertivo na comunicação para àquelas pessoas que podem consumir o seu produto/serviço. A personalização da mensagem só pode ser eficaz quando se sabe, com detalhes, quem irá recebê-la, e isso só se tem com a formação de uma persona.

Já a persona é uma representação do perfil do cliente ideal para o seu negócio, é mais restrita e assertiva. É criada a partir de dados reais sobre comportamento e características de quem já é seu cliente, traz dados mais específicos, como: hobbies, valores, dúvidas, dores, interesses, ambições, estilo de vida, hábitos de consumo, além de dados mais exatos sobre idade, cidade/bairro, profissão.

Com a junção dos dados, a persona criada, chegará a um resultado mais ou menos nessa estrutura:

Exemplo de persona

Paulo Henrique, solteiro, 29 anos, é engenheiro civil formado há 2 anos e é um empreendedor autônomo. Tem o desejo de se desenvolver profissionalmente e acha que isso pode ser feito por meio de um mestrado fora do país, afinal, adora viajar e sempre quis fazer um intercâmbio. Pensa: “nada melhor do que poder unir o útil ao agradável”. Paulo está à procura uma agência que o ajude a encontrar universidades que aceitam alunos estrangeiros.

Viu só? Essa é a idealização completa do perfil do seu cliente em potencial. Conhecendo seus desejos e tendo soluções para os problemas, fica muito mais fácil atraí-lo com seu conteúdo e fechar negócio, afinal, sua marca se tornou uma autoridade naquele assunto.

Percebeu como isso faz toda a diferença na hora de produzir conteúdo para atingir seus clientes e potenciais consumidores de seu produto ou serviço?

Existem muitas possibilidades para conhecer melhor o target, principalmente porque temos as redes sociais, onde consegue-se extrair informações valiosíssimas e assim se comunicar de forma mais assertiva com a audiência.

A Conteúdo Conecta, uma agência de marketing que sabe fazer personas, considera os dados dos seus clientes reais e potenciais para definir as personas ideais para seu negócio. As informações sobre esses perfis serão úteis para definir as estratégias e operações de marketing da comunicação da sua empresa.

Passe sua mensagem diretamente para o perfil que interessa à sua marca.

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