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VOCÊ SABE QUE TIPO DE EMOÇÃO AS CORES DAS MARCAS DESPERTAM?

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Assim como o nome, as cores do logotipo e a forma como elas são trabalhadas são desenvolvidas para gerar emoções.

Você tem dúvida na hora de escolher as cores certas para a criação da sua marca? Já se perguntou que tipo de sentimento gostaria de despertar? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas ou é apenas um curioso sobre o assunto, continue lendo este artigo para descobrir que tipo de emoção as marcas despertam por meio das suas cores.

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Assim como o nome, as cores do logotipo e a forma como elas são trabalhadas são desenvolvidas para gerar emoções – que podem causar um efeito neutro, negativo ou positivo. Se o efeito for positivo, você pode atrair seu potencial cliente logo no primeiro contato com a marca.

Estudos de neuromarketing sobre a psicologia das cores apontam que a cor é responsável por 85% da razão pela qual decidimos consumir o produto, serviço ou conteúdo de determinada marca.

Por isso, antes de você definir a paleta de cores do seu logotipo e tornar sua marca reconhecida e memorável no mercado, confira as nossas dicas e entenda como funciona a psicologia das cores!

Para entender o tipo de sensação que uma marca é capaz de provocar, é necessário estudar e analisar o significado das cores. É a partir disso que os designers, por exemplo, conectam as cores da marca ao produto ou serviço oferecido.

COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DAS CORES

As cores têm grande influência nas nossas vidas e nas escolhas que fazemos todos os dias, seja para comer, vestir ou comprar um produto. O estudo da psicologia das cores mostra que empresas que têm mais conhecimento sobre o significado das cores vendem mais. Antes de saber o significado de cada uma, conheça os principais efeitos das cores nas nossas decisões.

OS 4 PRINCIPAIS EFEITOS DAS CORES

Efeito biológico

Você sabia que as cores afetam até mesmo o nosso organismo? Pesquisas apontam que as cores verde e azul suaves fazem com que nosso corpo produza mais substâncias químicas que relaxam e tranquilizam. O vermelho, por outro lado, aumenta nossa frequência cardíaca e estimula a fome.

Efeito emocional

As cores influenciam também o nosso humor. O amarelo, por exemplo, desperta alegria, otimismo. Já a cor cinza, quando em excesso, pode causar um efeito contrário, gerando um estado deprimido.

Efeito psicológico

A cor também produz efeitos como a memorização e o reconhecimento. As abas e as chamadas do site Globo.com, por exemplo, são separadas por cores e cada uma representa uma editoria. Quem já é familiarizado com o site, quando quer ler uma notícia de esportes, automaticamente procura a sessão verde.

Efeito cultural

As cores estão muito ligadas às tradições culturais, que também geram uma influência bastante grande no nosso cotidiano, desde a infância. Um exemplo claro, mas que gera controvérsias, é a tradicional associação da cor azul para menino e rosa para menina. Já a cor preta é muito associada ao luto e a composição de verde, azul e amarelo remete, aos brasileiros, à bandeira do Brasil.

Após a leitura deste artigo, leia também:

Depois de conhecer os 4 principais efeitos das cores, está na hora de descobrir o significado de cada uma e o tipo de emoção que é possível despertar por meio das cores. Vamos lá?

Qual o significado das cores?

Azul: gera confiança, tranquilidade e calma, traz sensação de ordem, paz e lealdade. É uma cor muito utilizada no marketing.

Grandes empresas de redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, utilizam a cor azul em suas marcas. Além dessas instituições, empresas financeiras usam a cor azul para inspirar estabilidade e credibilidade.

Azul-claro: traz sensação de frescor e higiene, além de produtividade e sucesso. Por isso, é muito utilizada para representar marcas de empresas ligadas a saneamento, meio ambiente e limpeza.

Azul-escuro: sugere confiança e segurança. É utilizada em negócios corporativos por para transmitir mais credibilidade para a marca. Além disso, representa ordem, contentamento e lealdade.

Vermelho: é a cor que representa o fogo, o sangue, o amor. Traz sensação de energia, vitalidade, força, poder, aventura e excitação. O vermelho se relaciona diretamente ao prazer e à fome, pois desperta o apetite.

Geralmente é a cor utilizada por empresas alimentícias, como McDonald’s e Bob’s, e por marcas que sugerem energia e aventura, como a Coca-Cola. Além disso, o vermelho é utilizado em campanhas de liquidação, a fim de chamar mais atenção.

Amarelo: quando é utilizado sozinho, desperta a ideia de otimismo, esperança, entusiasmo e acolhimento. Também é usado quando se quer chamar a atenção. Normalmente é usado nas vitrines das lojas para despertar interesse dos clientes. Além disso, a cor amarela representa cuidado, cautela e parada.

Verde: está relacionado à natureza e ao meio ambiente. Suscita saúde, harmonia e equilíbrio. O verde é bastante utilizado por empresas que desejam levantar a bandeira da sustentabilidade.

Laranja: uma cor mais vibrante, amigável, evoca energia, alegria e desperta criatividade, além de ajudar a atrair mais clientes. Excelente opção para criar Call to Actions (chamadas para a ação) como: Vagas Limitadas! Compre Agora!

Cinza: cor neutra, calma, o cinza sugere equilíbrio, profissionalismo e responsabilidade. Costuma ser usada como coadjuvante, para fazer combinações com cores mais brilhantes, a fim de realçar as cores quentes e frias.

Marrom: expressa seriedade, elegância e sofisticação. A cor da terra e da madeira, por ser ligada à natureza, é bastante utilizada em decoração de ambientes interiores. Além disso, representa conforto físico e simplicidade.

Pink: expressa modernidade e extravagância. Muito usada para chamar a atenção dos expectadores. Desperta o desejo de compra dos clientes por representar inovação e originalidade.

Rosa-claro: remete à inocência, delicadeza, proteção e ao romantismo. Representa a beleza e pureza do universo feminino. Também é muito comum ser avistada em esmalterias e estéticas.

Branco: o branco evoca neutralidade, pureza, limpeza e tranquilidade. É uma cor utilizada também na composição das demais cores das marcas. Cor muito usada no ambiente de lojas para aparentar amplitude.

Preto: expressa poder, força e luxo. Também remete a mistério e à memória emocional. Usada em empresas de moda e joalherias, por ser uma cor que desperta sofisticação, superioridade e confiança.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a sensação que as marcas são capazes de despertar por meio de suas cores e os significados de cada uma delas, fica mais fácil aplicá-las de acordo com a personalidade da sua marca e o que tipo de mensagem que você deseja transmitir para seu público-alvo.

Sabendo disso, você estará muito mais preparado para impactar e encantar seus clientes, tornando sua marca memorável e reconhecida no mercado.

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