NEGÓCIOS E GESTÃO

Qual a diferença entre Júnior, Pleno e Sênior?

Seja para quem contrata ou para quem busca por uma vaga de emprego, entender as diferenças entre as denominações Júnior, Pleno e Sênior é importante para reconhecer o nível de um cargo no mercado de trabalho.

Embora pareça que sejam termos generalizados, os critérios adotados para sua definição podem variar de empresa para empresa e são vários os fatores que podem ser utilizados para determinar esse nível como o tempo de experiência, formação acadêmica, a complexidade da função a ser exercida, o nível de responsabilidades, dentre outros.

Para que você fique por dentro e saiba utilizar corretamente esses termos, trouxemos uma explicação “mamão com açúcar” de cada um deles.

Júnior

É como se fosse um nível “iniciante”, dedicado a profissionais ainda inexperientes, que estão ingressando no mercado de trabalho, incluindo os recém-formados.

As tarefas atribuídas a cargos de nível Júnior, costumam ter menor complexidade, ser isentas de tomada de decisão e pode incluir rotatividade, ou seja, o profissional não desempenha uma única função, dando atendimento a diferentes setores da empresa.

Mesmo sendo um nível mais baixo, exige comprometimento e responsabilidades, sendo uma opção para quem está ingressando no mercado de trabalho e deseja adquirir conhecimento e experiência.

Pleno

É como uma “evolução” do nível Júnior. Aqui, o profissional tem mais responsabilidades e as tarefas oferecem maior grau de complexidade, exigindo conhecimento técnico. Além disso, existe mais autonomia para a tomada de decisão.

Um funcionário de nível pleno é aquele que está desenvolvendo maturidade profissional e aprimorando suas competências técnicas e comportamentais de trabalho. 

Sênior

Um profissional de nível Sênior realiza tarefas mais complexas, têm altos níveis de responsabilidade, autonomia para a tomada de decisão e, geralmente, está na liderança de equipes ou à frente da gestão de projetos.

Embora não seja uma exigência, é comum que sejam pessoas com formação de pós-graduação ou MBA, afinal, é necessário que tenha conhecimento aprofundado em sua área de atuação.  Além de, boa capacidade analítica e estratégia, e maturidade profissional.

Qual a diferença entre Júnior, Pleno e Sênior?

A diferença entre as três classificações é, basicamente, o grau de conhecimento, a formação e o tempo de experiência profissional exigida para que sejam ocupados os cargos.

Quanto maior for o tempo de atuação do profissional no mercado, maiores são as suas chances de assumir postos que tenham alta relevância para as empresas e organizações.

Mas, e o nível Master?

Não são todas, mas algumas empresas também utilizam o chamado nível Master para denominar aqueles profissionais que estariam em nível superior ao Sênior.

Geralmente, esses cargos são ocupados por pessoas com mais de 10 anos de experiência na área de atuação, com conhecimento aprofundado, domínio técnico e com habilidades e competências específicas para atuar no cargo.

É um nível mais utilizado em grandes empresas.

Como identificar em qual nível você se encontra?

Esse é um questionamento bastante comum. Afinal, como saber em qual nível dessa classificação cada profissional se encontra?

Para isso, cabe uma autoavaliação. Considere quanto tempo de experiência você já tem na área de atuação, quais são as suas competências técnicas, qual nível de autonomia você tem capacidade para assumir no trabalho, dentre outras informações.

Além disso, você pode conversar com outros profissionais que já trabalharam com você e solicitar que eles avaliem suas capacidades. 

Além disso, é importante sempre ler cuidadosamente a descrição das vagas e analisar se a sua experiência é compatível.

Para avançar de nível, é muito importante manter-se sempre aprendendo. Mesmo que não esteja trabalhando, busque por cursos, formações, cursos de pós-graduação e outras estratégias que possibilitem o ganho de conhecimento e experiência.

Muitas pessoas se perguntam se é necessário colocar o nível hierárquico no currículo e isso é dispensável. Os termos são mais utilizados na divulgação de vagas, ação feita por empresas.

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