Gestão de tráfego: o que é e quais os tipos

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O que é gestão de tráfego

Gestão de tráfego é o conjunto de ações tomadas visando o aumento do número de visitantes de um site ou redes sociais. Com um método baseado em dados, o profissional dessa área é capaz de atrair um grande volume de pessoas para os canais de uma empresa, promovendo um crescimento acelerado. 

Começar um negócio do zero não é uma tarefa simples. São muitas as dúvidas que pesam na cabeça do empreendedor iniciante: se vale a pena ou não se dedicar a algo novo, o que vender para ganhar dinheiro com sua empresa, quais os primeiros passos – entre outras.

Mas, quando ele se volta para o universo das lojas virtuais, um novo conjunto de questões aparece. Por sorte, existe um profissional que pode responder a cada uma delas. Se sua intenção é saber como montar um e-commerce de sucesso e atrair o público certo, talvez você deva saber um pouco mais sobre o que faz um gestor de tráfego – e nós contamos tudo neste artigo. Continue lendo!  

O que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é o profissional encarregado de administrar todas as ferramentas e táticas voltadas para atrair pessoas para um site ou rede social. Além de saber manejar as ferramentas, o gestor precisa ter familiaridade com análise de dados, já que ele estará em constante contato com dezenas de métricas diferentes.

O profissional de gestão de tráfego é responsável pela primeira etapa do funil de vendas – a da atração. Mas, muito além de apenas atrair pessoas, esse profissional é responsável por atrair as pessoas certas. Ou seja, ele precisa também ter uma visão estratégica sobre empreendedorismo e marketing digital

Principais tipos de tráfego

O gestor de tráfego pode ser tanto generalista, com conhecimentos de diversas áreas do mesmo segmento, quanto especializado, com foco maior em um tipo específico de tráfego ou ferramenta.

Mas, afinal, quais os principais tipos de tráfego? Abaixo detalhamos melhor cada um e de que forma seu negócio pode se beneficiar com eles. 

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é todo tipo de tráfego gerado de forma natural – ou seja, sem o pagamento de anúncios. O tráfego orgânico geralmente é originado dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. 

Ele tende a ser mais precioso quando pensamos no sucesso da empresa no futuro, além de ser a melhor alternativa para quem tem o orçamento mais apertado.  

Você já deve ter ouvido falar de SEO. Se não, memorize essas 3 letrinhas – se está no início da sua jornada no e-commerce, é muito provável que você vá esbarrar nelas de novo. SEO significa “Search Engine Optimization”, ou em bom português, “Otimização para Mecanismos de Busca”.

O objetivo de uma boa estratégia de SEO é a produção e otimização de conteúdos de modo que seu site se posicione na primeira página do Google para pesquisas relacionadas ao seu setor, atraindo o precioso tráfego orgânico de pessoas interessadas neste tipo de conteúdo.

Tráfego pago

Tráfego pago, como o nome sugere, é o oposto de tráfego orgânico – ele só é possível por meio de anúncios feitos em redes sociais, mecanismos de busca e outros sites, todos com algum peso no bolso do empreendedor. 

Apesar de custar dinheiro, o tráfego pago é bastante eficaz. É um excelente complemento ao tráfego orgânico – enquanto o orgânico é mais voltado para metas de longo prazo, o tráfego pago é mais imediatista, sendo mais usado para acelerar o crescimento de uma empresa. 

Os principais canais de tráfego pago são o Taboola, Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads, Bing Ads – se tem “Ads” no final, é provável que esse seja um canal de tráfego pago pelo qual você pode conseguir novos leads e clientes

Tráfego de e-mail marketing

O tráfego de e-mail marketing ocorre quando um usuário clica em um link recebido na sua caixa de entrada do e-mail. Geralmente, isso acontece porque a pessoa já se inscreveu para receber conteúdos daquela marca.

Este tipo de relacionamento com clientes pode ser bastante valioso, já que concordar com o envio de e-mails já é um voto de confiança. Cabe à empresa investir em bons conteúdos de e-mail marketing para aumentar a probabilidade de cliques. 

Tráfego de referência

O tráfego de referência é quando o seu site recebe acessos pela linkagem de outros sites. Esse é o tráfego-chave da técnica de SEO conhecida como link building

Mas, além do tráfego oriundo, ao receber indicações de outras páginas, o Google entende que seu site possui maior autoridade e o favorece nos resultados de busca. 

Tráfego social

Se você tem a intenção de potencializar seu negócio por meio das redes sociais, o tráfego social é o seu objetivo. Ele vem por meio do engajamento e linkagens nas redes sociais. É o tráfego originado do link na bio do instagram, por exemplo. 

É muito comum que as redes sociais sejam exploradas pelo novo empreendedor, seja o Facebook, Linkedin, Instagram, etc. Ao usar os melhores métodos de como vender no instagram, você pode se aproximar dos seus clientes de maneira interativa e divertida, com a chance de aumentar exponencialmente o alcance da sua marca por meio de posts que viralizam. 

Tráfego direto

O tráfego direto é autoexplicativo: o cliente já conhece a sua página online por meio de publicidade ou outros meios, e o acessa escrevendo o endereço diretamente na barra de endereços. 


Como ser um gestor de tráfego: passo a passo

  1. Estude as ferramentas: Como em toda profissão, o processo para se tornar um gestor de tráfego começa com algumas boas horas de estudo. É importante que o profissional esteja familiarizado com a maioria das ferramentas mais usadas.
  2. Aprenda sobre empreendedorismo: Além de conhecer as ferramentas, para ter uma boa visão de mercado e decidir quais as melhores estratégias, o gestor de tráfego também precisa de conhecimentos gerais sobre empreendedorismo e marketing digital.
  3. Coloque o conhecimento em prática: Após se aprofundar nos assuntos mais importantes, é chegada a hora de testá-los. Uma boa forma de ganhar experiência é criando estratégias para divulgar seu próprio serviço
  4. Pratique o bom e velho networking: Com seus primeiros cases de sucesso na bagagem, é hora de buscar indicações e referências dos seus primeiros clientes. Uma boa forma de mantê-los engajados é estando ativo e produzindo conteúdos relevantes para suas redes sociais. 

Raphael Guedêlha é link builder e produtor de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário, tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o canal perfeito para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar as pessoas com suas ideias.

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