Qualidade de vida faz você ganhar mais dinheiro

Inteligência na hora de decidir pela compra de um item de uso rotineiro, pode proporcionar mais produtividade, desempenho, dinheiro e uma vida melhor.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Já parou para pensar que optando pela compra de um produto de qualidade, você tende a ficar mais disposto e, consequentemente, ganhar mais dinheiro?

Tem sofrido com a baixa produtividade? Seu desempenho está só ladeira abaixo? Sente falta da sensação de bem-estar no seu dia a dia? Isso pode ser resultado de escolhas ruins na hora de escolher alguns itens de uso rotineiro em sua vida. Caso ainda não tenha percebido, o modo de consumir impacta, e muito, na qualidade de vida.

Todas as nossas decisões deveriam priorizar sempre pela qualidade de vida. Quando fazemos isso, podemos dizer que estamos consumindo de forma consciente, olhando para aquilo que realmente importa.

Você sabe que uma noite mal dormida compromete o seu rendimento no trabalho, não é mesmo!? Bem como, uma noite agradável e relaxante vai te proporcionar muito mais disposição. É simples! 

O mesmo acontece com outros itens do nosso cotidiano, como o chuveiro, a cadeira de trabalho, e por aí vai.

No caso do chuveiro, quanto vale tomar uma ducha na temperatura que você gosta e na força da água que proporciona relaxamento muscular? Qual a sensação de bem-estar que você terá após essa experiência? Nesse sentido, vale a pena ou não investir em uma ducha que consiga te deixar bem?

A cadeira do seu escritório que você passa cerca de 8 horas sentado? Precisa ou não ser ergonômica para não prejudicar suas costas? Será que vale mesmo a pena comprar qualquer cadeira, feita sem pensar na ergonomia só porque é mais barata e ainda assim é uma cadeira?

Existem dois grupos de pessoas: as que optam por escolher e consumir coisas que tenham um valor agregado, ou seja, que trarão benefícios para a sua vida, não somente financeiro,  e outro grupo que acha que tudo é a mesma coisa, tudo é commoditie, que olham o que é mais barato e optam por comprar esse.

Se você faz parte do grupo de pessoas que olha apenas para o preço das coisas, é melhor mudar a sua perspectiva. Existem fatores muito mais importantes a serem avaliados e é sobre eles que vamos falar a partir de agora.

Comprar qualidade de vida é possível?

Olhar para os benefícios que o produto é capaz de proporcionar é a grande sacada para fazer compras que deixam aquela sensação boa de dinheiro bem investido. Principalmente, sentindo boa energia, rendimento e a produtividade aumentando consideravelmente. 

Vamos supor que você precise comprar um colchão novo e está em dúvidas entre as opções disponíveis na loja. São diferentes modelos, preços, altura, tamanho, recursos e outros detalhes. 

Você pode optar pela compra de um colchão mais barato e economizar ou pode investir um pouco mais e adquirir um que proporcionará noites mais relaxantes, que deixarão seu corpo descansado realmente, sem dores e prejuízos na saúde. Qual é a melhor escolha? 

Entendendo a relação entre custo-benefício

Com certeza, você sempre ouve falar por aí que é preciso pensar no custo-benefício que o produto adquirido vai proporcionar. Mas, afinal, como calcular isso?

Essa relação compara o sacrifício necessário para se obter determinado produto ou serviço e a recompensa que ele irá proporcionar após a aquisição.

De forma simplificada, na hora de comprar você pensa em quanto tempo levou para conquistar aquele dinheiro, se tal produto vale o que está sendo cobrado, mas também considera quais benefícios que essa decisão será capaz de promover na sua vida.

Sempre terão opções mais baratas, onde é possível economizar uma grana. Assim como terão aquelas que podem ser um pouco ou bem mais caras (preço) e que oferecem maiores benefícios (valor agregado), garantias, durabilidade, etc., como o exemplo do colchão que citamos acima.

Nem sempre o mais caro é o melhor, obviamente isso não é uma regra.  O que deve ser avaliado não é o preço, mas a qualidade, os recursos, ingredientes e características que possam vir a proporcionar no mínimo um bem-estar.

A compra de um colchão de melhor qualidade, além de oferecer mais durabilidade, também agrega em valor (preste atenção, aqui falamos em valor agregado e não em preço) para o seu dia a dia, já que proporcionará noites de sono mais agradáveis e relaxantes, revigorando a energia para encarar a rotina do dia seguinte.

Com o corpo e mente descansados, você também pode ser mais produtivo, fazendo a sua vida financeira render mais. Conseguiu pegar o raciocínio? 

O colchão é um produto que você usará todos os dias e decidir pela compra de um modelo com qualidade inferior, realmente não vai te trazer economia, mas sim prejuízos.

Isso nos mostra de forma clara que nunca compramos apenas um produto, mas sim toda a experiência que ele vai proporcionar. É nessa experiência que você deve estar atento na tomada de decisão. 

Dessa forma, o custo-benefício nada mais é do que o quanto você está disposto a pagar para colher uma qualidade de vida muito melhor. E, nesse sentido, o preço é o fator de menor relevância.

Benefícios de comprar produtos ou serviços de qualidade

Sejam utensílios para a casa, móveis, peças, artigos, ferramentas ou qualquer outro item que você tenha necessidade de adquirir, ao priorizar a qualidade, os benefícios podem ser os mais variados. Aqui escolhemos pontuar os três que achamos mais relevantes:

  1. Você ganha em qualidade de vida, pois está adquirindo aquilo que realmente pode te proporcionar isso;
  2. Ao priorizar itens que proporcionem maior bem-estar físico e mental, você ganha em saúde, disposição e produtividade;
  3. Você economiza recursos financeiros a longo prazo, já que com qualidade superior a durabilidade de um produto também tende a ser maior.

Como fazer compras melhores?

  • Pesquise muito antes de decidir.  Evite comprar na emoção. Veja como outros consumidores avaliaram determinado produto ou serviço. 
  • Esteja consciente das suas necessidades e de como você pode atendê-las. Então, analise cuidadosamente as opções que tem disponível;
  • Priorize sempre a sua qualidade de vida, coloque a saúde e o bem-estar sempre em primeiro lugar;
  • Lembre-se que você não compra apenas um produto, mas a experiência que ele vai te proporcionar. Isso inclui o que vai te trazer mais praticidade no dia a dia, agilidade nas suas tarefas, que vai permitir que cuide melhor de si mesmo, dentre muitos outros fatores;
  • Não compre itens apenas porque eles estão na moda, sempre avalie o valor que ele pode agregar considerando o seu estilo de vida.

E aí, você também tem alguma dica interessante para comprar com mais sabedoria? Compartilhe conosco e vamos aprender juntos a fazer as melhores escolhas!

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite para compartilhar com pessoas que também estão precisando avaliar melhor o seu consumo. 

E não deixe de visitar o Site da Conteúdo Conecta para conhecer nosso trabalho.

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados