Uma boa ideia de negócio pode parecer que é tudo o que você precisa para ter sucesso. Mas, na realidade, não é bem assim que acontece. Conhecimento técnico é fundamental e nesse artigo nós falamos um pouco sobre isso.

De algum tempo para cá, o empreendedorismo passou a ganhar cada vez mais espaço na mídia, o que trouxe um certo glamour para o ato de abrir o próprio negócio. É uma ideia que vem permeada de sentimentos como autonomia, superação, motivação, etc.

Errado? Não! Realmente, empreender exige boas doses de motivação e um propósito que nos mantenha diariamente focados. Porém, uma carreira sólida não se constrói apenas com isso, é preciso colocar a mão na massa.

O chamado “empreendedorismo de palco” cai por terra quando os problemas começam a aparecer. 

O grande problema quando você começa a empreender pelo lado técnico é se deparar com a falta de habilidades para dar conta de todos os setores, vendas, gestão do dinheiro, equipe, burocracias, e por aí vai.

“Mas, minha ideia de negócio é boa”

Para começar, só ter uma ideia não é suficiente. Quem quer se aventurar pelo mundo do empreendedorismo precisa ter a perspicácia de perceber as oportunidades. Mas, preste atenção, reconhecer uma oportunidade também exige pesquisa e dados reais.

Não se determina o funcionamento de uma empresa apenas por intuição, é preciso conhecer profundamente o segmento, o público-alvo, o local onde você deseja atuar, dentre outros pontos.

Outro erro muito comum é pensar que não pode dar errado porque você é especialista no nicho em que está empreendendo. Isso é realmente algo que ajuda muito, mas um negócio não é feito apenas por um setor. Você precisa de um cardápio amplo de conhecimentos que abrange as mais diversas áreas.

Um exemplo que deixa bem claro esses pontos, é a história do restaurante La Brasserie do renomado Chef Érick Jacquin, conhecido no Brasil e no mundo pelo seu talento na cozinha. O local fechou em 2013 e deixou uma dívida milionária.

Em entrevista para a Revista Época, publicada em outubro de 2014, o Chef disse que errou na escolha do local, do bairro, e que os seus antigos clientes não iam mais até ele por conta da distância. Também disse ter errado no número de funcionários, que eram cerca de 90.

Jacquin ainda falou que é muito difícil administrar, que não se trata apenas da questão financeira.

Viu só!?

Habilidades e competências que todo empreendedor precisa desenvolver

Cada segmento pode exigir habilidades e competências diferentes. Mas, falando de um modo geral, citamos algumas que são essenciais no currículo.

  1. Habilidade de venda

Todo negócio tem o objetivo de vender, seja um produto, um serviço, uma ideia, etc. Esta é, portanto, uma das principais habilidades que um bom empreendedor precisa dominar.

Além de conhecer profundamente o seu produto, o consumidor e o mercado de atuação, é preciso mostrar como você pode ofertar valor e contribuir para a vida das pessoas. 

Mesmo sendo gestor, se você não tem essas habilidades, vai ser muito difícil que os seus vendedores consigam replicar o que você deseja.

  1. Visão de negócios

Quando falamos em visão de negócios, estamos falando de toda a estratégia e planejamento para os investimentos realizados. É como você deseja que esse negócio seja visto no futuro e onde determina o que precisa fazer para chegar lá.

Para isso, precisa ter planejamento de metas e resultados, saber analisar a projeção de mercado, utilizar métricas e processos.

  1. Organização

Estude muito, se atualize, tenha metas, mas lembre-se que nada disso funciona sem organização. É isso que vai possibilitar que os seus planos saiam do papel.

Ser organizado à frente de uma empresa é entender que o bom trabalho é executado de forma linear e bem definida. Ela é fundamental para aumentar a produtividade e a construir processos fluidos e assertivos.

  1. Gestão de equipe e liderança

A sua equipe é a engrenagem do seu negócio e ela precisa manter-se motivada e entusiasmada. Habilidades técnicas de liderança são fundamentais para conseguir bons resultados.

Bill Gates é um excelente exemplo de liderança e gestão de pessoas. Em diversas entrevistas, o fundador da Microsoft, sempre deixou bem claro que o seu segredo é investir no reconhecimento profissional dos funcionários.

  1. Gestão financeira e cálculo de riscos

Entender como funcionam os processos dentro da gestão financeira é fundamental e saber calcular os riscos ajuda a não se perder fazendo investimentos que a empresa não dá conta de assumir.

Para isso, é importante estar atento à avaliação de estratégias da concorrência, ao cenário econômico, às mudanças de hábitos dos clientes e aos fatores sociais.

  1. Mente inovadora

Ouvimos falar de inovação o tempo todo e não é à toa. Um negócio que quer se manter competitivo precisa investir nela. 

Inovar não é apenas inventar algo totalmente novo, ela pode estar presente no dia a dia da empresa, na transformação de um processo, na oferta de um valor ao cliente, etc. Falamos sobre isso no artigo sobre o que é inovação, sugerimos que faça a leitura.

Dicas para aprimorar suas habilidades e competências

  • Estude, aposte em cursos de especialização, leia, busque por conteúdos relevantes na internet, seja curioso e se mantenha sempre atualizado;
  • Não tenha medo de encarar desafios, o dia a dia de empreendedor é cheio deles, mas saiba que eles trarão aprendizados, novas habilidades e muitas experiências que vão proporcionar evolução e crescimento;
  • Estude profundamente o seu nicho de mercado, isso é o que te trará a base de dados que você precisa para propor novas e inovadoras soluções;
  • Pratique a autocrítica, reconhecer seus erros e dificuldades é o que te ajuda a melhorar nesses pontos. E não se esqueça de que celebrar seus pontos fortes também é muito importante;
  • Aproxime-se do seu público-alvo, crie canais de comunicação, esteja aberto ao feedback, essa resposta do cliente é muito importante no aprimoramento do seu negócio;
  • Invista em networking, uma boa rede de relacionamentos é muito importante. Conversar com outros empreendedores e trocar experiências é uma forma incrível de aprender com quem viveu tudo na prática. A Conteúdo Conecta tem grupos especialmente dedicados a essa troca, você pode entrar e aproveitar todo o conhecimento compartilhado por um time de excelência.

Você pode acessar os nossos grupos em diferentes plataformas: TELEGRAM, LINKEDIN, FACEBOOK, WHATSAPP

Também pode conferir outros conteúdos relevantes aqui no Blog. 

Aproveite para conhecer mais sobre o trabalho da Conteúdo Conecta, temos um amplo cardápio de serviços especializados para ajudar empresas que querem melhorar a comunicação, tornar-se autoridade no segmento de atuação e aumentar as chances de vender.

Daniel Banin

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