Desejar um nome de domínio indisponível não significa má sorte nem faz de você uma exceção.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Pelo contrário: trata-se de uma situação bem comum – e contornável – num país que, de acordo com o Registro.br, já beira os 4.000.000 de domínios registrados.

E o número de registros, por motivos óbvios, não para de crescer.

Qual empresa hoje ousa desprezar a importância da presença digital, afinal?

Que empresário, em sã consciência, não quer um business facilmente encontrado pelos mecanismos de busca virtuais?

Você sabe bem do que estamos falando, não sabe?

Quebrou a cabeça pensando num nome de domínio ideal ao seu negócio e, quando achou que havia encontrado um, depois tê-lo imaginado sendo digitado pelo seu público-alvo e estampado nas mais diversas mídias deste planeta, caiu do cavalo. Ou melhor, descobriu que alguém já o tinha registrado.

Pois saiba que topar com domínio em usodomínio inativo ou domínio em liberação – os resultados possíveis quando um domínio está tomado no Registro.br – não é o fim da linha.

Longe disso!

Em vez de chorar pelo domínio já registrado, oferecer rios de dinheiro para comprá-lo – pode custar bem caro em alguns casos – ou desistir de dar visibilidade à sua marca, que tal pensar num nome de domínio ainda mais adequado e, principalmente, capaz de colocar seu negócio em evidência no mercado?

Porque é possível, pode apostar. Basta conferir as dicas abaixo:

            Pequenas mudanças podem resolver

O exato nome de domínio que deseja está sendo usado por outro, disso já sabemos. Mas pequenas mudanças – como uma inversão na ordem das palavras ou acréscimo de artigo – podem fazer com que receba sinal verde para registro.

Antes de fazê-lo, contudo, avalie com calma o risco de seu domínio ficar muito semelhante ao já registrado, principalmente se atuarem no mesmo segmento.

Usar o domínio meucachorrofeliz.com para seu pet shop pode ser um problema se outro pet shop já estiver usando cachorrofeliz.com, por exemplo.

Você precisa de destaque, certo?

E não pode, de maneira alguma, correr o risco de ver seus clientes acabando no lugar errado.

Ou pior: em sites concorrentes.

            Que tal considerar modernas e criativas extensões?

Só “.com” e “com.br” vêm à sua cabeça quando pensa em extensões?

Pois saiba que empresas competentes hoje já disponibilizam extensões – também chamadas de TLD (do inglês top-level domain) – que, além de possibilitarem destaque em meio à concorrida selva digital, permitem que seus potenciais clientes já saibam do que se trata seu negócio antes mesmo de acessá-lo.

Se sua empresa atua no ramo da tecnologia, por exemplo, que tal usar a extensão “.tech”?

Ou “.fit” caso tenha uma academia.

Ou “.shop” se quer que o usuário perceba que seu negócio é vender.

Ou “.hotel” se precisa despertar o interesse de gente em busca de hospedagem.

Ou…

Percebe a infinidade de possibilidades?

            A simplicidade é a chave para um bom nome de domínio

Um bom nome de domínio precisa ser fácil de memorizar, soletrar e digitar, lembre-se disso.

Pois neste mundo onde milhares de informações são atiradas sobre nós diariamente, onde precisamos decorar todo tipo de senha e usuário, um domínio fácil de ser recordado é essencial para ser minimamente competitivo.

Sugestão: antes de fazer o registro, exponha o domínio cogitado a pessoas de confiança e analise como reagem.

Caso não o entendam, peçam para repeti-lo diversas vezes ou demonstrem dificuldade para guardá-lo, vale a pena repensar.

E sempre que precisar optar por alguma alternativa, fique com a mais simples e curta – as pessoas desistem fácil, basta um “não foi possível acessar esse site” para perdê-las.

            Se possível, use palavras-chave

Para um melhor posicionamento no ranking de resultado dos mecanismos de busca, o que ajudará seu site a ter mais tráfego, tente incluir em seu nome de domínio as palavras-chave mais digitadas por aqueles que procuram pelo produto/serviço que oferece.

Se vende botas para escalada, por exemplo, por que não optar por botasparaescalada.com.br?

Por enquanto está disponível, fica a dica…

E caso tenha um negócio de atuação local, vale comprar também um nome de domínio que contenha sua área de atuação.

Pois as pessoas geralmente inserem bairro/cidade/estado/país quando fazem pesquisas.

Exemplo: se já comprou o domínio organicosemcasa.com, compre também organicosemcasacampinas.com. Aliás…

Compre mais de um domínio

Para aumentar a chance de as pessoas acabarem em seu site, vale investir em mais de um domínio.

Se sua empresa se chama Academia 100, por exemplo, recomenda-se comprar academia100.com e, também, academiacem.com.

Nunca se sabe como vão digitar um número, certo?

Partindo do mesmo raciocínio, comprar academia100.com e academia100.com.br também ampliará a chance de seu público terminar dentro de seu site.

E evitará que concorrentes o usem como ponte para atrair clientes do mesmo segmento, técnica muito comum.

Invista também em domínios que contenham versões do seu negócio escritas de maneiras incorretas, especialmente se possui uma empresa de nome estrangeiro ou capaz de gerar alguma confusão.

“For men” é o nome da sua empresa, correto? Mas quem garante que não digitarão “for man”?

Observação: não é preciso criar um site para cada domínio adquirido. Basta que todo domínio leve ao mesmo site.

Que tal colocar a mão na massa agora?

Temos certeza de que depois dessas dicas você já até se esqueceu do domínio que queria. E talvez já tenha até uma opção melhor em mente, certo?

Então não perca tempo: escolha a empresa de hospedagem que mais se adequado ao seu perfil e necessidades, e garanta seu domínio antes que alguém pense nele.

Agora é a sua vez de chegar primeiro!

Ah, e não se esqueça de que a escolha de um bom nome de domínio é apenas um dos passos para fazer seu negócio decolar…

Planejar é preciso. Planejar e estudar muito!

E marketing, claro. Marketing que, diferente do que muitos pensam, é investimento – não gasto!

Aliás, caso precise de uma mão nesse ponto, estamos aqui!

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

19nov

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário, simplificando o trabalho de reformular textos e melhorar sua qualidade.…

13set

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital não é exceção. Cada vez mais empresas estão adotando tecnologias…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…