Diversos negócios locais que investem em marketing digital já conseguiram perceber os diversos benefícios de utilizar os meios de comunicação, veja exemplos abaixo.

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Muitos empreendedores que possuem negócios locais e não utilizam sites para vender seus produtos ou serviços, ou seja, vendem localmente, em estabelecimentos físicos, acham que atuar com a divulgação no universo digital não é uma estratégia que deve ter uma atenção especial. Escrevo isso, pois já ouvi de vários empresários que ter um site no ar, um endereço na internet, não é algo tão essencial, que pode ser produzido mais adiante. Acreditam que vender pela internet é algo apenas para negócios que possuem um sistema de pagamento digital, que venda, de fato, através de uma plataforma de e-commerce e posso adiantar que é um pensamento completamente errado.

Diversos negócios locais que investem em marketing digital já conseguiram perceber os diversos benefícios de utilizar os meios de comunicação, que muitas vezes são gratuitos, e notaram que o esforço e investimento tiveram retorno, até maior do que o esperado.

O Marketing Digital pode fazer parte de qualquer negócio, não importa a abrangência ou o tamanho. Se você é um pequeno ou médio empreendedor se beneficiará, e muito, de diversas ferramentas que existem na internet para aumentar a sua visibilidade e consequentemente os seus lucros.

Também não importa o seu nicho de atuação — desentupidora, advocacia, calçados, materiais de construção, contabilidade — o marketing digital pode fazer muito pela sua empresa, se uma boa estratégia for traçada. Assim, ainda que o seu negócio seja local e que seus clientes sejam presenciais, você também pode vender pela internet.

Por que os negócios locais devem investir em marketing digital?

Utilizar das formas tradicionais de se fazer propaganda como, “venha conhecer…”, “compre o meu produto…” são boas para divulgar o seu negócio local, mas é importante entender que o costume do público consumidor mudou e vem mudando, principalmente no digital. Por isso, o é importante criar conteúdo para os usuários na internet, atendendo às buscas de maior volume que seu potencial cliente faz, por exemplo, no Google, Bing e Youtube. Um conteúdo relevante que atenda aos anseios e dores da audiência, passa a educar os usuários a respeito do seu negócio, como ele funciona, e principalmente ajudará a sanar alguns problemas, entre outras questões importantes. Não só criar conteúdo que ajude a resolver problemas, mas também que promova entretenimento, afinal a internet também é lugar de diversão e busca de conhecimento.

Com o passar do tempo, ao oferecer sempre um bom conteúdo, as pessoas passam a vê-lo como referência nesse mercado. Isso significa que, quando tiverem alguma dúvida sobre algo relacionado ao produto ou serviço da sua empresa, os usuários procurarão pela sua marca.

Tudo isso ajuda significativamente em um ponto essencial: influenciar na decisão de compra. Quando você passa a ser autoridade em um determinado assunto e as pessoas confiam no seu conteúdo, elas tendem a desejar a solução oferecida pela sua empresa.

Uma ótima forma de se posicionar bem na internet é se tornando uma autoridade aos “olhos” do Google (o pai da internet), o maior site de pesquisas do mundo. Há também outras formas de se tornar autoridade e passar a vender pela internet, aumentando assim os seus lucros.

Como vender pela internet e aumentar os lucros?

Veja abaixo algumas estratégias que conseguem ajudar negócios locais a vender pela internet. Siga as dicas.

Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Que tal colocar a sua empresa no radar do Google? Essa é uma ótima opção para que as pessoas encontrem o seu negócio físico. Por exemplo, digamos que seu negócio seja uma doceria e as pessoas estão buscando por um estabelecimento  como esse na região. Quando elas digitarem no buscador do Google doceria em “nome da cidade”, a sua empresa aparecerá entre as opções.

O melhor de tudo? Se cadastrar no Google Meu Negócio é de graça!

A ideia é que você preencha seu perfil/conta com o máximo de informações possíveis, coloque e poste fotos regularmente, além de responder aos comentários que os consumidores de seu produto ou serviço fazem.

Aproveite os sites relacionados ao seu negócio

Tem um hotel, uma pousada, uma hamburgueria, um restaurante, um bar ou comércio parecido? Então você pode aproveitar alguns sites que ajudam os usuários a fazerem escolhas de acordo com a opinião de outras pessoas.

Nesse caso, temos dois bons exemplos: o TripAdvisor e o Yelp. Eles têm planos gratuitos, mas você também tem a opção de fechar um contrato de publicidade com esses sites, para que eles possam anunciar e mostrar o seu empreendimento no momento certo para a pessoa certa. Ela pode estar buscando, por exemplo, por uma pousada e o site mostrará a sua se as características forem compatíveis com o que o usuário precisa. O Trip Advisor, por exemplo, é um excelente canal para que seu negócio local seja conhecido por turistas. Seu comércio ainda não está nestes canais? O que está esperando para cadastrar? Aproveite essa chance de ficar mais conhecido e, claro, vender mais!

Esteja nas redes sociais

Sabia que o brasileiro passa mais de 3 horas por dia apenas nas redes sociais? O Instagram conta com mais de 50 milhões de usuários no mundo, sendo que o Brasil fica em segundo lugar no ranking. Em 2018, o Facebook conta com mais de 120 milhões de usuários brasileiros.

Certamente são números muito significativos e, como bom empreendedor ou gestor, você compreende a necessidade da sua empresa fazer parte das redes sociais.

Por meio delas você pode criar um relacionamento mais próximo com o público, algo muito importante para os negócios locais. Lembre-se: quando se trata de redes sociais, crie o conteúdo que o seu público gostaria de ver. Por exemplo, se você é um profissional autônomo como um fisioterapeuta, pode dar dicas de boas posturas para evitar problemas na coluna.

Crie uma página para sua empresa e, em nenhuma hipótese, use o perfil pessoal como forma de se aproximar dos usuários. A página consegue oferecer um visual mais profissional e, por meio de anúncios, você pode alcançar muito mais pessoas.

Anuncie nas redes sociais

E falando em anúncios, sabia que anunciar nas redes sociais é uma excelente forma de fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio?

Você pode escolher o tipo de anúncio. No início, promover a página é uma forma de alcançar pessoas que ainda não sabem do seu negócio. Uma ótima opção na hora de criá-lo é restringir o alcance geográfico e delimitar um raio de alcance menor. Por exemplo, você pode escolher que o anúncio seja divulgado para pessoas da sua cidade e acrescentar um raio de 5 km além dela.

Anuncie no Google

O Google é o maior buscador do mundo e anunciar aqui é uma ótima forma de aumentar a audiência da sua empresa. Você certamente já viu um anúncio no Google: são aqueles anúncios que aparecem logo no início do resultado de pesquisas.

É uma excelente forma de fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa de uma forma rápida e exatamente no momento em que elas precisam. Quer saber como anunciar de uma forma que se gaste pouco e obtenha o máximo de resultados? Fale com a gente.

Marketing de conteúdo para negócios locais

Não adianta postar algo hoje e outro post só na semana que vem. É preciso ter uma certa constância, afinal de contas, as pessoas seguem a sua empresa porque querem conteúdo.

Cada rede social possui uma frequência de publicação “ideal” de uma forma geral. Por exemplo, uma postagem por dia no Instagram já pode ser o suficiente para determinados negócios locais. Já no Stories a história é diferente. Você pode gravar vídeos curtos de 10 segundos, postar fotos, enfim, não há um número exato. Apenas tenha bom senso e se coloque no lugar do usuário.

Já no Facebook, a postagem média ideal é de duas vezes por dia e no Linkedin, cerca de 2 ou 3 vezes por semana.

Lembrando que esses números são mais indicados para quem está iniciando. Com o passar do tempo você precisa reconhecer como o seu público se comporta. Por exemplo, pode ser que o engajamento no Facebook seja excelente postando 5 vezes por dia. Portanto, analise as métricas oferecidas pelas redes sociais e o nível de participação dos seguidores nas suas postagens.

Participe das redes sociais

Apenas estar nas redes sociais e fazer postagens todos os dias não é o suficiente para fazer com que os seus seguidores continuem seguindo o seu perfil. Você precisa participar ativamente das redes sociais na qual está.

Responda aos comentários nas suas postagens e nos seus stories e, quando forem negativos, faça da mesma forma. Apagar um comentário como esse é uma prática indesejável.

Além de cuidar atentamente das suas postagens, comente e curta também as postagens dos seus seguidores e também de outras pessoas. Especialmente se essa postagem for de um evento na cidade ou algum outro acontecimento.

Como você pode ver, para fazer o seu marketing digital não é necessário ter um site de vendas ou algo parecido. Existem diversos recursos que você não só pode aproveitar como deve. Crie uma boa estratégia e, caso não saiba exatamente o que fazer ou não está vendo o retorno do seu esforço, terceirize o serviço de marketing para uma agência especializada. Esse é um ótimo investimento.

Precisando de ajuda para vender pela internet? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa agência e tire as suas dúvidas!

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