Estudo de Mercado e Concorrência

Supere a concorrência, comunique-se com um público altamente segmentado e mostre sua marca com assertividade e eficiência.

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Para diversas empresas que confiam e indicam o nosso trabalho.

Os conteúdos desenvolvidos pela Conteúdo Conecta transformaram nosso blog numa referência de consulta para assuntos educacionais.
Fabrício Pardo
Cadernos Jandaia
Em apenas 6 meses, nosso site atingiu as primeiras posições do Google, com termos de busca importantes para o nosso negócio.
Paulo Buzo
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Os artigos criados para o blog, não só aumentaram, mas qualificaram o tráfego, além de elevar o ranqueamento do site no orgânico.
Eduardo Aluízio
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Falta de Assertividade

Sinais de que a empresa não conhece seu mercado e concorrência

Empresas que não se dedicam ao estudo do mercado e da concorrência para criar o seu posicionamento, tendem a sofrer com problemas como:

  • Dificuldade em superar os concorrentes;
  • Vendas abaixo do esperado;
  • Dificuldade em mostrar os seus diferenciais e entregar valor;
  • Ações de marketing não geram bons resultados, já que o público não está segmentado adequadamente;
  • Os canais não geram engajamento e a conexão com a audiência é ruim.

Situações como essas são mais comuns do que se imagina e podem ser superadas com um estudo bem feito do mercado e da concorrência e posterior, definição do posicionamento da marca no mercado e criação da sua estratégia de marketing.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de uma Agência especialista, como a Conteúdo Conecta.

Por que estudar o mercado para criar o posicionamento da marca?

Aumento de Vendas - Conteúdo Conecta
  • Uma MARCA BEM POSICIONADA no mercado tende a atrair mais clientes e vender mais;

  • As estratégias de marketing serão mais assertivas;

  • Traz um entendimento claro de quais são as preferências do consumidor;

  • Conecta os clientes da marca num nível mais humano;

  • A empresa consegue destacar os seus diferenciais, considerando as dores dos seus concorrentes e com isso ganhar a preferência do público;

  • Um bom posicionamento reflete credibilidade, segurança e autoridade;

  • A empresa torna-se muito mais competitiva e lucrativa.

Empresas que acompanham o comportamento do consumidor, e a partir disso elaboram suas estratégias de marketing e o seu posicionamento, tendem a se dar melhor na batalha pelo reconhecimento do mercado.

Conhecer o campo de atuação, os potenciais clientes e direcionar as ações a partir dessas informações, aumenta significativamente as chances de acertar nas estratégias propostas. 

Expor objetivos, missão e valores, além dos diferenciais do produto ou serviço, são alguns pontos que dão destaque e relevância em relação à concorrência.

Defina como você quer que sua marca seja vista, reconhecida e lembrada. Feito isso, contate a gente para que possamos ajudar sua empresa a construir o melhor posicionamento dentro do segmento em que atua

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Converse com Daniel Banin, CEO da Conteúdo Conecta e Especialista em Soluções Empresariais que estará à disposição para entender os objetivos da sua empresa e ajudará com soluções para essa nova jornada.

Processos

COMO TUDO ISSO FUNCIONA?

>>> ESTUDO DE MERCADO E CONCORRÊNCIA

Esse é o primeiro passo para a construção do posicionamento da marca e consiste em monitorar o mercado, acompanhar as tendências e analisar ameaças e oportunidades. 

O estudo da concorrência funciona da mesma forma e compreende a pesquisa de quem são os concorrentes, quais metodologias utilizam, quais diferenciais apresentam e outras informações que possam servir de base para que a empresa entenda o que pode fazer de diferente para agregar valor ao seu produto/serviço.

O objetivo é que o seu produto ou serviço não seja somente mais um à disposição, mas que o cliente o enxergue como um diferencial, algo relevante e de valor.

Conte com a Conteúdo Conecta para esse serviço e gaste menos verba.

 

>>> SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Foi-se o tempo em que a sua marca precisava atingir um milhão de pessoas para conversar com mil e vender para cem. Em um estudo mercadológico, definimos quais segmentos o seu produto ou serviço atende.

Ao segmentar o seu público, seu negócio tem a oportunidade de otimizar os investimentos em marketing. Ou seja, a empresa passa a conversar diretamente com o público que mais interessa. 

A segmentação de mercado estudo a analisar um determinado grupo de pessoas que são as que realmente consomem os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Ao monitorar tal grupo, é possível extrair informações valiosas para guiar as ações da marca como método de abordagem, canais a serem utilizados, linguagem, tom de voz, etc.

Essas informações ajudam na tomada de decisões mais assertivas, concentrando os esforços em ações com riscos reduzidos e oportunidades de alto potencial de retorno, de forma que a marca evolua e fortaleça seu posicionamento de maneira gradativa e consistente.

Aqui na Conteúdo Conecta, realizamos um mapeamento completo do mercado atendido pela sua empresa a fim de definir estratégias e posicionamento em etapas posteriores.

 

>>> POSICIONAMENTO DE MARCA

Posicionar uma marca é fazer com que a audiência, seus clientes e possíveis consumidores a enxerguem do jeito que você quer que a enxerguem, e não deixar que o acaso se encarregue desta missão.

O posicionamento é, portanto, aquele lugar exato que a empresa quer ocupar no mercado e na mente do seu público-alvo. É basicamente, a união entre a segmentação do mercado e a diferenciação.

Posicionar a marca exige um processo contínuo de mostrar vantagens e diferenciais, e entregar ao público algo que seja relevante para ele, incorporando técnicas e valores de forma subjetiva.



Ganhe Reconhecimento de marca!

Outro ponto importante é o reconhecimento de marca. Você sabe dizer como sua marca é reconhecida pelo mercado atualmente? Ou melhor, se ela é reconhecida facilmente? O reconhecimento de marca é a percepção que a audiência tem da marca.

Como você deseja que sua marca seja percebida pelo público-alvo?

 

Seja uma marca Top of Mind – Marcas consideradas Top of Mind são aquelas que promovem na mente dos consumidores um reconhecimento quase que imediato de um produto ou serviço ligado a um segmento de mercado ou categoria. 

Veja um exemplo: Quando você pensa em um refrigerante de cola qual marca vem de primeira em sua mente? E como segunda opção?

Pois bem, após feitas pesquisas de opinião pública e mercadológica determina-se a marca “Top of Mind” de uma categoria, que no caso de nosso exemplo é a de refrigerantes. 

Se uma grande maioria participante da pesquisa pensou em primeira opção a Coca-Cola e a Pepsi sucessivamente, conclui-se que a Coca-Cola é a Top of Mind da categoria e consequentemente a marca mais confiável, portanto com chances de ser mais consumida, o que toda marca quer.

Mais do que gravar a sua marca no imaginário do público de seu interesse, é praticamente uma obrigação posicionar-se como uma marca que se importa com o consumidor e ofereça conteúdo focado na experiência, pois mais do que o consumo as pessoas querem sentir, criar vínculos reais com as marcas. Por isso, se fala tanto em humanizar as marcas.

 

Marca sinônimo de categoria – Você provavelmente nunca parou pra pensar nisso, mas deve usar um sinônimo de categoria quando se refere a algum produto. Sinônimo de categoria é usar o nome de uma marca para representar uma categoria, um segmento. 

Um exemplo é a famosa Bombril, que tem como um de seus produtos de portfólio a palha de aço que muitos chamam pelo nome da marca “- Precisamos comprar Bombril”, ao invés de se referir pelo nome da categoria que ela pertence “- Precisamos comprar palha de aço”.

Isso é sinônimo de categoria. O produto tem um reconhecimento tão grande que acaba sendo confundido com a categoria de produto que ele pertence.

Segmentação

Como segmentar e posicionar a sua marca de forma assertiva no mercado?

  1. Para segmentar adequadamente o mercado, a fim de encontrar novas oportunidades para posicionar sua marca, considerando o perfil do público-alvo, é preciso partir de um estudo minucioso do mercado e da concorrência;
  2. Com as informações em mãos, é hora de partir para a criação do posicionamento da sua marca, sempre respondendo as dores e desejos dos clientes em potencial;
  3. Por fim, esse posicionamento deve passar a integrar todas as estratégias de propagação da marca, inclusive as de Marketing Digital, como identidade visual, Inbound marketing, marketing de conteúdo, etc.

Para alcançar maior assertividade e eficiência no processo, é importante contar com os serviços de um time especialista no assunto, como o da Conteúdo Conecta!

Experiência importa

Cansado, com medo ou raiva de agências que prometem, mas não entregam por não entenderem do assunto?

Aqui é diferente!

Nosso processo de trabalho combina o conhecimento em negócios com o uso consciente de estratégias e ferramentas para atender aos objetivos da empresa, tornando sua marca uma referência dentro do segmento em que atua e gerando mais oportunidades para novos e melhores negócios.

Vantagens

Por que contratar a Conteúdo Conecta?

Somos uma Agência de Marketing Digital que também entende, e muito, de negócios. 

  • Temos ampla experiência com pesquisa de mercado, concorrência e público-alvo;
  • Aqui nada é de prateleira. Não seguimos modelos prontos, tratamos as necessidades de cada negócio de forma particular e personalizada para atingir maior assertividade;
  • Temos uma equipe multidisciplinar para atender as necessidades de cada área do negócio;
  • Somos criteriosos, organizados e incansáveis;
  • Somos criativos e amamos inovação, fatores que são primordiais para a criação de posicionamentos marcantes e diferenciados;
  • Firmamos parcerias duradouras. Afinal, se sua empresa atingir bons resultados por meio do nosso trabalho, nós também atingimos os nossos objetivos.
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Equipe

Comprometida, certificada e experiente

Um time de “feras” que não só entende de ferramentas, pessoas e canais digitais, mas de NEGÓCIOS, o que faz muita diferença, para que sua empresa tenha sucesso, utilizando o marketing digital como ferramenta.

Vamos crescer juntos!

Iremos construir soluções eficientes que impactarão positivamente o seu negócio.

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Perguntas Frequentes

Como costumamos dizer: “caro é aquilo que não traz resultados!

Além disso, o fato de ser ou não “caro” é muito subjetivo, afinal depende não só da verba que a empresa destina para o marketing, bem como a maturidade que o gestor tem sobre o assunto, afinal investimento é diferente de despesa.

Mas uma coisa você pode se convencer que em comparação ao colhimento de resultados (ROI), não é considerado caro!

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Não faça isso!

Muitos empresários cometem esse erro fatal, pois designam a tarefa do marketing para alguém que não tem a técnica ou experiência necessária para cumprir com excelência a essa missão.

Quando se transfere essa tarefa para uma pessoa que foi contratada para exercer uma outra função na empresa, você está diluindo o potencial dela, fazendo com que ela não consiga entregar o máximo em nenhuma das atividades.

E o mesmo vale para o seu caso empresário, se você mesmo optar por fazer o marketing, você não conseguirá fazer o seu papel de empresário, que cá entre nós, não é nada fácil e está longe de sobrar tempo, não é mesmo?

A conta é simples: Além da parte técnica, faça o cálculo de quanto custa a sua hora. Se costuma destinar a tarefa do marketing para um funcionário que tenha demais tarefas a cumprir, como está a performance da função raiz dele juntamente com a do marketing?

Outro ponto é que aqui, na Conteúdo Conecta, por exemplo, você terá uma equipe trabalhando para a sua marca prosperar, não somente 1 pessoa. Aqui cada um tem uma função, cada um possui uma habilidade e conhecimento pleno para entregar o melhor.

Otimizamos o custo não só de tempo usado em cada serviço, mas também de investimento em criação do conteúdo certo, para atingir a sua audiência e, claro, o investimento em mídias pagas, o que costuma ser o calcanhar de Aquiles daqueles que não sabem bem como preparar uma campanha de Ads.

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

 

É totalmente pertinente que sua empresa tenha esse processo para contratação de fornecedores prestadores de serviços técnicos, afinal você não está comprando um refrigerante, não é mesmo?

Respeitamos, porém, convidamos você a ver também por uma outra ótica: por mais que haja boa finalidade em uma indicação, não é uma garantia que essa dará certo para sua empresa.

Quem nunca indicou um funcionário para preencher uma vaga ou uma empresa para prestar serviço que deu errado? E nem por isso o(a) indicado(a) é ruim, mas o fato é que nem todo sapato serve em todos os pés, entende?

OBS.: Isso acontece também quando você indica um filme, por exemplo, que pra você foi sensacional e marcante, mas para o outo não surtiu o mesmo impacto.

Sugerimos que consulte, converse, pesquise e peça também uma proposta para a Conteúdo Conecta, pois queremos que veja os resultados da nossa última pesquisa feita com nossos atuais clientes, onde 100% responderam “SIM”, quando perguntados se indicariam a Conteúdo Conecta para uma pessoa querida.

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Provavelmente, talvez esse não seja o momento, mas convidamos para uma breve reflexão: por mais importantes que sejam os demais investimentos programados, não ter o marketing no escopo é como adiar o crescimento, não dar relevância à imagem que sua marca transmitirá para seu público-alvo e, principalmente, abrir mão da chance de vender mais.

Portanto, fica aqui o convite para uma conversa com Daniel Banin que terá uma solução para que sua marca não deixe o marketing de fora dos planos da empresa. Entre em contato conosco!

Todos os segmentos possuem empresas que trabalham bem e que trabalham mal. No seu setor provavelmente acontece isso, não é mesmo?

Pois bem, da mesma forma que não devemos generalizar qualquer pessoa ou categoria, convidamos você a consultar, conversar, pesquisar sobre a Conteúdo Conecta, uma agência de marketing que está alguns anos no mercado proporcionando resultados positivos para nossos clientes, pois sempre estamos inovando na forma de entregar nossos serviços.

Se ainda assim não está confortável, veja acima o que nossos clientes falam sobre o nosso trabalho e como se beneficiaram com os resultados.

Sei que pode ser difícil de acreditar, mas pedimos uma chance de podermos conversar um pouco sobre esse tema.

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Sabemos que o orçamento/verba é algo importante e limitado. Por isso, tentamos sempre fazer mais com menos.

Nosso processo é muito otimizado e devido às constantes pesquisas de tendências de comportamento de buyers personas, temos as melhores performances em termos de custo-benefício.

Trabalhamos sempre na busca de diminuir o CPC (Custo por Clique) em anúncios de campanhas feitas em mídias pagas, assim conseguiremos mais resultados para nossos clientes, o que impacta diretamente na permanência dele na agência e no alto nível de satisfação (NPC).

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Certo, mas saiba que isso não é suficiente para manter a marca de uma empresa no universo digital, pois uma rede social é apenas um “braço” do plano de marketing.

Mesmo que haja uma estratégia bem definida de posicionamento e criação de conteúdo, há a ilusão que ter presença em uma ou mais redes sociais resolverá o problema de vendas, por exemplo, ou que gerará autoridade para a marca devido à frequência e quantidade de posts que essa faz.

Um dos grandes equívocos de empresários é se colocar como público-alvo da própria marca, produto ou serviço. Muitos acham que por ele estar com um perfil em uma rede social, logo seu potencial cliente também estará e por lá mesmo fará negócios.

Rede social é um bom veículo para divulgar a marca, mas é um momento em que a maioria da audiência está para descontrair, ver coisas leves e não fazer negócios. Dificilmente alguém chega em rede social e digita no campo de busca: “secador de cabelos sem barulho”, assim como se faz com muita frequência em buscadores como o Google, concorda?  

Pois é, se você concorda, o que o fez investir somente em posts em redes sociais e ignorar suas outras possibilidades de vender mais e melhor?

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Nossa metodologia é otimizada, justamente para funcionar como o braço direito do marketing da sua empresa. Não requer conhecimento e não tão pouca habilidade! Sabemos que empresários e diretores de marketing têm muitas tarefas e consequentemente sobra pouco tempo.

É por isso que consideramos como um de nossos diferenciais o fato de entender de negócios, em que ao mesmo tempo que respeitamos o seu tempo e valores, agimos com dinamismo, para que as coisas aconteçam, sem deixar travar por conta de inseguranças e tempo de resposta.   

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

Essa resposta poderá até jogar contra a gente, mas preferimos responder honestamente:

Não há garantia de que os resultados irão aparecer, uma vez que esses dependem de inúmeros fatores, inclusive muitos que não estão em nosso controle, mas a Conteúdo Conecta trabalhará para conquista-los, isso sim podemos garantir!

É irresponsável e soa como charlatanismo, profissionais ou agências que consigam garantir resultados positivos, antes mesmo de trabalhar para que eles aconteçam.

No digital, há muita concorrência e com o tempo a tendência é que haja ainda mais. Por isso, que ter um plano coerente dentro da possibilidade de investimento e sabedoria sobre a atuação da concorrência dentro de seu segmento, balizam nossa estratégia para conquistar os melhores resultados.

Convidamos você a nos contatar, para que o Daniel Banin explique um pouco mais sobre a metodologia de trabalho e entrega da Conteúdo Conecta e o quanto nós podemos te ajudar nessa jornada!

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