Logotipos com grandes sacadas ←
Por Daniel Banin

Por Daniel Banin

Daniel Banin é CEO da Conteúdo Conecta.

Um logotipo pode contar muito da sua história ou propósito existencial, sem nenhuma ajuda de interpretação.

Já outros, podem parecer simples ou sem sentido à primeira vista, mas podem esconder significados geniais ou apenas curiosos, depois de uma tradução ou interpretação mais criteriosa, que é o que vamos mostrar neste artigo, em que reunimos 25 logomarcas que mostram como uma arte pensada e bem elaborada pode tornar uma marca memorável no mercado.

A logomarca é a representação visual da identidade de uma empresa. É por meio dela que seu negócio será reconhecido e lembrado facilmente pelo público. Por isso, é tão importante que seja feito um estudo aprofundado antes da elaboração da logo.

Se você se interessa por este conteúdo, leia também:

Você sabe que tipo de emoção as cores das marcas despertam?

O Dom de Empreender

Para ajudar você nesse processo, confira as 25 logomarcas com significados ocultos e insights sensacionais que podem inspirar você na criação ou reformulação de uma nova.

  1. Amazon: o símbolo da logomarca não significa apenas o sorriso de uma carinha feliz. A seta que vai do “A” ao “Z” refere-se ao amplo catálogo de produtos que a loja oferece, ou seja, de “A a Z”.
  1. Volkswagen: reconhecida mundialmente, a palavra alemã “Volks” significa povo ou pessoas, e “Wagen”, carro. Os dois nomes juntos formam a ideia de carro popular. O símbolo da logomarca pode ser reconhecido pela sobreposição das letras V e W, que se refere às iniciais das palavras unidas da marca.
  1. Vaio: o nome é uma abreviatura de Video Audio Integrated Operation, que em português significa “operação integrada de áudio e vídeo”. Os produtos da marca são notebooks produzidos pela conhecida fabricante de eletrônicos, a Sony. Olhando mais atentamente é possível perceber que as primeiras duas letras formam o símbolo analógico (∿) e as duas últimas representam o símbolo digital (binário, 1 e 0). Ou seja, mostra a transição do antigo para o novo, do analógico para o digital.
  1. Fórmula 1: a logo antiga da modalidade esportiva é bastante distinta. Repare que entre a letra “F” e a silhueta de velocidade é possível ver o número 1 oculto.
  1. Carrefour: pioneira no setor de hipermercados, a empresa nasceu em 1959, na França. No francês, Carrefour significa “cruzamento”, fazendo referência à primeira loja que foi aberta perto de um. Na logo, essa representação é feita pela união de duas setas, uma apontada para a direita outra para a esquerda. As cores azul, vermelha e branca representam a bandeira francesa. Além de todos esses pontos ocultos e interessantes a letra” C” de Carrefour é formada pelo vazado de todo o contexto.
  1. Hyundai: a logo da fabricante de carros não representa apenas a letra inicial de seu nome, mas também traz a alusão a um aperto de mão feito entre dois homens de negócios, como o vendedor e o comprador do veículo.
  1. Toyota: muita gente confunde a logo da marca com a cabeça de um touro ou cowboy usando chapéu. Mas histórias contam que ela representa um buraco de alfinete com uma linha dentro, que se refere ao passado da empresa, quando ela construía teares. Além disso, o mais genial é que o logotipo engloba todas as letras da palavra Toyota.
  1. IBM: a marca de computadores IBM possui uma logo com o próprio nome da empresa. Uma curiosidade oculta são as listras as letras formadas por listras, que significam igualdade. Ao observar a logo, você pode perceber o símbolo do sinal de igualdade (=). Que é exatamente essa a mensagem que a empresa quer transmitir.
  1. FedEx: o segredo dessa logo chega a passar despercebido por muitas pessoas. Mas, note que há uma seta apontando para a direita, entre as letras D e X. A seta faz todo o sentido para representar o core business desta marca, já que a empresa sempre valorizou a rapidez dos serviços de entregas. Além disso, foi essa curiosidade embutida na logo que atribuiu ao criador mais de 40 prêmios como designer.
  1. Bradesco: se você analisar bem a logo do Bradesco, notará que o conjunto das figuras geométricas faz referência com uma árvore que significa vida, inovação e evolução. Mas não é só isso. Na logo também é possível visualizar linhas sólidas e crescentes que representam a diversidade dos clientes da empresa e uma outra linha que indica o céu, representado no círculo central da bandeira do Brasil, o que mostra o compromisso da Instituição Financeira com os brasileiros. Já o encontro das linhas, faz referência ao valor dos relacionamentos indicado nas estrelas da Bandeira Brasileira.
  1. Adidas: mesmo a logomarca tendo sofrido algumas alterações, as três linhas sempre estiveram presentes. O mais curioso é que o nome da marca foi criado a partir das iniciais do nome de seu idealizador, Adolf Dassler. Hoje em dia, as linhas da logo formam um triângulo, que representa uma montanha e remete aos obstáculos superados pelos esportistas.
  1. Pinterest: no site Pinterest as pessoas colecionam as suas imagens favoritas na internet. Ou seja, elas marcam nos seus próprios murais. E foi daí que surgiu a ideia genial da logo da marca. Ao olhar atentamente o símbolo, você consegue perceber um alfinete que ajuda a formar a letra P.
  1. Apple: uma das marcas mais conhecidas e desejadas mundialmente tem uma maçã mordida como símbolo. Existem muitas histórias envolvendo os porquês deste nome e símbolo, mas a que mais circula é a que a maçã se trata de uma alusão à cena da descoberta da lei da gravidade, feita pelo cientista inglês Isaac Newton. A mordida refere-se ao conhecimento, uma espécie de “o fruto do conhecimento”, que fez a história de Adão e Eva no paraíso, lembra? 
  1. SubWay: o nome, subway, em tradução livre, significa metrô e foi assim nomeada, pois quando a marca iniciou as atividades, as unidades eram instaladas somente próximas às estações deste meio de transporte, a fim de atingir um grande tráfego de pessoas. As setas presentes na primeira e última letra da logo, representam o direcionamento dos caminhos feitos por um metrô.
  1. Airbnb: diversas pessoas no mundo todo utilizam os serviços da Airbnb, a fim de encontrar lugares incríveis para se hospedar. O logotipo lembra a um clip de papel, mas o seu verdadeiro significado vai muito além disso, contendo quatro elementos simples, porém muito significativos.
  1. Nike: nem todos sabem o que significa o símbolo da marca. A símbolo da logo representa uma das asas da deusa grega Nike, que personifica a força, a velocidade e a vitória e, por isso, é associada ao esporte. Além disso, o símbolo também representa movimento e velocidade.
  1. Mozilla: o famoso navegador Mozilla Firefox, tem presente na sua logo um desenho parecido com o de uma raposa envolta no globo terrestre. Porém, não se trata de uma raposa. A grande curiosidade é que “Firefox” significa a tradução inglesa do nome chinês para o animal panda vermelho. Com isso, a empresa mostra o quanto é única, pois esse é um tipo de panda muito raro e que se encontra em perigo de extinção.
  1. TripAdvisor: a logomarca é representada por uma cabeça de coruja, ave que carrega o significado de sabedoria e conhecimento. Seus olhos possuem cores diferentes para mostrar que cada viajante tem uma escolha a fazer, sendo o verde seguir adiante e o vermelho não ir, que faz todo o sentido quando estamos consultando indicações de lugares, não é mesmo?
  1. Gillette: se você reparar bem na logo da marca Gillette, vai perceber que as letras G e I, estão cortadas em diagonal. Esse corte foi feito para representar o fio e toda a precisão de suas lâminas.
  1. Toblerone: a marca desse delicioso chocolate nasceu em Berna, na Suíça, conhecida como a “cidade dos ursos”. Se você observar bem o desenho da montanha, notará a silhueta de um urso, ali no centro da montanha. Consegue ver? E a segunda curiosidade é que a palavra “TOBLERONE” tem embutida a palavra de “BERN” grafia original.
  1. LG: sua logomarca é bastante curiosa. O L e o G formando um sorriso revela sua verdadeira conexão e paixão pela tecnologia e humanidade.
  1. NBC: já parou para observar que a logomarca da famosa rede de TV parece um pavão? É verdade. Mas ela não representa só isso. A diversidade de cores da logo simboliza o verdadeiro potencial da tecnologia que fez as pessoas saírem do antigo preto e branco. Esse acontecimento marcou a década de 60, quando surgiram os primeiros televisores coloridos.
  1. Evernote: a logomarca é representada pela cabeça de um elefante com a ponta da orelha levemente dobrada. O elefante é conhecido por ter uma excelente memória. Já foi comprovado que o animal reconhece facilmente o rosto das pessoas. Para a marca, o desenho simboliza um armazenamento de informação. Já a orelha dobrada representa uma página dobrada, assim como fazemos quando queremos lembrar algo importante.
  1. Olimpíadas: cada círculo presente na logomarca simboliza a união dos continentes em prol do esporte. As cores (azul, preto, vermelho, amarelo e verde) representam os países participantes, pois são as que predominam em suas bandeiras, sendo:

Azul: Europa

Preto: África

Vermelho: América

Amarelo: Ásia

Verde: Oceania

  1. Yamaha: a logo possui a união de três diapasões, objeto usado para afinar instrumentos musicais, que também lembra a letra Y. Muitos conhecem a marca Yamaha apenas como uma indústria de motocicletas, mas uma de suas vertentes, aliás a mais antiga é a produção de instrumentos musicais, por isso o símbolo faz essa referência.

Gostou da nossa lista de logos que são chamativos por causa de seus significados ocultos e que tem insights incríveis? Acrescentaria alguma marca que chama sua atenção para algo especial? Coloque nos comentários.

Compartilhe esse artigo...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Inscreva-se e receba nossas novidades

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise gratuita de suas Redes Sociais ou Website. Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

LEIA TAMBÉM...

Fechar Menu