A importância da Otimização de Sites | Conteúdo Conecta Agência de Marketing
Daniel Banin

Daniel Banin

Daniel Banin é CEO da Conteúdo Conecta - Agência de Marketing. Empreendedor, apaixonado por marketing e especialista em estratégias para negócios PME.

Afinal, o que é otimização de site e por que é necessário?

É bem provável que você já tenha ouvido falar em otimização de site. Esse termo é bastante comum e muita gente recomenda colocar essa ideia em prática. Mas o que isso realmente significa?

A ideia da otimização é fornecer a melhor experiência possível para o usuário para que ele veja o seu negócio como confiável e de boa reputação. Mais além, o propósito principal é ser reconhecido pelo Google como um bom site — afinal, é dessa forma que você alcança um lugar já nas primeiras páginas de resultados.

Esse também é o seu objetivo, certo? Nesse momento, é necessário pensar em estratégias que ajudem a chegar lá. São elas que vamos apresentar neste post, além do conceito de otimização e de sua importância para alçar seu negócio a um novo patamar. Saiba mais!

O que é otimização de sites?

Otimizar um site significa colocar em prática diferentes estratégias que permitirão ao algoritmo do Google entender que o seu negócio é relevante e merece estar nas primeiras páginas de resultados. Hoje, o buscador já utiliza mais de 200 fatores para definir o que é importante para a pesquisa de determinado usuário.

Por isso, a depender de diferentes critérios, uma mesma palavra-chave é capaz de trazer resultados diversos. Por exemplo: alguém que mora em Ribeirão Preto e busca por “veterinário 24 horas” verá resultados distintos ao de um usuário que faz a mesma pesquisa, mas mora em Florianópolis.

Essa divergência acontece porque o Google entende que são cidades e regiões diferentes e apresenta nos primeiros lugares os veterinários 24 horas que atendem no local em que cada usuário vive. No entanto, existem muitos outros aspectos a considerar nesse processo.

É preciso contar com estratégias específicas, que passam por conteúdo de qualidade, SEO, boa navegabilidade e usabilidade etc., para garantir o melhor resultado possível. Portanto, é necessário estabelecer esforços conjuntos, que trarão o retorno esperado em curto, médio e longo prazos.

Por que é necessário investir nessa estratégia?

O Google busca oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível. Por isso, para atender às exigências do algoritmo, é necessário fazer um trabalho bem-feito, que apresente informações relevantes.

Essa questão é tão importante que somente a indústria do SEO tem um estimado uma arrecadação de 70 bilhões de dólares. Essa estratégia é utilizada por 69,3% das empresas brasileiras, mas somente 22% está satisfeito com suas taxas de conversão, ou seja, a relação entre o usuário que chega ao seu site e o total daqueles que efetivam uma compra ou uma ação esperada é de menos da metade de quem adota a prática.

Nesse momento, você deve estar pensando: “se esse é o resultado, por que eu deveria investir na otimização do meu site?”. Primeiro, porque o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, sendo processadas mais de 40 mil consultas por segundo em todo o mundo.

Além disso, 28% das buscas por um produto ou serviço localizado nas proximidades geram uma compra — portanto, há espaço para efetivar vendas e melhorar o faturamento do seu negócio.

Contudo, é necessário considerar que nem todos os trabalhos são bem-feitos. Em outras palavras, mais do que executar qualquer ação, é preciso garantir a qualidade do serviço para ter acesso a resultados positivos.

Quando o foco é esse, as consequências positivas aparecem. A primeira delas é a melhoria de posicionamento do seu site, que fica ranqueado nas primeiras páginas do buscador. Em seguida, há outras consequências, como:

●             aumento do número de visitantes (tráfego), especialmente das pesquisas orgânicas, isto é, aquelas que não exigem investimento em dinheiro;

●             elevação das recomendações do seu site por clientes, situação que gera visibilidade para a sua marca;

●             crescimento do faturamento, já que a alta do tráfego tende a gerar mais vendas;

●             consolidação da sua marca, com efeitos positivos para a reputação do seu negócio, que se torna referência no mercado;

●             alcance maior de usuários, que costuma gerar mais visitas para o seu site;

●             construção de um relacionamento de confiança com o consumidor, principalmente porque há a visão de credibilidade do cliente perante a empresa.

Em resumo, todas as ações voltadas para a otimização de sites tendem a trazer melhorias para o seu negócio. Em um primeiro momento, elas são voltadas para o ambiente virtual, mas se consolidam aos poucos no contexto real, com aumento das vendas e da captação de clientes. Para chegar a esse patamar, mais que uma estratégia de longo prazo, é preciso considerar todos os elementos abrangidos por essa prática.

O que envolve a otimização de sites?

A otimização é um trabalho complexo. Como o algoritmo do Google trabalha com mais de 200 fatores, é necessário atender a boa parte dessas exigências para alcançar um resultado positivo. Como fazer isso?

A resposta está em conhecer os requisitos principais e executar um bom trabalho em relação a eles. Confira!

Tempo de domínio

Esse fator é importante para o site, porque o algoritmo do buscador entende que quanto mais tempo uma página é relevante para os usuários, mais autoridade ela tem. Por outro lado, isso não significa que sites mais recentes nunca terão chance de atingir uma boa posição. O engenheiro do Google, Matt Cutts, sinalizou que o fator principal é, de fato, a relevância durante o passar dos meses.

Verificação de URLs

As URLs precisam ser amigáveis, isto é, acessíveis para os usuários e de fácil entendimento para os motores de busca. O ideal é que elas sejam padronizadas, com letras minúsculas e, de preferência, sem números.

Semântica

A semântica é um recurso que ajuda o Google a interpretar o conteúdo. Assim, mesmo que a pesquisa seja feita por uma palavra-chave similar, o buscador apresenta os resultados relacionados por meio de uma análise com fórmula matemática que identifica padrões nos parágrafos de texto.

Na prática, isso significa que são encontrados sinônimos de palavras-chave. Por exemplo, a palavra “apple” pode se referir a uma fruta ou a uma empresa de tecnologia. É por isso que se torna necessário utilizar outras keywords relacionadas, como avaliações do iPhone, iPhone melhores avaliações, melhor iPhone e por aí vai.

SEO

Uma das estratégias mais relevantes para a otimização de sites, o SEO contempla ações que ajudam a melhorar o posicionamento no Google. Os pilares dessa prática são: reputação, autoridade e popularidade do site. Por isso, é necessário trabalhar diferentes técnicas para alcançar bons resultados.

Responsividade

O acesso cada vez maior por dispositivos móveis exige que os sites sejam pensados em mobile first. Isso significa que as páginas devem ser capazes de se adequarem a diferentes tamanhos de tela para melhorar a experiência do usuário. Para você ter uma ideia, 49% dos lares brasileiros utilizam o celular para acessar a internet — percebeu a relevância?

Servidor/hospedagem

A hospedagem dos sites impacta o posicionamento no Google a depender dos resultados obtidos nos seguintes fatores:

●             desempenho;

●             tipo de hospedagem;

●             segurança;

●             tempo de disponibilidade ou indisponibilidade;

●             Localização.

De acordo com a sua escolha, pode acontecer de o acesso ser lento, o carregamento da página demorado ou o serviço ficar indisponível. Por isso, é preciso considerar essas questões. Além disso, é fundamental que as imagens sejam leves e o layout seja atualizado e moderno. É assim que o seu site será otimizado e, por consequência, ficará bem ranqueado no Google.

Esses são alguns dos pontos relevantes no quesito otimização de sites. Lembre-se: o objetivo sempre é ter um bom posicionamento para ficar entre as principais buscas. Então, vale a pena se concentrar nesses critérios para atingir resultados positivos.

E você, o que achou de saber mais sobre otimização de sites? O seu site já está de acordo com as boas práticas ou ainda precisa melhorar? Conta pra gente e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

vinte − dez =

Inscreva-se e receba nossas novidades

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise gratuita de suas Redes Sociais ou Website. Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

LEIA TAMBÉM...

Fechar Menu