Entenda o que é marketing de conteúdo e como se beneficiar dessa estratégia

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O que é marketing de conteúdo?


O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes, de qualidade, com intuito de engajar um público definido, ou seja, atrair leads, fidelizar clientes e formar admiradores da marca, para que num futuro próximo parte dessa audiência possa fazer negócios com a empresa.

O ideal é produzir algo que chamará e ganhará a atenção da sua persona logo nos primeiros segundos, afinal tempo e atenção são ativos valiosíssimos atualmente. O que torna o material relevante é se resolve algum problema, sana alguma dor, traz uma curiosidade ou até mesmo diverte.

O objetivo é desenvolver conteúdos que se conectem com a audiência, a fim de tornar sua empresa uma autoridade no segmento atuante, mas sem promover, explicitamente, a marca, produto ou serviço.

Mas como assim “sem promover a marca explicitamente”? Continue comigo que irei explicar.

Diferentemente de um anúncio, que tem a intenção de expor uma oferta e vender na hora, o marketing de conteúdo não tem foco em obter resultado imediato, mas sim de criar uma conexão com a persona, pois a tendência é que essa procure a empresa quando tiver necessidade, uma vez que já se conectou com a mensagem.

Formatos

Os materiais que compõem essa estratégia podem ser produzidos em diversos formatos como: posts-blog, newsletters, e-books, planilhas, apresentações, vídeos, artes, panfletos, guias, entre várias outras opções.

Diferença de marketing de conteúdo para outros tipos

A diferença deste tipo de conteúdo para um que apenas divulga um negócio é que enquanto um agrega com conhecimento o outro tenta vender uma ideia, produto ou serviço. Um anúncio pode também levar conhecimento, sanar dor ou resolver um problema? Sim, pode, mas, analisando separadamente, ele tem outro objetivo dentro de uma estratégia completa de marketing.  

Para que consigamos a atenção da audiência que nos interessa, é necessário fazer uma troca.

Sim, uma troca.

Em uma emissora de TV, por exemplo, note que existe essa troca conosco — audiência —, pois enquanto o veículo cria e produz conteúdos para consumirmos como: telenovelas, programas de auditório, telejornais etc., também exibe, intercalados, comerciais de seus anunciantes.

Assim acontece também em impressos como jornais e revistas, rádios e claro as redes sociais que também são considerados veículos de comunicação, pois vendem espaço para anúncios.

Um case de sucesso em marketing de conteúdo

Um dos cases de marketing de conteúdo mais famosos do mundo é o do guia Michelin, um mini book criado em 1900, inicialmente para encorajar motoristas a pegar estrada, ensinar trocar pneus e com outras informações úteis como mapas, postos de gasolina, hotéis, restaurantes etc. e só 26 anos depois começou conceder estrelas aos restaurantes em destaque, o que é feito até os dias atuais.

Guia Michelin

Michelin para quem não conhece é uma marca de pneus automobilísticos.

Ok, mas o que isso tem a ver com marketing de conteúdo e o que uma indústria de pneus tem a ver com premiação para restaurantes?

Para resumir, a grande sacada foi ajudar os motoristas a realizar viagens, o que promoveu um aumento no consumo de pneus, o que muito interessava à Michelin.

Entendendo a estratégia

Vamos então entender e detalhar a estratégia da marca.

Por ser uma empresa que vende pneus, seus clientes têm que ter carro. Com um carro, a probabilidade de usar para circulação cotidiana e para realizar viagens é grande, ainda mais em uma época que não tinha entretenimento para ficar em casa, como hoje temos. Muito bem, um guia repleto de informações como era o Michelin, era objeto de desejo por muitos motoristas, pois era útil, resolvia problemas, pois ensinava, indicava e validava locais já visitados por outros e você sabe que a prova social (testemunhal), desde sempre, é algo que transmite muita credibilidade.

Agora pense quantos motoristas tinham o guia em seus porta-luvas e quantas vezes o nome e logotipo da marca eram vistos constantemente? Isso gera ou não um brand-awareness (reconhecimento de marca)? Quando a pessoa fosse comprar um pneu, a chance de pedir por um Michelin aumenta? Pois é, eu acredito muito que sim.

Em termos de ganhar autoridade no segmento, a Michelin foi se firmando como especialista em fornecer valiosas dicas para motoristas, seu principal público-alvo.

Toda criação tem que ter um objetivo

É necessário que o conteúdo seja bem trabalhado, para educar o público, solucionar dores, dar dicas, passar informações importantes ou até mesmo, tirar dúvidas de determinadas pessoas, criando sempre uma conexão com cada consumidor, de modo que ele entenda que sua marca tenha autoridade no segmento.

É importante atentar-se ao planejamento. O conteúdo deve estar dentro do contexto do seu negócio. Se lá no final, esse não trouxer vendas, nem reconhecimento de marca, a estratégia está errada.

Você sabe se a criação deu muito certo, se o público se sentir grato por absorver aquela informação, se riu, se irá mudar o mindset, depois desse consumo. Por isso, dizemos que um conteúdo relevante é aquele que transforma.

Na Conteúdo Conecta, usamos essa estratégia para criar nossos posts e dos clientes. Gostou? Entre em contato e saiba mais como adotar para sua empresa.

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