Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PODCAST

Entenda o que é podcast e como ele tem se tornado uma nova tendência em conteúdo digital.

A audiência fiel dos Podcasts e seu potencial de crescimento

Com fácil acesso e comodidade para os ouvintes, o Podcast tem se tornado uma grande tendência quando o assunto é conteúdo digital. 

Se você ainda não está por dentro dessa nova estratégia de marketing, entenda agora como ela pode te ajudar a agregar valor para a sua marca.

O que é Podcast?

A palavra “Podcast” resulta da mistura de duas palavras “iPod” e “broadcast” e quer dizer “transmissão de rádio”. Ela define um tipo de conteúdo em áudio que pode abordar temas variados e ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar.

Esse conteúdo pode ser disponibilizado por meio de arquivo ou streaming, ou seja, o ouvinte pode tanto fazer o download quanto ouvir diretamente numa plataforma. Funciona mais ou menos como um programa de rádio, porém abordando um tema específico e com conteúdo sob demanda, dividido em episódios.

O podcast se tornou parte da estratégia de marketing de muitas empresas devido ao seu alto potencial de comunicar. É um formato capaz de levar informação, entretenimento, educação, e muito mais. Além disso, pode proporcionar uma maior aproximação da empresa com o seu público.

Porque fazer um Podcast?

As empresas que trabalham com estratégias de marketing digital precisam acompanhar quais são as necessidades das suas personas. O Podcast é mais um tipo de conteúdo que pode auxiliar no estabelecimento de um relacionamento mais próximo com o cliente.

De acordo com o Ibope, 40% dos internautas brasileiros já ouviram podcasts, o que representa quase 50 milhões de pessoas, já que se considera que 120 milhões possuem acesso à internet em nosso país. 

O consumo desse formato de conteúdo está associado principalmente a sua versatilidade, já que pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer momento, mesmo que o ouvinte esteja realizando outras tarefas. 

Num mundo onde a rotina está cada vez mais acelerada, conteúdos que consigam se sobressair tem grande tendência de crescimento. É o caso do podcast, já que o ouvinte pode escolher em que momento ele vai ouvir, mesmo estando no horário de almoço, na academia, no transporte, etc. 

Vantagens de usar o podcast

  • É uma tendência e por isso muitas pessoas estão procurando por esse formato de conteúdo;
  • O ouvinte pode consumir esse conteúdo em qualquer hora do dia e em qualquer lugar, o que permite uma maior facilidade de inclusão na rotina;
  • Com conteúdo de qualidade e a divisão em episódios, as chances de fidelizar o cliente são maiores;
  • É uma alternativa que permite compartilhar ideias, permitindo que você se torne uma referência no seu nicho;
  • Está disponível ON e OFFLINE, ou seja, pode ser baixado caso o ouvinte queira ouvir quando estiver sem acesso à internet.

Quais são os tipos?

Os tipos de Podcast são definidos de acordo com os objetivos a serem atingidos com a sua produção. Alguns desses tipo são:

Entrevista

É um formato onde cada episódio tem um convidado diferente, podendo abordar temas variados. Um dos pontos positivos desse tipo de Podcast é que o episódio pode alcançar não apenas a sua rede, mas também a rede da pessoa entrevistada. 

Além disso, vale destacar que nesse tipo de formato existe um foco especial na troca de experiências.

É preciso ter atenção na escolha dos convidados e na elaboração do roteiro, para que o conteúdo seja passado com a maior credibilidade e qualidade possível.

Informativo

É um formato que objetiva a transmissão de informações ao ouvinte. É o formato que mais se parece com os programas de rádio, já que pode tratar de assuntos da atualidade e informar os ouvintes com a mesma postura. Porém, com o diferencial de que pode ser ouvido a qualquer momento.

Individual

É um dos tipos mais simples porque consiste em uma produção individual, ou seja, uma pessoa e um microfone, apenas. O ideal para esse tipo de formato é sempre fazer um roteiro e ser extrovertido.

Painel

É um formato onde se entrevista mais de um convidado ou se propõe um debate sobre um assunto determinado. É um tipo de podcast que exige um pouco mais de trabalho, começando pelos equipamentos, já que cada convidado precisa ter um microfone. Além disso, os processos de gravação e edição são mais demorados.

Sobre qual assunto devo falar em um podcast?

Primeiramente, é preciso esclarecer que esse é um formato que permite a abordagem dos mais variados temas e assuntos. Portanto, o que deve ser avaliado no momento da escolha de um tema para a criação de um Podcast é o seu nicho de trabalho e a sua persona.

O seu público sempre será o centro de toda a produção de conteúdo da sua empresa, é por isso que você precisa conhecê-lo e entender quais são as suas necessidades.

Além disso, o conteúdo precisa, de alguma forma, estar atrelado ao seu nicho, isso te ajuda a criar um relacionamento mais próximo com seus clientes e construir uma audiência fiel. É claro que, dentro do seu nicho é possível fazer diferentes abordagens, criar pautas mais amplas, definir subtemas, quadros e episódios especiais. Soltar a criatividade é fundamental.

Abordar conteúdos de interesse do seu público vai agregar valor a sua marca. Então, seja dinâmico e criativo. Com o tempo, o levantamento de temas para os seus roteiros poderá contar com os feedbacks dos ouvintes te ajudando a enriquecer o conteúdo.

Etapas de criação do seu Podcast

Após o estudo da sua persona e a definição do tema, algumas etapas são muito importantes para a criação do seu programa.

Planejamento

É a fase onde você define todas as etapas do seu programa de podcast, como por exemplo: a linguagem a ser utilizada de acordo com o público, análise de conteúdos concorrentes, definição de convidados, elaboração de roteiros, qual será a frequência de publicação, CTA’s (Call to action) que são formas de conduzir o ouvinte para realizar uma ação e definição do local de hospedagem, a página onde o ouvinte irá acessar  conteúdo.

Gravação

A gravação precisa de uma estrutura mínima para acontecer, local adequado com boa acústica, software para gravação de áudio e microfones.

Edição e publicação

Os podcasts geralmente tem uma edição simples. Você só precisará de um software que te permita realizar esse trabalho.

Quanto a publicação, existem várias plataformas que possibilitam colocar o seu programa no ar. Essa hospedagem pode ser feita tanto em agregadores como em plataformas de streaming. 

Para publicação em um agregador, você precisa escolher um aplicativo de hospedagem e ter um feed RSS para que possa ser lido por esses aplicativos. Já nas plataformas de streaming, como o Spotify, você precisa ter o seu arquivo já hospedado em um aplicativo e sobe esse arquivo na plataforma. 

Dicas importantes:

  • Faça sempre um roteiro antes de iniciar a gravação do seu podcast;
  • Mantenha a periodicidade, isso é o que vai te ajudar a fidelizar os ouvintes;
  • Crie conteúdo de valor que possa nutrir o seu público e gerar novos leads (potenciais clientes.

E se você quer saber mais sobre ferramentas que podem ajudar a sua empresa a ser referência no ramo em que atua, fazendo comunicação com profissionalismo, precisa conhecer a Conteúdo Conecta. Entre em contato conosco! 

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp