Negócios e Gestão

Aprenda a usar o Diagrama de Ishikawa para identificar problemas e criar soluções

Você costuma utilizar metodologias que facilitam o dia a dia da empresa? O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta simples e capaz de facilitar muito o processo de identificação das causas de um problema para a criação de soluções efetivas.

Além de organizar visualmente as informações, promove o envolvimento da equipe e ajuda na otimização de processos. 

O que é o Diagrama de Ishikawa?

Também chamado de Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama dos 6 M, o Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e consiste em uma ferramenta visual, em formato de gráfico, criada para identificar as causas raízes de um problema.

A ferramenta teve origem em 1943 e foi criada no Japão por Kaoru Ishikawa, químico e professor da Universidade de Tóquio. Ele desenhou um gráfico com o objetivo de verificar a dispersão de qualidade de produtos e processos.

O método foi aperfeiçoado ao longo das décadas seguintes e passou a auxiliar em análises das empresas e organizações que buscavam encontrar as causas de um determinado problema, partindo da premissa de que ao identificar e eliminar a raiz, o problema é corrigido.

O Diagrama de Ishikawa é usado para identificar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas, que podem ser classificadas em primárias, secundárias, e assim por diante.

A partir disso, serve como base para a criação de soluções e melhorias.

As 6 dimensões do Diagrama de Ishikawa 

O método elaborado por Ishikawa parte da ideia de que um problema tem um número limitado de causas. Para destrinchar quais são essas causas, ele utilizou 6 dimensões ou categorias.

Essas categorias foram determinadas para o ambiente industrial e por isso quando a metodologia for aplicada a outros setores, pode ser que nem todas sejam compatíveis com a realidade do negócio, então basta adaptar o diagrama.

As 6 dimensões de análise do Diagrama de Ishikawa são:

  • Máquina: refere-se a tudo que estiver relacionado a máquinas e equipamentos;
  • Materiais: refere-se a tudo que estiver relacionado a matéria-prima e insumos;
  • Mão de obra: Tudo o que diz respeito a execução, seja de um produto ou processo;
  • Meio ambiente: Refere-se ao ambiente onde o problema está ocorrendo;
  • Método: Tudo o que abrange o “como” a ação acontece;
  • Medida: Valores, pesos, custos, tudo que possa ser medido.

Principais aplicações

O método pode ser utilizado sempre que ocorrer alguma situação indesejada na empresa. Sua principal utilização é para a identificação de causas dessas dispersões.

Vamos supor que você se deparou com um problema na execução de um processo que sempre deu certo. Como saber o que veio a provocar esse erro? O diagrama é uma solução.

Além disso, ele também pode ser aplicado para conseguir visualizar a causa principal e as secundárias de um problema; enxergar uma situação de forma sistêmica, ou seja, com mais abrangência; encontrar soluções para os problemas; e promover melhorias contínuas para otimização dos processos da empresa.

Benefícios proporcionados pelo método

  1. Pode ser aplicado em problemas de diversas naturezas;
  2. Pode ser usado por empresas de todos os ramos e tamanhos;
  3. Permite análises com riqueza de detalhes;
  4. Melhora o entendimento sobre os processos da empresa;
  5. Permite hierarquizar as causas encontradas;
  6. Identificação dos problemas passa a ser mais ágil;
  7. Promove o envolvimento de toda a equipe na gestão de qualidade;
  8. Maior organização de ideias;
  9. É de fácil utilização e compreensão.

Como aplicar o Diagrama de Ishikawa

Identifique o problema

Comece definindo qual é o problema (efeito) a ser analisado. É muito importante ser objetivo e específico ao fazer isso. 

Comece a desenhar o Diagrama

O Diagrama realmente se parece com uma espinha de peixe. As causas primárias são os ossos principais e as secundárias vão sendo inseridas como ossos menores.

O ideal é fazer um Brainstorming com a equipe e iniciar a conversa partindo da pergunta “Por que este problema aconteceu?”, relacionando as causas com as categorias (dimensões) do diagrama.

A partir de cada causa levantada, vão sendo criadas as ramificações delas, gerando um diagrama completo que vai aos níveis mais profundos das causas do problema. Isso levará a causa raiz.

Crie um Plano de ação

Encontrada a raiz do problema, é hora de planejar as ações. Convide o time a pensar em possibilidades de soluções possíveis e crie um plano de ação a partir das melhores propostas.

Utilizar metodologias como o Diagrama de Ishikawa é uma forma de facilitar a gestão de problemas e criar soluções rápidas, inteligentes e adequadas para cada situação.

Sua empresa costuma utilizar algum método como este? Compartilhe sua experiência nos comentários!

E não deixe de conferir o nosso site para conhecer o trabalho da Conteúdo Conecta. Somos uma Agência de Marketing Digital com conhecimento de negócios e um time altamente qualificado, capaz de propor soluções personalizadas e inteligentes para que a sua empresa venda muito mais.Acesse o site.

contato@conteudoconecta.com.br

Artigos Recentes

Como a IA está facilitando a otimização de conteúdo com ferramentas de parafraseamento

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário,…

7 meses até agora

Aproveitando o poder da IA para impulsionar o sucesso do marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital…

9 meses até agora

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Criação de Conteúdo

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a…

9 meses até agora

Técnicas de Marketing Digital para Escolas de Idiomas

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital…

10 meses até agora

Como construir confiança com conteúdo de qualidade: principais estratégias e práticas recomendadas

Aprenda agora a construir confiança com conteúdo de alta qualidade. Fique por dentro das estratégias…

10 meses até agora

O que é considerado um bom conteúdo? Descubra as diretrizes do Google!

Saiba o que é considerado um bom conteúdo de acordo com o Google e aprenda…

2 anos até agora