10 motivos para se investir na produção de vídeos | Conteúdo Conecta Agência de Marketing
Daniel Banin

Daniel Banin

Daniel Banin é CEO da Conteúdo Conecta - Agência de Marketing. Empreendedor, apaixonado por marketing e especialista em estratégias para negócios PME.

10 Motivos para começar a investir na produção de vídeos

Você ainda não inseriu vídeos no plano de comunicação da sua empresa? Sério? Saiba que, você está perdendo uma oportunidade incrível.

Os vídeos nunca estiveram tão em alta, para se ter uma noção, de acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, 83% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo proporciona um bom ROI (retorno sobre o investimento).

Ainda, é preciso considerar alguns fatos interessantes sobre o YouTube levantados por uma pesquisa feita pelo Google, que diz que a plataforma é acessada pelo menos uma vez por mês por 95% da população online brasileira, por uma faixa etária que vai de 18 a 45 anos, superando até mesmo a TV a cabo.

Esse sucesso dos vídeos não é de se espantar, já que esse tipo de conteúdo pode transmitir a história e os valores de sua marca/empresa, capaz de captar a atenção de um público que deseja que a informação seja cada vez mais “mastigada”, devido ao excesso de conteúdos que circulam diariamente e à escassez de tempo para consumir todos eles. Por isso, é o que sempre passamos aos nossos clientes: faça conteúdo relevante, pois a guerra para ser notado e consumido é grande!

Veja abaixo mais 10 motivos pelos quais você e sua empresa devem passar a investir em vídeos a partir de hoje.

1.            Vídeos são conteúdos mais educativos

Conteúdos em vídeos transformam qualquer assunto mais fácil de se assimilar e entender por isso são considerados mais educativos, uma vez que tendem a serem consumidos em sua totalidade, diferentemente de um artigo escrito.

Mas, esse teor “educativo” dos vídeos dependerá da didática que é aplicada na produção e se essa é compatível com o perfil do seu público. Um exemplo simples é imaginar um professor em sala de aula que não consegue se fazer entender para a maioria de seus alunos. Isso é falta de didática. Pois bem, você deve ter o mesmo pensamento na hora de planejar seus vídeos, de criar o roteiro.

Porém, não é preciso entrar em pânico caso você não saiba qual didática aplicar, já que os vídeos possibilitam um aprendizado muito rápido por parte dos feedbacks de seus consumidores, basta pegar os melhores resultados e aplicar nos demais.

O conteúdo audiovisual conta com diversos elementos que podem auxiliar no processo de aprendizado e assimilação de um determinado conteúdo, por exemplo, em um único vídeo é possível usar textos, imagens, gráficos e por aí vai, a dica é testar o que melhor se encaixa na sua persona.

2.            É o formato mais consumido da Internet

Como já citamos acima, hoje as pessoas praticamente assistem mais vídeos na internet do que na TV. Isso porque o conteúdo hospedado na Internet, no YouTube, por exemplo, é “on demand”, ou seja, a audiência pode assistir no momento que for mais oportuno, enquanto que o conteúdo televisivo segue uma grade de programação pré-estabelecida de horários e datas e nem sempre a audiência pode assistir naquele horário. Isso já vem mudando por parte da velha mídia como as emissoras de TV que já estão criando alternativas e aplicativos para hospedar a sua programação e atender seu público no formato on demand também.

Outro grande motivo dessa mudança de costume de consumir entretenimento ou informação é devido à variedade de opções de conteúdos que é possível encontrar na internet, a facilidade de acesso, identificação com o influenciador ou com o assunto mesmo e a linguagem utilizada.

O mais importante disso tudo é que sua empresa não pode desperdiçar essa chance de publicar conteúdo que realmente vai interessar a sua audiência e com isso sua marca ganhar autoridade no segmento em que atua.

3.            Aumenta a visibilidade da sua empresa

Os vídeos também trazem uma facilidade em criar uma relação mais amigável com o seu público e gerar conversões reais para o seu negócio.

Não considerar esse tipo de estratégia, pode causar um grande atraso para a sua marca, já que utilizar esse tipo de conteúdo gera muito mais engajamento, pois têm a propensão de ser mais consumido, devido ao formato ser mais dinâmico.

É possível afirmar, até mesmo que, conteúdos em vídeos trazem mais retorno quando comparado a uma postagem com textos e fotos, uma vez que tendemos a lembrar mais de algo que assistimos, ainda mais se for um conteúdo de relevância a quem assiste.

4.             Melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca

Não é só de textos que vive um bom posicionamento em mecanismos de busca como o Google. Investir na produção de conteúdo em vídeos também é um ótimo investimento para conseguir ter um retorno positivo em SEO, aparecendo no topo das páginas de pesquisa.

O importante neste tópico é responder as certas perguntas que sua persona pode ter sobre o seu negócio, já que o Google dá mais relevância para os vídeos que se relacionam de forma direta com a palavra-chave da busca. Faça uma busca no Google e note que além de links de postagens de texto também são apresentadas opções de vídeos.

10 Motivos para começar a investir na produção de vídeos - Entenda mais

5.            Conteúdos em vídeos são responsivos

Conteúdos em vídeos são mais flexíveis, já que é possível assisti-los onde e quando a audiência quiser, desde que se tenha acesso à internet, não havendo o empecilho de ficar preso a um único dispositivo.

Por isso, que ao criar um conteúdo em vídeo, você deve compartilhá-lo em grandes plataformas, que possibilitem o acesso, seja de um smartphone, tablet, Smartv ou notebook.

Com essa possibilidade de compartilhamento e acesso multiplataforma, você aumenta as chances do seu vídeo ter um bom número de visualizações, já que será possível se conectar com o público mobile, que atualmente é um dos maiores consumidores de vídeos, além de representar também boa parte do tráfego da internet.

6.            Não teime: são vídeos que o seu público quer

Hoje, com a correria do dia a dia, e com a constante necessidade de nos informarmos cada vez mais rápido, o que você acha que atrai mais, um texto de 2000 palavras ou um vídeo de 8 minutos? Isso mesmo, o vídeo.

Sem contar que as gerações mais novas leem cada vez menos, como os millenials, por exemplo, fazendo com que isso torne os vídeos um conteúdo que seja mais consumido, como já informado acima.

7.            As possibilidades de criação de conteúdo são infinitas

Bem, não infinitas, mas são bem variadas, já que você pode transformar quase todos os conteúdos textuais em vídeos, como listas, apresentação do produto, curiosidades, respostas a dúvidas frequentes, dicas de uso de seu produto, melhor modo de usar, concertos e afins.

Opções não faltam na hora de criar um vídeo e, caso falte inspiração, vale a pena dar uma conferida no que a concorrência está fazendo e no que está “bombando” por aí, mas nada de cópia, essa pesquisa serve apenas para buscar referências e criar seu próprio material. Quando for buscar referências, procure identificar quais dúvidas a audiência daquele vídeo concorrente deixou e que o seu pode sanar. É bom ler os comentários que os usuários deixaram e captar todas as dúvidas e negligências para assim criar um material bem completo e compartilhável.

8.            Uma estratégia barata

Sim, não é preciso ter uma câmera de última geração ou um estúdio profissional para produzir conteúdos em vídeo. Criatividade, uma câmera de celular, o microfone do fone de ouvido e um canto arrumado em sua empresa já pode ser o suficiente, em muitos casos.

Não crie empecilhos, ninguém começa de cima, e você pode começar com o que tem a produzir conteúdo em vídeo.

É claro que um material produzido por profissionais sempre terá um apelo visual mais interessante muitas vezes, portanto é necessário entender bem seu público e ter uma noção mínima de produção para ter vídeos interessantes circulando por aí, até para que seu material não jogue contra sua estratégia. Existem muitas produtoras que já adaptaram seus preços e formas de captação para atender a essa nova modalidade de vídeos para internet, vale a pena consultar.

9.            É possível estar em todas as redes sociais

Ao publicar um vídeo em uma plataforma como o Youtube, além de compartilhar esse conteúdo no blog da sua empresa, é possível também compartilhar de forma fácil em todas as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Tumblr, WhatsApp e qualquer uma que você quiser.

Com essa estratégia de conteúdos em vídeos compartilhados em todas as suas redes sociais, você ainda consegue potencializar o seu alcance e de forma gratuita.

Sem contar que o YouTube, por exemplo, é uma ótima rede social para se estar, já que a plataforma recebe, em média, cerca de 1,5 bilhão de acessos por mês.  

10. Conteúdos em vídeo são o presente e o futuro do marketing

A produção de conteúdo em vídeo é uma estratégia de marketing que deverá se manter sólida por muito tempo, sendo cada vez mais uma peça fundamental para fortalecer a presença digital da sua empresa, além de atuar como uma ferramenta importante para ações de Inbound Marketing.

Pegue uma câmera, crie um cenário bacana e mãos à obra! Comece a investir em conteúdo em vídeo para a sua empresa e faça parte desse nicho que cada vez mais atraí as pessoas para a frente de um computador ou dispositivo móvel.

Gostou de mais este post com dicas exclusivas sobre marketing digital? Registre nos comentários quais foram suas impressões!

Acha interessante ter uma estratégia desta para seu negócio? Contate a gente que podemos conversar sobre como criar conteúdos relevantes em vídeo para posicionar melhor sua empresa no universo digital.

Deixe uma resposta

dezenove + 16 =

Inscreva-se e receba nossas novidades

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise gratuita de suas Redes Sociais ou Website. Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

LEIA TAMBÉM...

Fechar Menu