Você é um empreendedor e cuida do seu próprio negócio de perto? Então, já deve ter ouvido falar sobre os 4 P’s do marketing. Um desses P’s refere-se à praça, ou seja, ao seu local de venda dentro de um determinado espaço, seja ele físico ou virtual. Praça, também é conhecida por alguns como ponto de vendas ou PDV.
Vamos agora falar um pouco mais sobre o PDV, como ele influencia no seu negócio e de que forma ele pode trazer mais benefícios ao seu empreendimento.
O que é PDV?
Digamos que você tenha um cliente que segue a sua empresa em todas as redes sociais, compartilha o seu conteúdo, marca amigos nele e, é claro, fica de olho nos produtos que a sua marca oferece. Ele está decidido a fazer uma compra e então vai até o seu PDV.
Ele espera ter uma interação com a sua marca tão boa quanto tem nas redes sociais, mas ao chegar no local, acontece justamente o contrário: o seu PDV está com as paredes descascadas e manchadas, o chão não está limpo, o local está quente, mal iluminado, ele procura por muito tempo o produto que deseja e, quando finalmente encontra, ele está lá no fundo, amassado e sem preço.
Será que ele vai efetuar a compra? É claro que não. Isso acontece porque, por mais que o seu marketing seja excelente o seu produto seja um dos melhores do mercado, o PDV não consegue se relacionar com o cliente da forma correta.
O PDV é como o seu cartão de visitas. O cliente precisa entrar no seu local e ver que ele está compatível com os seus valores e os seus objetivos, divulgado nas suas redes sociais e website. Por exemplo, se um dos seus pilares é o atendimento com o máximo de qualidade, o seu PDV não combina em nada com ele.
Quais as funções de um PDV?
Não devemos olhar o PDV apenas como um local no qual o seu estabelecimento se encontra. Ele precisa se relacionar com o seu cliente e levar a sua marca a fazer bons negócios e, é claro, ter o sucesso desejado.
Vejamos agora as principais funções que o PDV exerce além de ser o local para fechar uma venda ou um contrato!
Oferecer informação
A primeira coisa que uma empresa deve pensar em relação com o cliente é quanto à comunicação. Ela deve ser a melhor possível e tudo o que tem a ver com a empresa ajuda a criar comunicação com o cliente e é claro, um bom relacionamento.
Quanto mais o consumidor aprender sobre você, será melhor e o seu PDV pode dizer muito sobre a sua empresa.
Por exemplo, se seu espaço for grande, tiver muitas sessões, como um supermercado ou uma loja de decoração, você tem que poupar as possíveis dúvidas do visitante, como incluir faixas de sinalização no chão, placas penduradas no teto que informam o nome das sessões, deixar o valor das mercadorias de uma forma clara e não confusa, com descrição completa, entre outras muitas formas de fornecer informações ao seu potencial consumidor e além disso evitar que esse pare um funcionário para pedir ajuda de coisas que facilmente poderiam ser resolvidas com uma boa comunicação preventiva.
Promover a sua marca
A sua marca é de extrema importância. Quanto mais valorizada ela for, melhor para os seus negócios e o sucesso da sua empresa não tardará a chegar. Você pode promover a sua marca pela internet e também no seu PDV. Como?
Faça uma promoção. Essa é uma ótima forma de levar o seu público-alvo até o seu PDV e promover a sua marca de forma presencial. O contato entre a marca e o consumidor é muito mais íntima no PDV e assim, ele pode conhecer a sua empresa com tudo o que ela oferece.
Lembrando que, para promover a marca da melhor maneira possível, o PDV deve estar de acordo com os seus padrões e o tipo de cliente que é a sua persona. Se a sua empresa vende, por exemplo, roupas de alta qualidade e de um valor maior que a maioria, você estava lidando com clientes que são muito mais exigentes.
Sendo assim, é interessante não ter apenas uma cadeia, mas sim, uma poltrona na qual ela possa sentar e aguardar alguém de forma confortável. Ofereça além do café. Tenha outras opções como suco, chá e refrigerante ou até mesmo uma Champagne ou whiskey para os que preferirem.
Aumentar as vendas
No fim das contas, todas as suas estratégias e todos os esforços realizados são para aumentar as vendas e assim, obter mais lucros. É muito importante investir na sua marca e no marketing da sua empresa, porém, é no PDV que a “mágica” acontece. É para lá que os seus clientes e leads seguem quando desejam adquirir algo da sua empresa e, finalmente, fechar um negócio.
Uma forma interessante e que aumenta muito o ticket médio gasto por cliente é usar materiais de comunicação em espaços estratégicos, como table tent (display de mesa) no caso de bares e restaurantes, peça na qual você pode divulgar uma sobremesa, uma entrada ou um drink. Muitos estabelecimentos utilizam banners ou cartazes que bem feitos e posicionados estrategicamente costumam funcionar bastante. Você mesmo já se deparou com produtos oferecidos perto do caixa de pagamento que é um momento em que o cliente está aguardando ser atendido e mais tranquilo para perceber o em torno. É quando pode ocorrer essa compra de impulso ou até mesmo de necessidade e nisso aumentar o ticket médio.
Você tem um restaurante ou um bar? Se sim, não deixe de ler nosso artigo Cardápio Vendedor e pegar umas dicas de como vender mais e melhor.
Portanto, antes de sair por aí abrindo negócios na emoção, adquirindo produtos que não tem um estudo anterior de possibilidades de vendas, cuidado, não se iluda com negócios que costumam parecer fáceis de obter altos lucros. É de suma importância saber exatamente o que vender.
Você quer que eles comprem? Quer que eles recomendem a sua loja para outras pessoas? Trate os seus clientes da mesma forma que gostaria de ser tratado!
Quer melhorar a sua marca? Uma das melhores ações para isso é investir em um bom marketing de conteúdo. Descubra como essa estratégia pode ajudar!