Diferenças entre Hard Skills e Soft Skills

Entenda o que são as Soft Skills e as Hard Skills e como são usadas na contratação de pessoas.

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De uma forma bem simples, para que você tenha um entendimento imediato da diferença, Soft Skills são habilidades ou competências comportamentais e Hard Skills habilidades ou competências técnicas.

Uma clínica que vai contratar um veterinário, por exemplo, pode avaliar suas competências técnicas (hard skills) por meio de documentos que comprovem a sua formação acadêmica, especializações e experiências profissionais. Mas, só saberá se ele leva jeito e tem afinidade com os animais, se é paciente, amoroso e cuidadoso com os pets, se observar o seu comportamento (soft skills).

As Hard Skills, apesar de o termo parecer novo, já são utilizadas há muito tempo. Enquanto isso, as Soft Skills são mais atuais e combinam mais com as novas expectativas que as empresas vêm tendo com relação ao perfil dos seus colaboradores, principalmente por conta das mudanças recentes do mercado de trabalho.

Compreender o significado dessas expressões é importante tanto para empresas quanto para quem está em busca de uma vaga. Então, bora saber um pouco mais sobre elas?!

O que são Hard Skills?

São as qualificações profissionais que podem ser facilmente identificadas e quantificadas. Elas geralmente são mencionadas nos currículos e podem ser comprovadas com a apresentação de diploma, declaração, teste de conhecimentos, dentre outras formas.

Hard Skills compreendem aqueles conhecimentos que podem ser aprendidos por meio de cursos, workshops e treinamentos, podendo ser conceituados como aptidões técnicas do profissional, ou seja, tudo aquilo que geralmente é colocado como tópico em um currículo.

Vamos a alguns exemplos:

  • Conhecimento em língua estrangeira;
  • Operação de máquinas;
  • Domínio de ferramentas;
  • Programação de softwares;
  • Cursos técnicos;
  • Diploma de graduação;
  • Edição de vídeos;
  • Gestão de redes sociais;
  • Domínio de SEO;
  • Certificação em marketing de conteúdo.

Hard Skills configuram a forma mais antiga de avaliação de candidatos e têm perdido relevância no momento da contratação, já que são consideradas como habilidades que o candidato ao se tornar funcionário pode adquirir se for treinado internamente ou se fizer um curso, o que não ocorre com as Soft Skills.

O que são Soft Skills?

São características que podem ser classificadas como competências ou habilidades, relacionadas ao comportamento ou ao jeito de ser da pessoa. Estão totalmente vinculadas à personalidade e às experiências vividas. 

Elas são parte de toda a experiência psicossocial, sendo habilidades que não podem ser ensinadas a alguém, pois faz parte da essência do indivíduo. 

A principal diferença que as Soft Skills apresentam em comparação às Hard Skills, é que elas são difíceis de serem reconhecidas e quantificadas logo de início. Não há como apresentar um certificado de Soft Skills, por exemplo. Simplesmente porque são habilidades sociocomportamentais do candidato, ligadas às aptidões mentais e fatores emocionais.

Cresce muito a importância dada a esse tipo de avaliação de colaboradores, em empresas de todo o mundo, especialmente pela ideia de que não adianta contratar pessoas que sejam tecnicamente qualificadas, mas que não conseguem lidar com a pressão do dia a dia, que transferem responsabilidades e fraquejam diante de dificuldades ou que não se adequam ao trabalho colaborativo, em equipe.

Exemplos de Softs Skills:

  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Liderança;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Positividade;
  • Iniciativa;
  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Gestão do tempo;
  • Foco;
  • Bom humor;
  • Otimismo.

Essas são competências pouco citadas nos currículos e acabam sendo mais difíceis de avaliar. 

Muitas empresas realizam dinâmicas de grupo, testes ou entrevistas mais direcionadas para comprovar se o candidato possui as Soft Skills desejadas.

Deu pra sacar as diferenças entre os dois termos? Moleza, né!?

Como essas qualificações influenciam no dia a dia de um negócio?

Quando um colaborador não tem as Hard Skills necessárias para o desempenho do seu cargo, isso pode vir a comprometer o trabalho, assim como a falta de Soft Skills pode dificultar o relacionamento entre equipes, afetando o desenvolvimento dos projetos.

É importante que sempre exista um equilíbrio entre as Hard Skills e as Soft Skills. A seleção cuidadosa da qualificação dos candidatos impacta no desempenho, no clima organizacional, na gestão e andamento dos projetos, no gerenciamento de equipes e na construção de relacionamentos saudáveis dentro da empresa.

É legal saber que ambas as habilidades podem ser desenvolvidas e a empresa também pode investir no aprimoramento da sua equipe de trabalho, seja por meio de treinamentos corporativos, programas de capacitação, palestras educativas e etc.

Porém, no caso das Soft Skills, é importante saber que elas exigem um tratamento mais individual, que identifique o que precisa ser trabalhado em cada pessoa, pois como citamos lá no início, elas dependem das experiências individuais de cada um.

E aí, sua empresa está de olho nesse tipo de qualificação dos colaboradores? 

Caso não esteja, é melhor se atualizar! Com certeza, alcançar esse equilíbrio vai proporcionar muito mais fluidez no trabalho da equipe!

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