O marketing de conteúdo tornou-se essencial nas campanhas de marketing digital de todas as empresas.

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Afinal, quando alguém consulta a internet por uma solução, ela, inicialmente, realiza uma busca, uma pesquisa para ajudá-la a resolver um problema. E é, justamente, nesse momento que esse consumidor pode dar “de cara” com o conteúdo publicado por sua marca.

O consumidor já não é o mesmo de tempos atrás. As pesquisas apontam que cada vez mais as pessoas estão em constante consulta e também comprando pela internet e se sentindo seguras com essa prática. Em 2017, pela primeira vez, os moradores de grandes cidades dão preferência às compras pela internet e deixam os shoppings como uma segunda opção. É de fato uma grande mudança de hábito.

Porém, estamos falando da internet e aqui há muita concorrência. Portanto, sem uma boa estratégia de marketing de conteúdo, fatalmente o seu concorrente ganhará a atenção do usuário. E o que acontece? Nesse momento você acaba de perder mais uma valiosa chance de ter um cliente.

Como mudar esse cenário? O primeiro passo é entender por que o marketing de conteúdo é tão importante e como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas e se relacionar melhor com os potenciais consumidores de seu produto ou serviço. Vou explicar agora cada um desses pontos e ir além!

O que é marketing de conteúdo?

A internet é feita de conteúdo. Sempre que você entra na rede está em busca de conteúdo não importa em qual formato ele apareça.

Por exemplo, você começou a buscar mais informações sobre o marketing de conteúdo e agora está lendo este post. Você pode, em seguida, continuar a sua pesquisa e assistir a um vídeo sobre o assunto, encontrar um infográfico, uma rede social de uma empresa que fale muito sobre esse assunto. Tudo isso é conteúdo e pode fazer parte de uma estratégia ampla de marketing promovida por uma marca.

E só de pensar o quanto todo o resultado dessa pesquisa ajudará no marketing da sua empresa, já é possível ter uma boa ideia do quanto essa estratégia é importante.

O marketing de conteúdo é uma parcela significativa do marketing digital. É preciso engajar o seu público-alvo utilizando esse conteúdo. É por meio dele que você conseguirá convencer os consumidores a fazer negócios com você.

Lembrando que, o principal objetivo do conteúdo é o de levar a sua persona pela jornada do consumidor até que ela, finalmente, se converta em uma venda.

Por que o marketing de conteúdo é importante para a empresa?

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing de conteúdo e qual é o principal objetivo dessa estratégia de marketing digital, continue a leitura para entender as vantagens de investir nele!

Cria autoridade

Você está com um problema de saúde, uma dor na coluna, por exemplo. Começa a buscar na internet quais as causas do problema e os tratamentos que podem ser realizados.

Dá de cara com um blog de um profissional que é completo. Nele, você consegue todas as informações que precisa como o tratamento, cuidados em casa, entre outras. Sempre que aparece alguma dor muscular ou articular, você volta para esse site. Sempre que um amigo ou parente comenta sobre uma dor relacionada a essas, você indica o site desse profissional.

Isso significa que esse profissional e o conteúdo dele se tornou uma referência para você. As informações que ele passa são boas e realmente confiáveis. Provavelmente, quando você decidir iniciar o tratamento, o escolherá de imediato ou, ao mesmo dará preferência.

Atinge o público-alvo

Público-alvo é aquele para o qual todos os seus esforços são direcionados. Ao criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você consegue chamar a atenção dele e conquistá-lo.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, uma linguagem descontraída nos conteúdos escritos, imagens e vídeos com um teor divertido e descolado, costuma ajudar.

Tem um custo menor do que você imagina

O marketing de conteúdo consegue oferecer um excelente custo-benefício. Por que? Porque ele pode ser medido, ou seja, você tem como saber se o seu tempo e o seu investimento estão, de fato trazendo o retorno esperado.

É aqui que entram as métricas como o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Por meio dele, você consegue saber quanto a empresa está ganhando ou, na pior hipótese, perdendo com cada um dos investimentos. Sendo assim, ele também pode ser aplicado ao marketing de conteúdo.

Isso ajuda a ter uma ideia de como investir nessa estratégia, quais canais de comunicação estão oferecendo os melhores resultados e identificar o que precisa mudar.

Agrada a gregos e troianos

Eis uma excelente vantagem do marketing de conteúdo: ele consegue agradar às mais diversas pessoas. Por que? Porque ele pode ser desenvolvido em diversos formatos — vídeos, e-Books, imagens, podcasts e muitos outros. é possível criar um tipo de conteúdo que seja mais adequado ao público e também ao tipo de campanha que deseja fazer.

Educa o mercado

E se a solução que você oferece for uma novidade no mercado? Se for um serviço diferenciado do qual as pessoas ainda não entendem como funciona?

O marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a educar o mercado sobre a sua solução. Por meio dessa estratégia você pode falar quais problemas o seu serviço ou produto consegue resolver, como ele fará isso, quais as vantagens que ele pode trazer, enfim, as possibilidades são muitas!

Qualquer empresa pode e deve se beneficiar do marketing de conteúdo. Atualmente, usar essa estratégia no meio digital nem é mais um diferencial, pois muitas empresas, inclusive os seus concorrentes já fazem isso.

Quer ficar à frente deles nessa corrida? Quer realmente chamar a atenção do público? Contrate uma empresa de marketing especializada no assunto. Ligue para nós e conheça os nossos serviços em marketing de conteúdo!

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