POSICIONAMENTO DE MARCA

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Posicionamento de Marcas

O que é posicionamento de marca?

Posicionar uma marca é fazer com que a audiência, seus clientes e possíveis consumidores enxerguem sua marca do jeito que você quer que a enxerguem e não deixar que o acaso se encarregue desta missão.

Reconhecimento de marca

Outro ponto importante é o reconhecimento de marca. Você sabe dizer como sua marca é reconhecida pelo mercado atualmente? Ou melhor, se ela é reconhecida facilmente? O reconhecimento de marca é a percepção que a audiência tem da marca.

Como você deseja que sua marca seja percebida pelo público-alvo?

O que é uma marca Top of Mind?

Marcas consideradas Top of Mind são aquelas que promovem na mente dos consumidores um reconhecimento quase que imediato de um produto ou serviço ligado a um segmento de mercado ou categoria. Veja um exemplo:

Quando você pensa em um refrigerante de cola qual marca vem de primeira em sua mente? E como segunda opção?

Pois bem, após feitas pesquisas de opinião pública e mercadológica determina-se a marca “Top of Mind” de uma categoria que no caso de nosso exemplo é a de refrigerantes. Se uma grande maioria participante da pesquisa pensou em primeira opção a Coca-Cola e a Pepsi sucessivamente, conclui-se que a Coca-Cola é a Top of Mind da categoria e consequentemente a marca mais confiável, portanto com chances de ser mais consumida, o que toda marca quer.

Mais do que gravar a sua marca no imaginário do público de seu interesse, é praticamente uma obrigação posicionar-se como uma marca que se importa com o consumidor e ofereça conteúdo focado na experiência, pois mais do que o consumo as pessoas querem sentir, criar vínculos reais com a as marcas. Por isso, se fala tanto em humanizar as marcas.

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Sinônimo de Categoria

Afinal, o que é sinônimo de categoria? Você provavelmente nunca parou pra pensar nisso mas deve usar um sinônimo de categoria quando se refere a algum produto. Sinônimo de categoria é usar o nome de uma marca para representar uma categoria, um segmento. Vamos então a alguns exemplos:

A famosa marca Bombril tem como um de seus produtos de portfólio a palha de aço que muitos chamam pelo nome da marca “- Precisamos comprar Bombril”, ao invés de se referir pelo nome da categoria que ela pertence “- Precisamos comprar palha de aço”.

E aí conseguiu perceber que muitas outras categorias de produtos existentes podem estar relacionadas a uma marca? Pois é, vamos ver mais algumas abaixo:

Marca: Durex| Categoria: Fita adesiva | Empresa: 3M

Marca: Tupperware | Categoria: Recipiente flexível | Empresa: Tupperware Brands Corporation

Marca: Formica | Categoria: Laminado decorativo de alta pressão | Empresa: Fletcher Building Group

Marca: Catupiry | Categoria: Requeijão cremoso | Empresa: Laticínios Catupiry

Marca: Chiclets | Categoria: Goma de mascar | Empresa: Adams

Marca: OB| Categoria: Absorvente interno | Empresa: Johnson & Johnson

Marca: Danone | Categoria: Bebida láctea | Empresa: Danone
 
Marca: Band-Aid | Categoria: Curativos | Empresa: Johnson & Johnson
 
Marca: Lycra | Categoria: Fio sintético de elastano | Empresa: Dupont
 
Marca: Jet-Ski | Categoria: Moto aquática | Empresa: Kawasaki
 
Marca: Google | Categoria: Buscador de internet | Empresa: Google
 
Marca: Cotonetes | Categoria: Haste flexível | Empresa: Johnson & Johnson
 
Marca: Miojo | Categoria: Macarrão instantâneo | Empresa: Nissin Foods do Brasil
 
Marca: Cândida | Categoria: Água Sanitária | Empresa: Indústrias Químicas Anhembi
 
Marca: Yakult| Categoria: Leite fermentado | Empresa: Yakult
 
Marca: Maizena | Categoria: Amido de milho | Empresa: Unilever
 
Marca: Gillette| Categoria: Lâmina de barbear | Empresa: Procter & Gamble
 

 

Marca bem posicionada

Marcas que acompanham o comportamento do consumidor, elaboram boas estratégias de marketing e principalmente uma boa estratégia de posicionamento, tendem a se dar melhor na batalha pelo reconhecimento do mercado.

Expor objetivos, missão e valores, além dos diferenciais da sua marca, são alguns pontos que dão destaque e relevância em relação à concorrência.

Defina como você quer que sua marca seja seja vista, reconhecida e lembrada. Feito isso, contate a gente para que possamos ajudar sua empresa a construir o melhor posicionamento dentro do segmento em que atua, que tal?

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