Diferenças entre Hard Skills e Soft Skills

Entenda o que são as Soft Skills e as Hard Skills e como são usadas na contratação de pessoas.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

De uma forma bem simples, para que você tenha um entendimento imediato da diferença, Soft Skills são habilidades ou competências comportamentais e Hard Skills habilidades ou competências técnicas.

Uma clínica que vai contratar um veterinário, por exemplo, pode avaliar suas competências técnicas (hard skills) por meio de documentos que comprovem a sua formação acadêmica, especializações e experiências profissionais. Mas, só saberá se ele leva jeito e tem afinidade com os animais, se é paciente, amoroso e cuidadoso com os pets, se observar o seu comportamento (soft skills).

As Hard Skills, apesar de o termo parecer novo, já são utilizadas há muito tempo. Enquanto isso, as Soft Skills são mais atuais e combinam mais com as novas expectativas que as empresas vêm tendo com relação ao perfil dos seus colaboradores, principalmente por conta das mudanças recentes do mercado de trabalho.

Compreender o significado dessas expressões é importante tanto para empresas quanto para quem está em busca de uma vaga. Então, bora saber um pouco mais sobre elas?!

O que são Hard Skills?

São as qualificações profissionais que podem ser facilmente identificadas e quantificadas. Elas geralmente são mencionadas nos currículos e podem ser comprovadas com a apresentação de diploma, declaração, teste de conhecimentos, dentre outras formas.

Hard Skills compreendem aqueles conhecimentos que podem ser aprendidos por meio de cursos, workshops e treinamentos, podendo ser conceituados como aptidões técnicas do profissional, ou seja, tudo aquilo que geralmente é colocado como tópico em um currículo.

Vamos a alguns exemplos:

  • Conhecimento em língua estrangeira;
  • Operação de máquinas;
  • Domínio de ferramentas;
  • Programação de softwares;
  • Cursos técnicos;
  • Diploma de graduação;
  • Edição de vídeos;
  • Gestão de redes sociais;
  • Domínio de SEO;
  • Certificação em marketing de conteúdo.

Hard Skills configuram a forma mais antiga de avaliação de candidatos e têm perdido relevância no momento da contratação, já que são consideradas como habilidades que o candidato ao se tornar funcionário pode adquirir se for treinado internamente ou se fizer um curso, o que não ocorre com as Soft Skills.

O que são Soft Skills?

São características que podem ser classificadas como competências ou habilidades, relacionadas ao comportamento ou ao jeito de ser da pessoa. Estão totalmente vinculadas à personalidade e às experiências vividas. 

Elas são parte de toda a experiência psicossocial, sendo habilidades que não podem ser ensinadas a alguém, pois faz parte da essência do indivíduo. 

A principal diferença que as Soft Skills apresentam em comparação às Hard Skills, é que elas são difíceis de serem reconhecidas e quantificadas logo de início. Não há como apresentar um certificado de Soft Skills, por exemplo. Simplesmente porque são habilidades sociocomportamentais do candidato, ligadas às aptidões mentais e fatores emocionais.

Cresce muito a importância dada a esse tipo de avaliação de colaboradores, em empresas de todo o mundo, especialmente pela ideia de que não adianta contratar pessoas que sejam tecnicamente qualificadas, mas que não conseguem lidar com a pressão do dia a dia, que transferem responsabilidades e fraquejam diante de dificuldades ou que não se adequam ao trabalho colaborativo, em equipe.

Exemplos de Softs Skills:

  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Liderança;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Positividade;
  • Iniciativa;
  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Gestão do tempo;
  • Foco;
  • Bom humor;
  • Otimismo.

Essas são competências pouco citadas nos currículos e acabam sendo mais difíceis de avaliar. 

Muitas empresas realizam dinâmicas de grupo, testes ou entrevistas mais direcionadas para comprovar se o candidato possui as Soft Skills desejadas.

Deu pra sacar as diferenças entre os dois termos? Moleza, né!?

Como essas qualificações influenciam no dia a dia de um negócio?

Quando um colaborador não tem as Hard Skills necessárias para o desempenho do seu cargo, isso pode vir a comprometer o trabalho, assim como a falta de Soft Skills pode dificultar o relacionamento entre equipes, afetando o desenvolvimento dos projetos.

É importante que sempre exista um equilíbrio entre as Hard Skills e as Soft Skills. A seleção cuidadosa da qualificação dos candidatos impacta no desempenho, no clima organizacional, na gestão e andamento dos projetos, no gerenciamento de equipes e na construção de relacionamentos saudáveis dentro da empresa.

É legal saber que ambas as habilidades podem ser desenvolvidas e a empresa também pode investir no aprimoramento da sua equipe de trabalho, seja por meio de treinamentos corporativos, programas de capacitação, palestras educativas e etc.

Porém, no caso das Soft Skills, é importante saber que elas exigem um tratamento mais individual, que identifique o que precisa ser trabalhado em cada pessoa, pois como citamos lá no início, elas dependem das experiências individuais de cada um.

E aí, sua empresa está de olho nesse tipo de qualificação dos colaboradores? 

Caso não esteja, é melhor se atualizar! Com certeza, alcançar esse equilíbrio vai proporcionar muito mais fluidez no trabalho da equipe!

Aqui no Blog abordamos vários assuntos relevantes para o bom funcionamento de negócios. Aproveite e se inscreva na newsletter para receber conteúdos exclusivos.

E se a sua empresa está em busca de soluções inteligentes e personalizadas em Marketing Digital, para melhorar a comunicação com seu público-alvo, tornar-se referência no segmento e vender mais, então conheça o trabalho da Conteúdo Conecta.

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

19nov

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário, simplificando o trabalho de reformular textos e melhorar sua qualidade.…

13set

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital não é exceção. Cada vez mais empresas estão adotando tecnologias…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…